Mercado de Ecommerce

Google Toma Medidas Contra Aumento de Preços no Checkout

O Google oferece aos empreendedores online a oportunidade, por meio do Google Merchant Provider, de gerenciarem como o estoque de produtos vai aparecer para as pessoas que fazem pesquisas relacionadas a compras. Mas, devido a alguns motivos pontuais, a empresa precisou tomar algumas medidas sérias.

Parece que alguns vendedores associados ao Google Merchant estão tentando enganar o site e os clientes… 

No caso, os sellers aumentam os preços dos produtos nas páginas de check-out, mudando o valor que informaram anteriormente ao Google que manteriam. E isso é contra a política da empresa, que precisou tomar algumas medidas contra isso.

Assim, a companhia anunciou recentemente que, a partir de 16 de abril, tomará providências para verificar se os preços nas páginas de checkout dos vendedores não são maiores do que os informados ao Google Merchants Center… 

Isso é importante porque a validação dos preços é feita de acordo com a política do Google. 

Diante disso, o Google começará a verificar os preços nas páginas de checkout de cada produto do vendedor, combinando-os com os valores informados no Google Merchant Center. Tudo para revisar a exatidão dos preços…

E se a empresa encontrar preços mais altos dos que foram fornecidos anteriormente, será enviado um aviso ao vendedor. O objetivo é que a fraude seja resolvida no prazo de 28 dias após o recebimento da notificação…

Caso as páginas do vendedor não resolvam o problema dos preços incompatíveis, a conta do vendedor será suspensa permanentemente no Google Merchant Center.

Não é nenhuma surpresa que a companhia esteja fazendo isso, já que as suspeitas de fraudes não são recentes. Contudo, agora parece que a situação ficou fora de controle e foi preciso tomar medidas urgentes nesse sentido. 

Em 2020, a companhia falou sobre como o GoogleBots pode adicionar itens ao carrinho de compras. Na ocasião, o público ficou confuso quanto ao motivo disso, e a justificativa dada pela companhia é que isso serviria para garantir a similaridade dos preços entre a página de compra e o carrinho.

Na verdade, a similaridade de preços tem sido uma regra do Google há muito tempo, mas como as pessoas não estavam levando isso a sério, a empresa teve que tomar medidas nesse sentido…

Inclusive, é ótimo que empresas como o Google tomem esse tipo de atitude para garantir que o público não seja enganado e, por fim, saibam que nenhuma empresa está causando qualquer fraude aos usuários.

Fonte original: Digital Information World

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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