Última atualização em 15 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
A Locaweb simplesmente não para de crescer. Dias depois de comprar a Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, a empresa acaba de anunciar a aquisição de outra empresa: a Melhor Envio!
Quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe que o Melhor Envio está entre uma das principais companhias de logística do país…
E agora, com a fusão das empresas, não há como ignorar que a Locaweb vai se consolidando ainda mais como uma das companhias a oferecer todo um ecossistema de soluções para os empresários do varejo.
Ao longo deste artigo, vou explicar tudo isso em detalhes. Acompanhe!
Locaweb Compra Melhor Envio Por Mais de R$ 80 Milhões
A Locaweb acaba de anunciar em fato relevante o fechamento de um contrato de compra da totalidade do capital social da Melhor Envio, empresa de logística voltada para pequenos e médios empreendedores.
Para quem ainda não conhece, o Melhor Envio é uma plataforma que faz a conexão entre os empresários e as principais transportadoras e companhias de logística do país…
Assim, o valor estabelecido para a transação foi de R$ 83 milhões – podendo ainda sofrer algumas mudanças…
Além disso, mesmo com a venda, os sócios da companhia – Bruno Centurião, Éder de Macedo Medeiros e Maurício Madruga de Mesquita – continuarão operando o Melhor Envio…
E mais:
Também terão direito a um earnout (ganhos referentes ao desempenho do negócio após a aquisição), que vai depender do atingimento de determinadas metas financeiras da empresa de logística.
A Locaweb vem fazendo investimentos em diversos setores dentro do mercado de Ecommerce…
Entretanto, a aposta em uma empresa de logística não foi à toa. A Locaweb teve motivos concretos para comprar a companhia…
Por que a Locaweb Webmail Comprou o Melhor Envio
Um dos principais motivos da aquisição é reforçar a atuação da empresa no setor de logística, claro…
Isso porque, hoje, a Locaweb Webmail atua como uma espécie de ecossistema de soluções tanto para quem vende no varejo físico quanto no online…
Isto é: oferece plataforma de Ecommerce, soluções de pagamentos, além da integração com marketplaces e gestão de assinatura.
Agora, com a chegada do Melhor Envio, a empresa reforça seus planos de se consolidar como a melhor escolha para os empreendedores quando o assunto é a digitalização de seus negócios…
Inclusive, para fazer isso, a Locaweb não fez apenas este investimento de comprar o Melhor Envio. Só neste ano, a Locaweb comprou pelo menos mais 4 empresas…
O Foco é o Crescimento
Em fevereiro, a Locaweb estreou na B3 com um IPO que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão…
Na época, o IPO Locaweb foi tão positivo, que acabou gerando um forte disparo nas ações da companhia…
Isto é, após serem vendidas a R$ 17,25 na oferta, no teto da faixa indicativa na oferta pública inicial, as ações da Locaweb (LWSA3) dispararam 19,42%, sendo cotadas a R$ 20,60, no primeiro dia de negócios. Na máxima, as ações atingiram R$ 21,77.
Assim, depois desse cenário bem animador, óbvio que a Locaweb não perderia tempo (nem dinheiro) na hora de expandir sua atuação no mercado…
Em setembro, comprou a Social Miner, startup de análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces, pelo valor de R$ 22,2 milhões…
Menos de uma semana depois, a Locaweb anunciou a compra da Etus, empresa especializada na gestão e marketing digital para empresas em redes sociais, por R$ 18,95 milhões…
Mas não só isso…
Em novembro, foi a vez de comprar a Vindi, startup de software as a service (SaaS) que faz processamento e gestão de pagamentos recorrentes, por R$ 180 milhões…
E, mais recentemente, a companhia adquiriu também a Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, pela quantia de R$ 18,3 milhões.
Ou seja, a Locaweb está mesmo utilizando os R$ 400 milhões levantados em seu IPO exclusivamente para comprar companhias…
E mais do que isso…
Cada uma delas representa algo a mais para a Locaweb. O Melhor Envio, por exemplo, veio para completar esse portfólio de empresas…
E isso é extremamente importante, principalmente porque a área de logística foi um dos pontos que mais ganhou destaque este ano.
Isto é, a lógica que norteou as empresas este ano, no geral, foi: quem vende mais rápido, vende mais – fato que originou a chamada “Guerra dos Fretes“…
Por isso, fica nítido que a Locaweb também estava de olho nisso tudo, e não poupou investimentos para fazer parte dessa disputa.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.