O GPA (Grupo Pão de Açúcar) não quer mesmo perder tempo quando o assunto é venda nos supermercados online. Com seu marketplace lançado há poucos meses no mercado, a companhia surge como oportunidade valiosa para os empreendedores de Ecommerce.
A verdade é que o GPA vem se destacando no varejo há um bom tempo. Mas, nos últimos meses, ficou inegável os esforços da companhia em expandir sua atuação no âmbito digital…
Para você ter uma ideia, em novembro do ano passado, o grupo atingiu R$ 1 bilhão em vendas…
E isso aconteceu principalmente por causa da alta em sua capacidade operacional e pelo ganho de market share de seu Ecommerce, que registrou mais de 71% no 3º trimestre do ano passado. Quantia inédita e 3 vezes superior a registrada no acumulado dos 12 meses de 2019
Ou seja, é uma empresa que vem conquistando resultados positivos trimestre após trimestre, e isso não dá para negar!
Quer entender em mais detalhes como funciona o marketplace do GPA, suas taxas e comissões, e os requisitos básicos para vender por lá? É só acompanhar este artigo!
O Grupo Pão de Açúcar (GPA), dono das bandeiras Pão de Açúcar e Extra, anunciou recentemente a abertura de um marketplace próprio…
E a notícia, automaticamente, surgiu como uma nova oportunidade de negócios para os empreendedores de Ecommerce…
Mas quando falamos em vender no marketplace do GPA, não necessariamente nos referimos apenas às grandes marcas…
Pelo contrário, pequenos e médios empreendedores, que têm dificuldade na captação de clientes e em fazer campanhas de marketing grandes, também podem usufruir de toda visibilidade que um marketplace desse porte pode oferecer.
O fato é que a nova plataforma do GPA, como todo marketplace, tem o seu diferencial…
Em entrevista recente, Rodrigo Pimentel, diretor de comércio eletrônico da companhia, afirmou que o diferencial do marketplace do PGA está na frequência com que os consumidores fazem compras:
“O marketplace já nasce recebendo visitantes de maneira frequente e recorrente. Os vendedores já são impactados por um cliente qualificado e que retorna com frequência à plataforma”, afirma.
E talvez isso realmente faça a diferença…
Hoje, o GPA possui 240 milhões de visitas anuais em suas plataformas digitais.
E mais do que isso…
O setor de alimentos foi um dos mais atingidos positivamente pela pandemia…
Para você ter uma, de acordo com pesquisa realizada pela Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o setor teve uma alta de 0,8% em faturamento e 2,7% em produção física só no 1º semestre de 2020. Os dados do 2º ainda estão para serem divulgados…
Por isso, não há como ignorar: o marketplace do GPA realmente surge como uma oportunidade VALIOSA de vendas para as empresas do setor…
E, diante disso, a pergunta de ouro: quem será que pode vender na plataforma?
Basicamente, para ser um seller do GPA, você precisará:
Ou seja, além de ter todas as documentações da sua empresa em dia, precisa-se ter um capital social mínimo…
E, claro, também ter uma boa reputação diante da sua audiência, o que é fundamental!
Antes de qualquer coisa, se você quer vender no Grupo Pão de Açúcar, será preciso preencher um cadastro na página oficial do marketplace…
Nele, você vai disponibilizar informações básicas, como Nome, E-mail, Telefone e outras, como mostra a imagem abaixo:
Lembrando que, no cadastramento, você precisará concordar com o Termo de Declaração e o Termo de Condições Gerais.
Além disso, outro ponto importante é a integração com o marketplace, em que há 2 opções:
E se você quer vender no GPA, outro ponto importante é saber os valores exatos das comissões recebidas pelo marketplace com as suas vendas. Vamos a eles…
No GPA, a comissão varia entre 11% e 16%, o que muda de acordo com a categoria do produto…
Inclusive, há uma tabela disponível no site com o percentual para cada tipo de mercadoria, e que você pode acessar neste link.
Contudo, basicamente, a comissão é calculada sobre o valor total da venda (produto + frete), segundo tabela.
Mas não só isso…
É importante ter em mente que a comissão abrange custos, como:
Dessa forma, diante de todas essas informações, pode ser que você esteja se perguntando: mas será que realmente será bom para o meu negócio vender pelo GPA?
Como mencionamos anteriormente, o setor alimentício é um dos que mais vem crescendo ao longo dos últimos meses…
Com o isolamento social e todas as questões referentes à pandemia, o boom no Ecomemrce foi praticamente inevitável…
E isso, na prática, significa que as pessoas estão muito mais aptas e disponíveis para comprar no ambiente digital.
Mas não só isso…
Na hora de pensar em vender no marketplace do GPA, vale a pena saber que o grupo foi o 1º a lançar um Ecommerce do setor de alimentos. Lembrando, claro, que a plataforma opera com produtos alimentares e não-alimentares…
Ou seja, como um supermercado mesmo, só que digital!
Fora isso, a companhia vem em uma crescente disputa pela liderança com seu principal rival hoje no mercado, o Carrefour Brasil…
Isto é, apesar de ter tido resultados animadores no 3º trimestre de 2020 e de também já ter lançado sua plataforma online no mercado, o Carrefour ainda tem ficado um pouco atrás no que diz respeito a estratégias digitais, por exemplo.
Portanto, não há como ignorar: o marketplace do GPA surge sim como um excelente canal de vendas para quem atua nesse setor do Ecommerce…
Além de usufruir de toda visibilidade de uma plataforma deste porte, os sellers podem contar com uma empresa que faz fortes investimentos no digital…
Resumindo?
Não acompanhar o ritmo de crescimento do GPA e ficar de fora de seu marketplace, na prática, pode representar a perda de boas oportunidades de venda.
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