Como visto ao longo dos últimos anos e, segundo o último relatório WebShoppers, o que muitos já imaginavam acabou se confirmando: o mercado de “Moda e Acessórios” segue entre as as categorias líderes em volume de vendas no Ecommerce.
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Segundo o estudo divulgado pela Ebit, um dos nomes mais respeitados quando o assunto são estatísticas do comércio eletrônico, “Moda e Acessórios” foi responsável por 14,5% dos pedidos online no ano passado — ou 6% do faturamento total.
Se você é um dos muitos empreendedores interessados em montar um ecommerce de moda nos próximos meses, fique com a gente até o final, pois no texto de hoje trazemos 7 dicas muito eficientes para que você supere a concorrência.
Vamos lá!
Ao definir que quer mesmo montar um ecommerce de moda, seu próximo passo precisa ser encontrar um micro nicho dentro desse mercado.
Não é recomendado, por exemplo, que você foque em homens e mulheres, crianças e adultos, esportistas e executivos… O que você precisa fazer, especialmente se estiver trabalhando com recursos limitados, é encontrar um público “ideal” e resolver todos os problemas dele.
Note que não basta definir que o seu público é o público masculino. É interessante delimitá-lo por idade, hobbies, cargo profissional, escolaridade etc.
Leia mais: Nicho de mercado: como escolher o seu?
Depois de encontrar um público e uma boa linha de produtos, chegou a hora da validação, ou seja, o momento em que você terá a certeza de que o mercado realmente precisa do que sua marca está oferecendo.
Em vez de ter todo o trabalho de montar uma loja virtual antes mesmo de saber se os produtos têm demanda, comece vendendo em marketplaces (como o Mercado Livre ou Enjoei) e redes sociais.
Se tudo estiver correndo bem, aí sim é recomendado que você utilize os lucros dos primeiros meses para investir em uma plataforma e criar um novo canal de vendas.
Sendo um mercado tão procurado pelos clientes, “Moda e Acessórios” chama bastante atenção de empreendedores do mundo inteiro. Sendo assim, você terá que aprender a lidar com a concorrência de forma inteligente.
A maneira mais simples de oferecer mais valor que os concorrentes é criando diferenciais…
Seja com preços mais baixos, linhas exclusivas ou mesmo um atendimento excepcional, um bom diferencial chama a atenção e faz com que os consumidores se lembrem de você.
Nossa quarta dica, apesar de valer para qualquer negócio, é especialmente relevante para quem deseja montar um ecommerce de moda.
Através de imagens postadas no Facebook ou Instagram, por exemplo, é possível despertar uma forte sensação de desejo nos clientes, favorecendo a compra por impulso.
Valorize a fotografia e trabalhe forte nas edições de imagem. Você perceberá um aumento considerável no engajamento dos clientes com a sua marca.
Apesar de já termos falado sobre atendimento na dica 3, vale a pena reforçar: um atendimento de ponta simplesmente apaixonará os seus clientes.
Principalmente se você é um pequeno empresário, estar sempre à disposição dos clientes — seja via email, telefone ou rede sociais — e tratá-los com atenção é uma estratégia e tanto para se diferenciar dos grandes players do mercado.
Apesar de não ser considerada uma ferramenta tão determinante para muitos segmentos, o blog é uma ótima pedida para quem está à frente de um ecommerce de moda.
Se você não é tão bom escrevendo, pode contratar freelancers por um preço bastante interessante. A partir daí, crie conteúdos que vão ao encontro das principais dúvidas dos seus clientes. Por exemplo:
Outra dica importante: utilize a ferramenta Keyword Planner para descobrir o que os usuários mais procuram no Google. Assim, além de aumentar imediatamente o tráfego do seu site, você ainda aumenta suas chances de passar a ser encontrado nas primeiras páginas do buscador.
E, por último, uma estratégia poderosa para se diferenciar de grandes ecommerces como Dafiti e C&A.
Não se contente em apenas vender… Esteja sempre disposto a aprender mais sobre o que você vende, tornando-se uma verdadeira autoridade no assunto.
Vai trabalhar com moda para executivos? Então saiba quais são as principais dúvidas desses homens e esteja sempre disposto a respondê-las em todos os seus canais de atendimento.
Vai vender moda fitness? A lógica é a mesma: entenda o que cada tipo de consumidor mais gosta, quais peças têm maior aprovação, quais são tidas como menos confortáveis para a academia etc.
Ao comprarem de você, os clientes precisam ter a sensação de que compraram com um especialista e fizeram um excelente negócio.
Depois de tantas dicas sobre como montar um ecommerce de moda acima da média, você ainda pode continuar aprendendo muito com o vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em varejo online, fala um pouco sobre como você pode começar sua loja virtual do absoluto zero.
Quer montar uma loja virtual de sucesso e ainda não sabe muito bem por onde começar?
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Um grande abraço,
Matheus Almeida
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