Última atualização em 10 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Com a alta avassaladora do Ecommerce nos últimos meses, as varejistas não tiveram outra opção a não ser investir na melhor logística de entrega possível. A Intelipost, especializada no assunto e com clientes de peso, não perdeu tempo na hora de aprimorar os seus serviços: recebeu um aporte milionário e ainda fechou uma fusão com outra empresa!
Não há mesmo como negar: a logística de entrega foi um dos temas que mais chamou a atenção no Ecommerce este ano…
Com as pessoas comprando muito mais pela internet, como dar conta de tantas entregas ao redor do país? Fazendo investimento em logística!
E, acredite, as gigantes do varejo não pouparam esforços nesse sentido…
Ao longo deste artigo, vou falar um pouco sobre a Intelipost, além de mostrar detalhes sobre suas últimas iniciativas, e como as varejistas estão buscando melhorar suas logísticas de entrega. Veja!
Quem é a Intelipost?
A intelipost é um startup focada na gestão de logística multicanal, que atua promovendo tecnologias com o objetivo de integrar empresas a transportadoras.
Criada em 2014, a startup utiliza hoje uma grande base de dados e um vasto portfólio que conta com mais de 500 transportadoras cadastradas…
Na prática, seu serviço funciona da seguinte maneira:
A varejista informa a Intelipost o CEP para a entrega de uma determinada mercadoria, e a empresa faz a análise da melhor opção de transportadora para aquela demanda.
Mas não só isso…
A companhia conta com serviços ligados à logística, como:
- Cálculo de Frete;
- Gestão de Despacho;
- Rastreamento de Entregas;
- Auditoria de Faturas;
- Reembolso dos Correios;
- Reversa;
- Roteirizador;
- Analytics;
- Blockchain;
Diante disso, a Intelipost é um dos principais nomes no mercado nesse sentido…
Tento mais de 4 mil varejistas como clientes, como Magazine Luiza e Via Varejo.
Mas não só isso…
Atualmente, a companhia afirma ser responsável por mais de 2 bilhões de cálculos de frete e 19 milhões de pedidos de entrega mensais.
Ou seja, é uma importante peça dentro de toda a estrutura de logística de entrega do país…
Não é à toa que chamou a atenção até mesmo de investidores estrangeiros…
Intelipost Recebe Aporte de Mais de R$ 100 Milhões
A Intelipost, startup de logística, acaba de anunciar o recebimento de aporte de R$ 130 milhões, feito pela gestora americana, Riverwood Capital.
Na verdade, o investimento aconteceu em fevereiro, mas apenas agora se tornou público…
Além disso, junto a divulgação do valor do aporte, a Intelipost também anunciou a fusão com a AgileProcess, companhia que também atua na área de logística, sendo mais focada em roteirização e visibilidade.
A Intelipost, por sua vez, não abre ao mercado qual a cota de participação passa a ter no total da companhia…
E também não revela números sobre o seu faturamento anual….
Contudo, a última ação deixa bem claro o quanto a união entre as empresas parece ser um importante passo para a Intelipost no mercado.
Isto é: hoje, o foco central das varejistas é a aposta em uma logística de entrega rápida, eficiente e que supra todas as necessidades dos clientes…
A busca pela melhor logística do país é o objetivo da maioria das empresas. Algumas delas estão chegando perto, outras ainda precisam lançar mais estratégias nesse sentido…
Logística é o Foco
Se você ainda não sabe, é importante ter em mente: hoje, a ideia que norteia as empresas do varejo é a seguinte: quem vende mais rápido, consequentemente, vende mais.
Isso tudo porque, com a alta do Ecommerce, as empresas não querem desperdiçar nenhuma oportunidade de vendas.
Só para você ter uma ideia, no 1º semestre de 2020, o Ecommerce registrou sua maior alta nas últimas duas décadas. Na prática, houve um aumento de 47% no faturamento do setor impulsionado por:
- Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
- Crescimento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
Assim, nenhuma varejista quer perder oportunidade de venda em um cenário tão positivo como o dos últimos meses…
Mercado Livre, por exemplo, já divulgou um investimento de R$ 4 bilhões para 2021, anunciou o uso de frota própria de aviões, além de várias outras iniciativas para aprimorar sua logística…
A Amazon anunciou recentemente a chegada de seu serviço Fulfillment ao Brasil, em que os vendedores de seu marketplace poderão utilizar toda a expertise da varejista em suas entregas…
Mas não só isso…
Magazine Luiza – cliente da Intelipost, inclusive – abriu centro de distribuição do Rio de Janeiro, além de também ter comprado a GFL e SincLog, empresas especializadas em logística…
Fora tantas outras iniciativas das demais varejistas, como as empresas do Grupo B2W e Via Varejo…
Diante disso tudo, não é atoa que a Intelipost quer investir ainda mais em suas soluções…
Principalmente porque, para os próximos anos, o crescimento do Ecommerce tem tudo para continuar firme e forte…
Talvez haja uma leve queda quando as medidas de isolamento social acabarem…
Mas a tendência é a de o setor é crescer ainda mais!
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.