Notícias

Análise: Mercado Livre e sua Fatia Bilionária no Ecommerce

O Mercado livre está entre as empresas mais valiosas do mundo e a recente avaliação de seu valor de mercado a US$ 50 bilhões prova bem isso… Em meio a um cenário econômico delicado como o atual, a companhia argentina tem conseguido reforçar a imagem de ser um dos melhores marketplaces para empreendedores.

Mas atingir esse valor só foi possível após as ações da empresa acumularem uma alta de 75% em 2019, mudando de 571,94 dólares para pouco mais de 1.000 dólares por papel.

E tudo isso só mostra a potência que o Mercado Livre é para os empresários de diversos setores…

Vou te explicar mais sobre esse crescimento exponencial da empresa nos próximos tópicos:

Crescimento do Mercado Livre no 1º Trimestre

Apesar de um momento complexo para a economia do país devido à crise do Covid-19, o Mercado Livre tem se destacado fortemente no segmento de marketplaces.

Para atingir esse valor de mercado de US$50 bilhões, o faturamento da companhia cresceu 70,5% (sem considerar fatores cambiais)…

O que é bem animador nisso tudo é que o Brasil tem forte participação nesse resultado, representando 60,9% do total da receita líquida do Mercado Livre. Em geral, o resultado financeiro no Brasil mostrou uma expansão 54,8% em reais e de 31,4% em dólares…

Para você ter uma ideia, se o Mercado Livre fosse listado na bolsa de valores brasileira, a B3, seu valor de mercado ficaria em terceiro lugar, perdendo apenas para Vale e Petrobrás…

Mas não só isso…

O valor de mercado atual do Mercado Livre é equivalente à união de de valores de companhias, como Magazine Luiza, Via Varejo, B2W e Lojas Americanas, que são suas concorrentes diretas em marketplace.

Aumento da base de clientes e reforço da grande popularidade no Brasil

O número de pessoas acessando site Mercado Livre também teve um aumento significativo nos últimos meses…

Entre o fim de fevereiro e o início de março, houve um crescimento de 45% em comparação ao ano passado. 

Só no Brasil, esse aumento representou 6 milhões entre novos usuários e clientes que retornaram ao Marketplace para fazer novas compras.

Segundo o relatório recente do BTG Pactual, o site Mercado Livre Brasil é um dos mais acessados entre os brasileiros, com cerca 265 milhões de visitas por mês.

Fazendo um comparativo, em maio, empresas como Magazine Luiza, Amazon e sites dos grupos B2W, tiveram a quantidade de visitas de usuários de, respectivamente, 110 milhões, 72,8 milhões, 92,7 milhões e 117 milhões…

Como o cenário afeta empresas no Mercado Livre

É notória a forte participação do Brasil no segmento de marketplace. 

E o Mercado Livre ocupa o primeiro lugar na lista de maiores marketplaces do país há alguns anos, muito impulsionado pela possibilidade de tanto pessoa física quanto jurídica poderem vender.

Hoje, já mais profissional, a empresa vem investindo pesado no Brasil para aumentar o share de mercado nas duas pontas – clientes e vendedores – e criar soluções reais para quem utiliza a plataforma.

Frente a isso, o Brasil é um país que naturalmente tende a receber mais atenção da plataforma, recebendo boa parte do investimento. Para tal, incluíram no modelo de negócio não só o próprio meio de pagamento, como também sistema de fullfilment e, recentemente, logística própria para agilizar as entregas.

No primeiro trimestre deste ano, o Mercado Livre anunciou que o foco da empresa neste período será em otimização da operação logística, abrindo novos centros de distribuição no país.

Em uma entrevista divulgada pela Reuters, o vice-presidente de operações do Mercado Livre, Stelleo Tolda, explicou “uma entrega rápida realmente contribui para o crescimento do comércio eletrônico, então nosso plano é abrir mais centros de distribuição como esses.”

Agora, a empresa está abrindo o 3º centro de distribuição no país, que será próximo à Salvador, agilizando entregas e reduzindo custo de frete na região.

A iniciativa tem como estratégia minar um grande concorrente que ainda não mostrou toda sua força no Brasil: a Amazon, que já havia anunciado a criação de mais centros de distribuição em mais pontos do país.

E todo esse desenvolvimento contribui não só para o aumento do valor de mercado do Mercado Livre, mas para o crescimento e fortalecimento das vendas na plataforma.

É verdade que ainda existem vendedores que ignoram o Mercado Livre por conta de taxas e comissões, mas, diante do crescimento avassalador do número de clientes na plataforma e o investimento pesado em tráfego e melhorias que a empresa traz, não há nenhuma dúvida que é um dos melhores espaços para quem vende online.

Tanto que, observando esse movimento, até as grandes empresas já apostam no tráfego desse canal, aproveitando o espaço para vender em lojas oficiais (Nissan, Apple, Hering, Fast Shop, JBL e Eletrolux são exemplos de empresas que já vendem direto pela plataforma).

O ponto que deve ser considerado é que, apesar do crescimento e alto fluxo de clientes, o Mercado Livre também é um espaço de alta concorrência…

Portanto, para se destacar e ter resultados reais lá dentro, é necessário pensar em otimização, em adesão ao Full (são os vendedores que têm recebido mais destaque na plataforma) e estratégias de diferenciação.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago