O Mercado Livre divulgou recentemente os resultados referentes ao 3º trimestre de 2021. No geral, o período foi marcado por novos recordes, como no volume bruto de mercadorias e de pagamentos, bem como no tamanho da carteira de crédito.
Durante os meses de julho a setembro, a companhia fez importantes investimentos que refletiram nos resultados do balanço trimestral e impulsionaram os números do marketplace.
A receita líquida do 3º trimestre do Mercado Livre alcançou a marca de US$ 1,9 bilhão, quantia que representa um aumento ano a ano de 66,5%, em dólar, e de 72,9% em moeda constante.
Já o lucro bruto teve uma alta de 43,4%, registrando US$ 806,6 milhões. Enquanto o lucro líquido foi de US$ 95,2 milhões, o que corresponde ao valor de US$ 1,92 por ação. Em paralelo a isso, o lucro antes de impostos foi de US $126,1 milhões, 139,% superior ao faturamento de 2020, que foi de US$ 52,7 milhões.
Outro destaque do relatório é referente à base de usuários ativos, que teve uma alta de 3,4% na comparação anual e atingiu a marca de 78,7 milhões. Além disso, o volume de vendas do Mercado Livre atingiu US$ 7,3 bilhões, representando um aumento ano a ano de 23,9% em dólar e de 29,7% em moeda constante. Nesse contexto, 74,1% do valor está relacionado às transações feitas em dispositivos móveis.
No total, o marketplace vendeu mais 259,8 milhões de produtos de julho a setembro. A quantidade representa uma elevação ano a ano de 26,3% na América Latina. No que diz respeito aos anúncios, a companhia contabilizou 335,1 milhões de campanhas registradas na plataforma.
Em relação ao Brasil, as receitas líquidas aumentaram 69% em uma base cambial neutra. A operação no país teve uma alta de 74% em dólar e de 69% em real na comparação anual. Assim, atingindo a marca de US$ 1,06 bilhão e correspondendo a 57% da receita líquida total do Mercado Livre…
Nesse contexto, a companhia registrou uma alta de 28% em GMV (Volume Bruto de Vendas), que resultou em 138 milhões de itens vendidos no período. Isto é, uma marca superior ao volume alcançado durante o período pré-pandemia.
Fora isso, os resultados das empresas que fazem parte do Mercado Livre também foram divulgados no balanço trimestral…
O balanço trimestral também apresentou os resultados do Mercado Envios. Segundo a companhia, 247,8 milhões de produtos foram enviados pela plataforma de logística. Isto é, um aumento de 32,1% na comparação com o 3º tri de 2020.
Os envios via rede gerenciada bateram a marca de 86,4% da operação, uma porcentagem 64,1% maior da registrada no mesmo período do ano passado. De acordo com o Mercado Livre, 37% foram feitos via fulfillment.
A companhia também tem investido no envio de encomendas por rede de cross-docking, que representa mais de 40% dos envios na América Latina. Na prática, a modalidade foi impulsionada em países como Brasil, México e Colômbia a partir da aquisição da Kangu.
A fintech Mercado Pago, braço financeiro do Mercado Livre, também apresentou números significativos no 3º trimestre deste ano. O Volume Total de Pagamentos (TPV) feito pela plataforma atingiu US$ 20,9 bilhões, quantia que aponta uma alta de 43,9% em dólar, e de 59,0% em moeda constante.
Em paralelo a isso, o Valor Total Transacionado (TPN) entre julho e setembro cresceu 54,7% na comparação anual e atingiu a marca de 865,7 milhões. Enquanto o volume total de pagamentos via Mercado Pago fora da plataforma chegou a US$ 13,4 bilhões, o que representa uma alta de 59,0% em dólar e de 78,8% em moeda constante…
No total, foram 697,4 milhões de transações de pagamento, um volume 67,3% superior na comparação anual. As transferências feitas na plataforma do Mercado Livre, cobranças online e processadas via maquininhas de cartão Point e dispositivos QR tiveram uma alta de 45,5% na comparação anual e atingiram US$ 15,4 bilhões…
E o volume de transações por meio da carteira virtual, que abrange as transferências entre usuários do Mercado Pago, totalizaram US$ 5,5 bilhões em moeda constante e cresceram 45,5% ano contra ano.
Por fim, a carteira do Mercado Crédito disparou e ultrapassou US$ 1,1 bilhão, um valor cerca de 4 vezes superior ao acumulado do 3º trimestre de 2020. De forma geral, o relatório do Mercado Livre apresentou números animadores, assim como aconteceu no balanço do trimestre anterior.
Sendo assim, é notável que os investimentos feitos no marketplace e em logística, como as parcerias para abrir lojas oficiais na plataforma e abertura de 2 novos centros de distribuição no sudeste do Brasil foram de grande importância para a companhia mais valiosa da América Latina se manter no topo do mercado.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…