Mercado de Ecommerce

Clubhouse: Saiba TUDO Sobre a Rede Social de Conversas Por Voz

O Clubhouse é a nova sensação das redes sociais? Sim! Apesar de ter sido lançado em meados do ano passado, só agora que o aplicativo está com a popularidade nas alturas… E isso não é à toa!

A proposta do Clubhouse parece ser algo já conhecido: o uso de mensagens de voz através das redes sociais…

Mas não é bem assim…

O Clubhouse surge com uma proposta diferente. Algo como podcasts abertos para as pessoas ouvirem e debaterem os mais variados temas

Ou seja, uma proposta bem interessante, que ganhou notoriedade graças a uma figura bem conhecida no mundo da tecnologia – como vamos explicar adiante… 

Mas, diante disso tudo, será que o aplicativo está disponível para todos os usuários, como as demais redes sociais estão? 

É o que vamos explicar ao longo deste artigo! Além disso, também explicaremos como o Clubhouse funciona e um possível futuro para a ferramenta. 

O que é Clubhouse?

O Clubhouse é uma rede social que tem como foco o áudio. Isto é, assim como o Instagram é baseado em fotos e vídeos e o TikTok em vídeos curtos, o Clubhouse é em mensagens de voz.

O aplicativo foi desenvolvido por Paul Davison, empresário do Vale do Silício, e Rohan Seth, ex-funcionário do Google.

A companhia se descreve como:

Um novo tipo de produto social baseado na voz [que] permite que pessoas em todos os lugares falem, contem histórias, desenvolvam ideias, aprofundem amizades e conheçam novas pessoas interessantes ao redor do mundo.

Assim, o aplicativo foi lançado em abril do ano passado, mas só agora despertou o interesse de pessoas ao redor do mundo inteiro…

E você sabe por quê?

Elon Musk, CEO da Tesla, deu um leve empurrãozinho para aumentar a popularidade da ferramenta…

Mais precisamente, graças a uma conversa entre Musk e Vlad Tenev, presidente-executivo do Robinhood, aplicativo de investimentos, dentro do próprio aplicativo Clubhouse.  

Contudo, apesar de estar disponível por enquanto apenas para iPhones, o Clubhouse já conta com mais de 600 mil usuários

O que vem despertando curiosidade de pessoas do mundo inteiro sobre como o aplicativo funciona…

Como Funciona o Clubhouse

Como dito anteriormente, o Clubhouse permite que os usuários escutem chats de áudio que estão sendo feitos naquele momento. 

O acesso a esses conteúdos é feito através de salas que mudam de acordo com os assuntos ou temas abordados. O interessante é que os usuários podem filtrar de acordo com os seus gostos…

Na verdade, logo na página inicial do aplicativo há uma lista com as discussões que estão em andamento e as agendadas para outros horários do dia.

Assim, ficam disponíveis chats com conteúdos sobre cinema, músicas, beleza, cultura, tecnologia e vários outros temas

Mas não só isso…

No Clubhouse, os usuários também podem utilizar chats privados, em que só pessoas autorizadas podem participar. 

Ou seja, é uma proposta de rede social bem diferente do que há no mercado hoje…

Mas um dos pontos que está chamando a atenção do público é a forma de ingresso no aplicativo. Isto é: é preciso receber um convite para usar o Clubhouse. E cada usuário tem direito a dois convites

Isso, obviamente, torna o interesse pelo aplicativo muito mais intenso, não é mesmo?

E mais…

O Clubhouse permite que as pessoas conversem com personalidades e figuras famosas, como Oprah Winfrey, Drake, Ashton Kutcher e outros nomes que já estão por lá. 

Sendo assim, a rede social parece ser bem promissora e ter tudo para crescer em números de usuários – se retirarem a limitação de entrada apenas por convite e realmente for aberta para usuários de Android, como veremos mais adiante… 

Contudo, não dá para ignorar que a fama recente do Clubhouse já trouxe algumas controvérsias sobre o uso do aplicativo…

Falha na Moderação das Salas É Uma das Preocupações

O aplicativo já despertou algumas reações negativas nos usuários no que diz respeito a falta de uma moderação adequada nos chats.

Mas não só isso…

Também está sendo discutido um possível descuido com protocolos contra assédio, algo que foi denunciado até no jornal New York Times. 

Em resposta, a empresa declarou que condena qualquer tipo de discurso de ódio e abusos, além de ter condenado o racismo e anti-semitismo dentro do Clubhouse…

E afirmou que implementará regras nesse sentido, inclusive permitindo que moderadores possam bloquear, denunciar, silenciar ou investigar rapidamente os chats que contenham algum desses temas. 

Apesar disso tudo, não teve jeito…

O aplicativo está entre os assuntos mais comentados e os usuários que ainda não receberam acesso, estão ansiosos para utilizar a rede social…

Diante disso tudo, há uma pergunta que precisa ser feita: será que o aplicativo não ficará disponível para todos?

O Clubhouse Vai Ser Liberado ou Não?

Para quem tenta participar da nova rede social, a mensagem que aparece é a seguinte:

(Imagem: Captura de Tela/Join Clubhouse)

Até o momento, ainda não se sabe ao certo quando o Clubhouse estará disponível para usuários que não possuem IOS…

Ou se ao menos irá deixar de restringir o uso da ferramenta só para quem tem convite.

Mas, ao que tudo indica, a rede social afirma que tem trabalhado para expandir seu acesso

Portanto, o que parece é que o Clubhouse está correndo contra o tempo para não deixar passar toda essa popularidade que surgiu de forma tão rápida…

E há dois cenários futuros para o aplicativo:

Ou o Clubhouse vai entrar de vez para o gosto dos usuários – graças a sua nova proposta em conversas por áudio e a vantagem de poder conversar com pessoas famosas -, ou o aplicativo será rapidamente esquecido…

Isto é, Instagram, Facebook e Whatsapp vão permanecer entre a preferência dos usuários do mundo inteiro.   

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago