Última atualização em 8 de abril de 2021 por Maria Alice Medeiros
A Magazine Luiza continua apostando em sua estratégia de aquisições de empresas para ganhar cada vez mais espaço no mercado. E a compra da vez foi pela SmartHint, o que reforça o foco da Magalu em ampliar sua atuação também no Ecommerce.
A verdade é que essas compras têm gerado bons resultados para a Magazine Luiza. É possível observar o crescimento da varejista trimestre após trimestre…
Exemplo disso foram as vendas de Ecommerce da varejista que cresceram 121% só no 4° trimestre de 2020, atingindo um lucro líquido ajustado de R$ 232 milhões.
E a tendência é esse cenário continuar, pois a companhia não para e fazer investimentos e comprar novas empresas…
Neste artigo, você ficará sabendo tudo sobre a nova aquisição da varejista e a sua estratégia para continuar expandindo no comércio eletrônico. Confira!
Magalu Investe Em Tecnologia de Buscas
A aquisição SmartHint foi feita pela Luizalabs, laboratório de Tecnologia e Inovação da Magazine Luiza, mas o valor da transação não foi divulgado pela companhia.
Na prática, a SmartHint é uma companhia de tecnologia que possui um dos maiores sistemas de busca inteligente e recomendação de compra para Ecommerce no país…
O serviço da SmartHint permite que o cliente ache os produtos buscados no site mesmo caso a pessoa tenha escrito o termo incorretamente. Também é possível fazer buscas por voz e encontrar produtos com leitura de imagem…
E um dos grandes diferenciais dos serviços oferecidos pela empresa são as ferramentas de retenção, que montam uma vitrine de recomendação personalizada para o usuário, o que, consequentemente, acaba despertando o interesse em compras no consumidor e reduz o abandono de produtos no carrinho.
Além disso, com base na análise dos algoritmos de cada usuário, é possível mostrar ao consumidor os produtos que ele mais tem interesse, o que o leva a fazer mais compras no site.
Assim, de acordo com o comunicado divulgado pela Magazine Luiza, a SmartHint atende mais de 1.000 clientes e conseguiu gerar um total de R$ 620 milhões em vendas no ano passado. E aproveitou para explicar a importância da aquisição para a varejista:
“Com a SmartHint, o Magalu irá ampliar ainda mais a assertividade da busca dentro do seu SuperApp – que já conta com mais de 26 milhões de itens disponíveis”.
E mais…
Segundo a Magalu, a experiência de compra dentro das categorias do site Magazine Luiza como Moda, Esporte, Mercados, Livros e Food Delivery será aprimorada de forma mais personalizada e inteligente…
Dessa forma, com base nas tantas outras aquisições feitas pela varejista ao longo do ano passado, fica claro que a da SmartHint representa mais um passo em crescer no Ecommerce…
A Grande Estratégia da Magalu
Ao todo, essa é a quinta compra da Magazine Luiza só esse ano. Em março, a empresa anunciou a compra da ToNoLucro, um aplicativo de delivery, e a GrandChef, uma plataforma voltada para pequenos e médios restaurantes.
E mais…
A Magazine Luiza também comprou a plataforma Steal The Look, empresa ligada ao setor de Moda, com o intuito de potencializar suas vendas de varejo no setor…
E, um pouco antes, a varejista também adquiriu a VipCommerce, plataforma de supermercados que cuida de toda a gestão dos pedidos, desde a compra até a entrega ao cliente…
Sem contar com as aquisições feitas pela Magalu ao longo dos anos, que envolve empresas bastantes conhecidas, como:
- Estante Virtual (Plataforma especializada na venda de livros);
- Netshoes (Líder no segmento de artigos esportivos);
- Hub Prepaid (Instituição de pagamento);
- AiQFome (Empresa de delivery);
- Stoq Tecnologia (Startup que desenvolve sistemas de pontos de venda);
- Hubsales (Startup do segmento de moda).
Dessa forma, fica claro que a estratégia adotada pela Magazine Luiza é crescer de forma intensiva em todos os segmentos do Ecommerce…
E por isso é provável que continue adquirindo mais empresas ao longo do ano para se manter na disputa pelo 1° lugar no ranking das varejistas que atuam no país.
Por enquanto, o Mercado Livre sai na frente das demais… O plano da empresa é investir cerca de R$ 10 bilhões no Brasil em 2021 para continuar crescendo…
Portanto, apesar do Mercado Livre ocupar a primeira posição de forma absoluta, a Magazine Luiza não se intimida e também está investindo pesado para alcançar o topo.
O prognóstico é positivo para a empresa nesse sentido, isso porque só no 4° trimestre de 2020 as vendas de Ecommerce da varejista cresceram mais de 120%…
E, diante da estratégia adotada pela Magalu, o esperado é que esse número aumente ainda mais esse ano.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.