5 Reflexões antes de transformar uma loja física em loja virtual

Última atualização em 16 de março de 2021 por Maria Alice Medeiros

transformar uma loja física em loja virtual

Se o que você quer para 2017 é transformar uma loja física em loja virtual, temos notícias animadoras: esta é, provavelmente, uma excelente ideia!

Por outro lado, para quem tira o sustento de seus negócios, nada deve ser feito de maneira apressada. É preciso sentar e colocar algumas questões na ponta do lápis antes de ter a certeza de que você está pronto para dar o próximo passo.

Está em dúvida se deve ou não transformar sua loja física em loja virtual? Então preparamos 5 reflexões para serem feitas antes de tomar uma decisão.

Transformar uma loja física em loja virtual: quais serão as principais mudanças?

transformar uma loja física em loja virtual

Você já tem uma boa estrutura?

Transformar uma loja física em loja virtual pode significar grande redução de custos, porém isso não quer dizer que você não precisará de uma estrutura para estocar os produtos, por exemplo.

Antes de se mudar para o mercado online, encontre uma estrutura legal de onde o negócio possa ser tocado. Dependendo do seu modelo de negócios, é possível até começar em sua própria casa.

Seu ecommerce precisará de funcionários?

A questão de contratação de funcionários é muito relativa no ecommerce. Muitos empreendedores começam sozinhos, outros terceirizam serviços, outros contratam equipes desde o começo… Tudo depende do seu planejamento.

O ideal é que você defina todas as tarefas (rotinas e processos) da sua operação online e, depois disso, veja se precisará de ajuda para colocar o negócio no ar.

No vídeo abaixo o especialista Bruno de Oliveira fala um pouco mais sobre qual o momento certo de contratar uma equipe:

Considere os novos custos com frete e devolução

Agora que você vai vender pela internet, custos diferentes começarão a aparecer. Eles estão ligados, basicamente, às entregas, frete e devolução.

Lembre-se de que, pelas leis que regem o comércio eletrônico brasileiro, qualquer cliente pode desistir da compra em até 7 dias depois de ter recebido o produto. Você precisa estar preparado para lidar com esse tipo de situação.

Sua comunicação é adequada?

A comunicação de pequenos negócios físicos é, geralmente, bastante diferente daquela praticada na internet.

Uma vez vendendo online, você precisa estar sempre de olho para manter as redes sociais atualizadas, otimizar campanhas, acompanhar métricas do site etc.

Nesse momento, o empreendedor pode contar com uma agência especializada ou fazer tudo por conta própria.

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Reavalie a concorrência

Antes de abrir o seu ecommerce, reavalie a concorrência. Você já não está mais concorrendo com os estabelecimentos do bairro, mas com outras milhares de lojas virtuais do país (ou mundo) inteiro que tentam, a todo momento, chamar a atenção dos clientes.

Acesse sites, fanpages, veja como essas marcas trabalham e trace fortes estratégias para se destacar.

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Considerou tudo o que falamos acima? Se você continua achando que esta é uma excelente ideia, comece já a planejar o seu ecommerce!

Leia mais: Como planejar um ecommerce: primeiros passos

Quer continuar aprendendo muito sobre comércio eletrônico e empreendedorismo? Então temos um convite a fazer!

Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em operações de ecommerce, está promovendo, gratuitamente, a sua palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”.

A apresentação, que explica detalhadamente o passo a passo para iniciar suas operações online, está disponível neste exato momento (porém não deve ficar no ar por muito mais tempo).

Nossa recomendação é para que você tire alguns minutos ainda hoje para assisti-la e investir em seu conhecimento. É grátis.

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