Marketplace

GPA Lança Marketplace e Faz Fortes Investimentos em Logística

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) quer mesmo estar na liderança quando o assunto é a venda em supermercados online. Enquanto todo o setor cresce de forma avassaladora, a tradicional rede de supermercados não perde tempo: não só abre um marketplace próprio, como também investe pesado em logística de entrega. 

Para você ter uma ideia, o foco em crescer no Ecommerce está tão forte, que o GPA quer chegar a simplesmente 20 mil itens à venda em seu marketplace até a Black Friday

Ou seja: a rede de supermercados não quer perder nenhuma oportunidade de venda em meio a forte alta do Ecommerce dos últimos meses

A ideia é vender mais e se manter na liderança!

Acompanhe os próximos tópicos para entender tudo isso em detalhes…

(Imagem: Divulgação Grupo Pão de Açúcar)

Agora o GPA Tem um Marketplace Próprio

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, anunciou recentemente a abertura de um marketplace próprio…

E, entre as categorias escolhidas nesse início de operação, estão as que incluem vinhos, brinquedos e produtos para animais domésticos.

Na verdade, é a rede Pão de Açúcar que vai ter mais este foco. O Extra, por sua vez, venderá produtos mais variados, como pneus, alimentos, colchões etc. 

Nesse sentido, o GPA já conta com parceiros de peso, como Lego, Ri Happy, Spicy, Cobasi e vários outros…

Assim, o grupo passará a disponibilizar cerca de 30 mil itens em 3 meses, com expectativa de atingir 400 mil no ano que vem…

De acordo com Rodrigo Pimentel, diretor do comércio eletrônico da companhia, o diferencial do marketplace do PGA está na frequência com que os consumidores fazem compras:

“O marketplace já nasce recebendo visitantes de maneira frequente e recorrente. Os vendedores já são impactados por um cliente qualificado e que retorna com frequência à plataforma”, afirma.

E talvez isso realmente faça a diferença…

Hoje, o GPA possui 240 milhões de visitas anuais em suas plataformas digitais

E mais:

O setor de alimentos foi um dos mais atingidos positivamente pela pandemia…

E, para se destacar dos demais, o GPA aposta não só na entrega de produtos individuais, mas em kits e cestas completas. Isso, de acordo com a companhia, é algo que não são todos os marketplaces que fazem. 

Sendo assim, diante de tanto inovação, o grupo acaba reforçando seu interesse em expandir seu alcance no digital, claro…

Mas, junto a isso, surgem questões que também exigem atenção da companhia, como a logística, por exemplo. 

Como dar conta do aumento da demanda sem aprimorar os serviços de entrega? Não tem jeito: é preciso investir!

Aposta em uma Logistica Forte é o Foco do GPA Brasil

Hoje, a empresa GPA já conta com mais de 100 vendedores cadastrados e está em negociação com mais de 170 novos vendedores…

E a tendência é que esse número cresça ainda mais…

Assim, para atender toda essa demanda, o grupo teve que fazer fortes investimentos para ampliar sua estrutura de logística para distribuição de produtos. 

Nos últimos meses, o GPA inaugurou um novo centro de distribuição em São Paulo, e um minicentro no Rio de Janeiro…

Só essas duas iniciativas foram o bastante para dobrar a capacidade de logística da companhia

Mas não só isso…

O Grupo Pão de Açúcar também abriu CDs em Brasília e em Pernambuco. Tudo isso para cobrir o aumento de 564% nos pedidos realizados no Nordeste.

Além disso, hoje a companhia conta com cerca de 295 unidades operando na modalidade de “retirada na loja”, o que, de certa forma, amplia ainda mais as condições e facilidades de compras feitas pela internet.

Algo importante a se deixar claro é que GPA não é líder isolado no setor de varejo alimentício…

Outra rede de supermercados está na cola do grupo, e vem fazendo fortes esforços para aumentar sua participação no mercado…

Forte Concorrência?

Um dos principais concorrentes do Grupo Pão de Açúcar é o Carrefour

Em agosto, a rede francesa de supermercados informou o interesse em lançar uma nova plataforma de Ecommerce.

E, no 3º trimestre deste ano, o Carrefour atingiu um GMV (volume bruto de mercadorias no Ecommerce) de R$ 895 milhões

Um excelente número, mas o suficiente para ultrapassar o Grupo Pão de Açúcar?

Talvez…

Apesar de o Grupo Pão de Açúcar não divulgar seu GMV trimestral, a companhia projeta alcançar cerca de R$ 1 bilhão a R$ 1,2 bilhão nessas vendas brutas. 

Além disso, no que diz respeito às vendas online, o grupo tem saído na frente do Carrefour há algum bom tempo…

Assim, querendo ou não, é preciso deixar claro que, sim, a concorrência está acirrada

Mas, pelo menos no que diz respeito às últimas iniciativas de criação de marketplace e investimento em logística, o PGA saí na frente…

E se consolida como mais um novo e promissor canal de vendas para os empreendedores do setor. 

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago