Disponibilizar meios de pagamento online é um dos principais recursos que todo empresário de Ecommerce deve pensar para ter sucesso nos negócios. Concorda?
Se você não puder aceitar pagamentos online, o objetivo principal do seu negócio – faturar com as vendas na sua loja virtual – ficará praticamente impossível de acontecer.
No mercado competitivo de Ecommerce é necessário ter uma maneira de aceitar pagamentos, mas ter várias pode colocá-lo em uma vantagem. As empresas do setor têm vários meios de pagamento online a considerar, cada um prometendo fornecer uma experiência de checkout intuitiva e segura…
Assim, para garantir que você está fornecendo os MELHORES métodos de pagamento aos seus clientes (e convertendo o máximo de vendas possível), vamos explicar em detalhes TUDO sobre os métodos de pagamento online e as principais opções disponíveis hoje no mercado…
O pagamento online é a transação que resulta na transferência de fundos monetários do banco do cliente ou da conta do cartão de crédito para conta bancária da sua loja virtual…
Pode ser feito a partir de cartão de crédito, conta corrente ou outro meio, como o Paypal, por exemplo. Porém, é preciso ficar atento a uma lista de requisitos de segurança para você adentrar nesse universo…
Isso porque a segurança tem que vir em primeiro lugar, não é mesmo? Pois bem…
A segurança específica de pagamento online foi projetada para diminuir a chance de o faturamento e as informações pessoais serem roubados. Ou seja, a transferência precisa ocorrer por meio de uma conexão criptografada segura.
Para aceitar um meio de pagamento no seu Ecommerce, você precisa ter acesso a um portal de pagamento online. Isto é, o gateway de pagamento online, que é um provedor de serviços integrado ao cartão de crédito que faz conexão entre as informações do seu negócio e do processador de pagamento.
Sendo assim, o processo típico de pagamento online existem as seguintes etapas:
Para quem quer pagar à vista e ainda não possui uma conta ou cartão de crédito, essa é uma ótima opção. O boleto é gerado na hora, sem burocracia e seu cliente pode pagar pela forma que ele mais deseja, como: internet banking, aplicativo bancário, casas lotéricas…
Lembrando que é uma boa alternativa caso o comprador não queira usar o seu cartão de crédito. Então, sempre tenha essa opção no seu negócio.
Mas tudo tem a sua desvantagem, certo?
Normalmente o banco leva entre 2 e 3 dias úteis para liberar o valor ao lojista. Sendo assim, o envio do produto demora mais um tempo para chegar ao cliente…
Flexível, fácil e rápido. Essas são as vantagens de efetuar um pagamento online com o cartão de crédito. Não é à toa que ele é o favorito dos consumidores.
Hoje, a maior parte das lojas digitais possuem a opção de salvar os dados do cartão do cliente para ele efetuar uma próxima compra sem precisar preencher tudo de novo. E isso é incrível para seu Ecommerce, não acha?
A aceitação ou rejeição do pagamento é quase instantânea após a validação do cartão. Com isso, o envio do produto se torna ainda mais rápido.
A transferência bancária online (TEF) é outra forma de pagamento à vista, que sai da conta do comprador diretamente para a da loja. Esse meio de pagamento possibilita ao cliente efetuar pagamentos com apenas alguns cliques…
E a vantagem desse método de pagamento é a liberação mais rápida do que os boletos bancários. A confirmação chega em torno de 4 horas.
Contudo, para este caso, os compradores precisam estar inscritos em um serviço de banco para pagar as compras online. Mas lembre que com os bancos digitais, muitos consumidores já possuem uma conta. Sendo assim, uma hora ou outra, algum cliente utilizará esse método…
Além disso, há a garantia de que os fundos serão usados de forma segura, visto que cada transação tem que ser autenticada e aprovada pelas credenciais do banco na internet do cliente antes que a compra seja feita.
Basicamente, são sistemas de pagamento que funcionam somente da forma online e permitem que o processo de quitação de débitos seja através de um intermediador.
Desta forma, o intermediador faz a ponte entre a sua loja virtual e os bancos. Essa forma simplificada facilita a rotina do seu negócio, uma vez que a aprovação ou rejeição do pagamento ocorre de forma rápida…
Além disso, os facilitadores também oferecem proteção contra crimes virtuais e a antecipação dos valores a receber, fortalecendo o fluxo de caixa.
O PIX está participando cada vez mais da vida dos consumidores. Pois, incorpora uma série de inovações, para digitalizar, desburocratizar e dinamizar o mercado de transferências bancárias e pagamentos.
O sistema promove a transação direta de valores entre contas detidas por pessoas e/ou empresas, diminuindo o número de intermediários e os custos operacionais.
É possível, por exemplo, fazer um PIX entre bancos diferentes sem pagar nenhuma taxa, durante 24 horas por dia e 7 dias na semana. A transação é concluída em segundos. Para fazer uma transação, o pagador só precisa identificar o beneficiário através da Chave-PIX (cpf/cnpj, email, telefone, etc) e confirmar a transação.
Os pagamentos por meio de um QR Code estão ganhando muita popularidade, principalmente por causa de sua simplicidade, facilidade de uso e segurança.
Por exemplo, durante a pandemia, um número crescente de restaurantes passou a usar QR Code para que os clientes pudessem facilmente visualizar os menus e pagar pelos pedidos diretamente de seus telefones…
Assim, também podemos notar vários influenciadores utilizando suas próprias redes sociais para promover produtos e exibir o QR Code na tela para que as pessoas possam ser encaminhadas para o carrinho de compras online imediatamente e assim comprar o produto divulgado. Sensacional, não é mesmo?
Mas vale ressaltar que essa tecnologia pode ser usada dentro das carteiras digitais e em outros aplicativos.
As carteiras digitais, ou e-wallets, possibilitam ao consumidor realizar transações em um ambiente digital. É preciso adicionar um cartão de crédito ou transferir qualquer valor para a conta…
Elas reúnem as informações financeiras e de pagamento dos clientes em um só lugar. Dessa forma, seu cliente consegue efetuar todos os pagamentos sem precisar da sua carteira física.
E há várias vantagens nisso tudo…
Uma delas é o fato de serem aceitas em ambas as transições: digital e física. Além disso, o cliente pode integrar diferentes meios de pagamento. Essa é uma tendência que promete se consolidar este ano, inclusive.
Embora seja possível sobreviver com apenas um meio de pagamento online seguro e fácil, muitos clientes estão começando a ter a expectativa de usar outras várias formas de pagamento na hora de comprar em uma loja virtual…
Com a crescente popularidade de serviços como PayPal, PIX e Apple Pay, os clientes estão cada vez mais capazes de finalizar compras em uma variedade de sites sem perder tempo adicionando todas as informações de pagamento e endereço de cada compra…
Em vez disso, eles só precisam fazer login em uma conta que usam regularmente e, em muitos casos, podem nem precisar fazer isso se o dispositivo se lembrar dela. Isso cria uma experiência mais integrada e conveniente para eles – especialmente no celular, em que um número crescente de compras online está ocorrendo.
Isso depende!
Tudo vai variar de acordo com seu negócio e também do que é melhor para os seus clientes. Ou seja, é preciso planejar e avaliar os melhores meios de receber pagamento online para o seu negócio e também para os seus clientes.
Além disso, fique atento a esses pontos na hora de escolher um meio de pagamento para a sua empresa:
Sendo assim, com o crescimento constante do Ecommerce, o número de pessoas comprando online só cresce. Ou seja, a necessidade de achar meios de pagamento online mais rápidos, simples e seguros tem que ser o foco da sua empresa!
Com isso, se o seu negócio ainda não oferece boas opções de meios de pagamento online, mude isso o quanto antes! Você e sua equipe precisam estar preparados para atender a essa crescente demanda por serviços de pagamento mais inovadores.
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