Mercado de Ecommerce

Mercado Livre Cria Aliança Antifalsificação com Diversas Empresas

O Mercado Livre lançou recentemente uma ação para combater a comercialização de itens falsificados e pirataria na América Latina. A iniciativa foi feita em colaboração com empresas como Levi Strauss & Co, Under Armour, Tommy Hilfiger e Victoria’s Secret. 

O propósito do projeto é tornar o marketplace um espaço mais seguro para todos os usuários que utilizam a plataforma, seja para vender ou comprar produtos. 

(Imagem: Danilo Verpa/Folhapress)

De acordo com Jacobo Cohen Imach, vice-presidente no Mercado Livre para a América Latina, outras companhias globais com presença regional devem integrar a lista nas próximas semanas:

Houve um ponto de inflexão na pandemia, que mudou a forma de fazer negócio, tanto de comprar como de vender. Nós sentimos essa responsabilidade de fornecer ao comprador um entorno seguro para fazer operações e também de educar o vendedor”, afirma o executivo.

Na prática, a Aliança atuará na monitoramento de anúncios com base em algoritmos para detectar itens falsificados e também na qualificação sobre boas práticas de publicação de anúncios para vendedores parceiros. Tudo isso além de orientação aos compradores do marketplace em como denunciar produtos que não são originais. 

Quando necessário, o grupo entrará com ações judiciais conjuntas contra os lojistas infratores que utilizam o espaço para comercializar itens piratas. Dessa forma, colaborando com autoridades e agências reguladoras para tratar das contestações. Segundo Cohen Imach, a companhia acredita na possibilidade de melhorar e inovar todas as iniciativas do marketplace:

Embora já tenhamos várias ferramentas e processos que nos ajudam a detectar anúncios que não cumprem os nossos Termos de Condições e Uso, esta aliança nos permitirá trabalhar de uma nova forma integrada e estratégica com os proprietários das marcas para um ambiente ainda mais seguro e protegido”, ressalta.

Apesar da formação da aliança ter sido feita recentemente, o Mercado Livre tem um histórico de longa data em relação à remoção de anúncios irregulares. Por exemplo, os aprimoramentos constantes em suas ferramentas, uso de Machine Learning (Aprendizado de Máquina, em português) e de tecnologias avançadas no BPP…

Somente Anúncios Regularizados no Site Mercado Livre

Em julho deste ano, a companhia anunciou o investimento de US$ 100 milhões no Brand Protection Program (Programa de Proteção à Marca, em português). A medida resultou na remoção de mais de 47 mil vendedores e mais de 20 milhões de anúncios do marketplace.

Já em outubro, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) apreendeu 9,8 produtos não homologados em centros de distribuição do Mercado Livre. Os itens vão desde câmeras, celulares, smartwatches até TV Box…

Na época, o Mercado Livre comunicou à imprensa que o total da carga apreendida, que inclui produtos de 80 categorias, representa 0,07% do estoque. A companhia afirma que colaborou com a vistoria feita pela entidade. 

Em meio à fiscalização mais rigorosa por parte das ANATEL, é perceptível que o Mercado Livre quer encerrar de uma vez por todas a venda de produtos falsificados na plataforma. Mas não só isso…

Outro acontecimento que também justifica os valores de confiança, integridade e transparência da companhia mais valiosa da América Latina é a inserção de lojas oficiais para comercializar somente produtos originais no site Mercado Livre. As últimas empresas que passaram a vender no marketplace foram Nike, Extra e Enjoei

Felipe Vannucci

Redator do Ecommerce de Sucesso. Formado em Letras com habilitação em Português/Inglês pela UFRJ. Atua com foco em Jornalismo, fazendo análise de notícias e de conteúdos relevantes para empreendedores, profissionais e investidores do mercado de Ecommerce e Varejo em geral.

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