Última atualização em 28 de setembro de 2021 por
O Mercado Livre divulgou o balanço trimestral referente ao 2º trimestre e os números apontam um forte crescimento da companhia.
Para você ter uma ideia, houve um alto índice em fatores, como lucro antes de impostos, volume de vendas e base de usuários do marketplace…
De forma geral, os resultados foram animadores em comparação aos números registrados no 1º trimestre…
Mercado Livre Registra Lucro Líquido de US$ 68,2 Milhões
A companhia mais valiosa da América Latina teve lucro líquido de US$ 68,2 milhões no 2º trimestre, o que resultou em um lucro líquido de US$ 1,37 por ação…
A receita líquida, por sua vez, alcançou a marca de US$ 1 bilhão, com aumento de 93,9% em contraste aos números do mesmo trimestre do ano passado. E a moeda constante do Mercado Livre teve alta de 102,6%.
Em relação às atividades do marketplace no Brasil, os números do balanço trimestral também foram satisfatórios…
A receita líquida do Mercado Livre no território nacional cresceu 101% em moeda constante. Vale destacar que as operações da empresa no Brasil representam 55,9% da receita líquida total da companhia…
Inclusive, o 2º trimestre atingiu lucro antes de impostos de US$ 138,9 milhões, o que demonstra uma elevação de 55,5% quando comparado aos US$ 89,3 milhões registrados no mesmo período de 2020…
Em comparação ao ano anterior, a operação brasileira aumentou 40% em volume de vendas (GMV). Durante o trimestre, foram mais de 125 milhões de produtos vendidos no marketplace.
Assim, no geral, o balanço trimestral apontou que a base de usuários ativos na plataforma cresceu 47,4% em relação ao 2º trimestre do ano passado. Até então, são 75,9 milhões de indivíduos cadastrados no marketplace.
O volume de vendas (GMV) totalizou US$ 7 bilhões. Diante disso, o Mercado Livre teve um crescimento anual de 39,2% e de 46,1% em moeda constante.
Mas não só isso…
O Mercado Envios, recurso do marketplace que simplifica as tarefas do transporte dos itens, alcançou a marca de 230,5 milhões de produtos enviados. Em comparação ao mesmo trimestre do ano passado, houve um crescimento de 46,4%.
Vale destacar que no Brasil, os produtos enviados pelo Mercado Envios representam 86% da atividade, porcentagem 29% superior aos envios feitos pela logística de toda a companhia.
O balanço trimestral também apresentou dados importantes sobre o serviço de pagamentos do Mercado Livre…
Pagamentos via Mercado Pago Atingem Quase US$ 18 Bilhões
O Mercado Pago atingiu a marca de US$ 17,5 bilhões no volume total de pagamentos (TPV) feitos pela plataforma. A quantia representa aumento de 56,3% em dólar e de 72,2% em moeda constante.
O valor total transacionado (TPN) disparou 80,3% em comparação ao ano anterior, alcançando a marca de US$ 729,9 milhões no trimestre…
Por outro lado, o volume total de pagamentos feitos no Mercado Pago fora do marketplace alcançou US$ 10,3 bilhões. O valor representa um aumento de 70,5% em dólar e de 93,5% em moeda constante.
Durante o 2º trimestre, foram mais de 556,0 milhões de transações de pagamentos efetuadas na plataforma…
E o Mercado Livre reconhece a importância da implantação de uma funcionalidade que permite realizar pagamentos após o momento da compra:
“Como um canal importante para o crédito ao consumidor, o recurso ‘compre agora, pague depois’ para pagamentos via carteira Mercado Pago, já atingiu taxas de penetração de dois dígitos no Brasil”.
Além dos recursos na plataforma de pagamentos, a empresa ressalta a relevância das parcerias com varejistas e dos investimentos em logística eficiente:
“Destaque para a contribuição da recente parceria com o Grupo Pão de Açúcar e da entrega no mesmo dia – que, ao manter o atual ritmo de crescimento, pode vir a representar quase 20% dos CEPs do Brasil”
Recentemente, o Mercado Livre fechou acordo com a Arezzo&Co para expandir o catálogo do marketplace, lançou promoções de aniversário e até investiu no uso de caminhões ecoeficientes…
Assim, os reflexos de todas essas iniciativas, de alguma forma, ficam claros nos resultados da varejista ao longo do período de abril a junho…
É óbvio que ainda faltam as divulgações dos balanços trimestrais de outras varejistas, como Magazine Luiza, que simplesmente não para de comprar empresas, e Americanas s.a., que recentemente concluiu sua fusão com a B2W…
Logo, nota-se que os números do marketplace argentino só reforçam o seu protagonismo no mercado brasileiro. E a cada trimestre o Mercado Livre evolui mais em suas estratégias para ser reconhecido como a melhor opção para quem quer vender online.