Os negócios em cidades pequenas, apesar de repletos de desafios, estão sempre figurando entre as principais apostas dos empreendedores do varejo.
E não é para menos: segundo um levantamento do IBGE, o PIB das pequenas cidades brasileiras cresceu em média 43% entre 1999 e 2009.
Mesmo assim, não é segredo para ninguém que, ao abrir um negócio local, um empresário pode e vai deparar-se com desafios diários que precisam ser enfrentados com coragem e resiliência.
Pensando em ajudar essas pessoas a superarem os limites geográficos, a consultora americana Rhonda Abrams publicou artigo no USA Today com 5 dicas importantes para quem atua em mercados locais.
Confira a nossa releitura do texto original:
Se a sua empresa atua em um raio municipal, o primeiro passo é decidir que as coisas precisam ser expandidas. Afinal de contas, os seus produtos ou serviços também devem interessar à vizinhança, certo?
Segundo a consultora, mesmo quem trabalha com negócios pouco escaláveis, como uma barbearia, por exemplo, pode tentar fazer parcerias com empresários de outras cidades, sempre visando atingir novos mercados.
Bem como no ecommerce, os negócios em cidades pequenas também devem atuar em um nicho pré-determinado.
É isso o que afirma Abrams, que diz ter encontrado, certa vez, uma empresa de contabilidade especializada em práticas optometristas. “Eles tinham clientes de costa a costa”, comenta.
Leia mais: Google Adwords ou Facebook Ads: qual traz melhores resultados?
E é claro que, se o seu objetivo é atingir novos mercados, ter apenas uma fanpage desatualizada no Facebook não é o suficiente.
Aposte no ecommerce! Comece vendendo em marketplaces, estude o mercado e entenda a lógica por trás do consumo na internet. Valide seus produtos e vá crescendo aos poucos…
Uma vez construindo uma forte presença digital, você terá a possibilidade de vender para o Brasil todo, o que claramente tem potencial para multiplicar o faturamento do negócio.
Quem quer crescer precisa estar preparado para isso. Sendo assim, aposte em estruturar-se.
Certificados, reformas, licenças… Do que você precisará se quiser expandir as operações?
E, para finalizar, a questão do networking mostra-se, como sempre, muito importante. Para empreendedores do varejo, manter contato constante com fornecedores e outros parceiros é fundamental.
Sempre que puder, viaje para encontrar essas pessoas pessoalmente. Isso faz toda a diferença!
Gostou do que viu por aqui? Então continue aprendendo sobre pequenos negócios dando o play no vídeo abaixo!
Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, discute se é mesmo possível começar uma empresa com pouco dinheiro:
Atenção apaixonados por negócios: temos um importante convite a fazer!
Entre os dias 6 e 17 de março de 2017 acontecerá a Semana do Ecommerce, o principal evento do ano sobre comércio eletrônico no Brasil.
Comandada por Bruno de Oliveira, a Semana do Ecommerce trará vídeos que são verdadeiras aulas sobre planejamento e alavancagem de lojas virtuais.
Na última edição, que aconteceu em 2016, milhares de empreendedores saíram do evento com um plano de ação montado para dar os seus primeiros passos no ecommerce… E o melhor: é tudo gratuito!
Se interessou? Então faça sua inscrição ainda hoje e garanta o seu lugar!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…