Hoje, não dá para ignorar o poder que as redes sociais têm para o sucesso dos negócios. Por isso, saber como fazer a gestão de redes sociais se tornou algo primordial para quem quer alavancar as vendas no Ecommerce.
E, para isso, não basta só ter o seu perfil pessoal enquanto empresário. Pelo contrário, as redes sociais da sua empresa precisam ter perfis bem profissionais, prontos para atrair e engajar o máximo possível de consumidores…
Quer conhecer mais detalhes sobre como fazer o gerenciamento de redes sociais? Acompanhe os próximos tópicos…
Preparamos um artigo super completo com TUDO o que você precisa saber sobre o assunto!
O gerenciamento de redes sociais nada mais é do que um conjunto de ações para manter todas as redes sociais da sua empresa funcionando plenamente…
Isto é, desde a criação do perfil da sua marca, até a seleção, publicação e monitoramento dos conteúdos que você divulgará nesses canais.
Na prática, fazer uma boa gestão de redes sociais significa produzir conteúdo direcionado à persona do seu negócio, além de interação com a audiência e, claro, também da mensuração dos resultados…
Parecer muita coisa, não é mesmo?
É verdade, são muitas variáveis e pontos CRUCIAIS que você precisa ficar atento se quiser fazer uma boa gestão de redes sociais…
Então, para aprofundarmos um pouco mais no assunto, é importante que você compreenda a importância que o gerenciamento de redes sociais têm para os negócios online hoje em dia…
A gente sabe que o marketing digital hoje cumpre um papel CRUCIAL nas estratégias de uma empresa para se atingir o sucesso…
E o gerenciamento de redes sociais faz parte disso!
Hoje, não tem jeito: as redes sociais estão ocupando um lugar de destaque quando o assunto é alavancar as vendas dos negócios.
Sendo assim, para aproveitar ao máximo esses canais e gerar ainda mais resultados para o seu Ecommerce, é preciso investir pesado na gestão de redes sociais…
Como fazer isso?
Bem, para começar, uma boa opção é utilizar ferramentas de gerenciamento de redes sociais…
Ou seja, são elas que vão te ajudar a ter um bom desempenho nas redes sociais, auxiliando no gerenciamento de postagens, na descoberta do seu público-alvo e no acompanhamento de métricas…
Inclusive, existem ótimas opções disponíveis hoje, como a mLabs, por exemplo.
Entretanto, antes de te falar sobre essa e tantas outras ferramentas, vou te mostrar em quais redes sociais o seu negócio precisa estar presente. Dá só uma olhada…
Um fato precisa ser dito: tudo vai depender dos objetivos da sua empresa na hora de escolher quais redes sociais investir…
Mas a verdade é que, sim, existem muitas vantagens de utilizar e vender pelas redes socias…
E, claro, para você conseguir aproveitar todo o potencial desses canais, é preciso, antes de mais nada, conhecê-los!
Entre as redes sociais mais usadas no Brasil, estão algumas como:
Quem não conhece o Facebook?
Todo bom empreendedor sabe a importância de criar uma uma fanpage nessa rede social…
É verdade que a audiência do Facebook mudou um pouco ao longo dos últimos anos. Hoje, está mais fácil atingir pessoas de mais idade por lá…
Contudo, não dá para ignorar o poder que a venda em grupos no Facebook ainda possuem.
E mais do que isso…
Existem vários benefícios de utilizar o Facebook para os negócios, como:
Por isso, não tem jeito: o Facebook é a maior rede social do mundo!
O Instagram deixou de ser uma simples rede social de compartilhamento de fotos há muito tempo. Atualmente, o Instagram se tornou um poderoso canal de venda…
Superou até mesmo o gigante Facebook ao registrar um total de interações quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.
Assim, isso só comprova que o aplicativo vem ganhando uma relevância enorme entre as pessoas e também se destaca quando o assunto é vender pela internet!
Na verdade, hoje o Instagram é um dos aplicativos mais completos para quem quer vender online…
A criação do Instagram Shopping comprova bem isso…
O recurso, além de permitir que os vendedores usem tags de seus produtos nas fotos publicadas no feed, também deixa que essas marcações sejam adicionadas aos stories, IGTV e Reels!
Por ter muitas pessoas buscando por conteúdos e conhecimento, o Youtube acaba sendo uma excelente plataforma para atrair clientes para a sua loja virtual…
Aliás, é um canal perfeito para você aplicar uma das principais tendências para o Ecommerce em 2021: a educação dos clientes.
Por exemplo:
Se você vende produtos naturais, como óleos essenciais, incensos, alimentos org}anicos e itens desse tipo, a melhor coisa a fazer é criar conteúdos dando dicas e educando os seus clientes…
Isto é, fazer vídeos ensinando receitas saudáveis, rituais de harmonização das energias da casa, usar óleos essenciais e por aí vai…
Apesar de não ser necessariamente uma rede social, o aplicativo não poderia ficar de fora desta lista…
Principalmente porque o Whatsapp assumiu um papel fundamental no varejo nacional…
E um de seus diferenciais é o Whatsapp Business. Para as empresas, o funcionalidade traz as seguintes vantagens:
Assim, o Whatsapp é, sem dúvida, um dos canais que a sua empresa não pode ficar de fora!
Sim, com certeza!
As ferramentas para gestão de redes sociais são indispensáveis para aumentar a produtividade e eficácia do seu time de comunicação…
Ao utilizar uma ferramenta desse tipo, você consegue captar dados de uma rede social e elaborar relatórios…
Assim, você terá mais tempo para analisar o que esses dados significam e tomar decisões pontuais…
Isto é, estudar o comportamento da sua audiência e, a partir disso, traçar as melhores estratégias para as suas redes sociais.
Entre as principais ferramentas de gestão de redes sociais que existem hoje, estão algumas como:
Todas são focadas na elaboração de relatórios, programação de postagens, filtragem e gerenciamento de comentários etc.
Contudo, é preciso ter algo em mente – já falamos antes, mas é bom reforçar…
Apesar dos ganhos de tempo e produtividade gerados pelas ferramentas de gestão de redes sociais, o resultado disso tudo é fruto de uma estratégia bem desenhada de acordo com os dados apresentados…
Não tem jeito: para ter sucesso na gestão das redes sociais do seu negócio, você precisa ficar atento às métricas!
Não adianta nada gastar horas produzindo um tipo de conteúdo que a sua audiência não está interessada, não é mesmo?
Por último, mas não menos importante (diga-se de passagem, este é um dos pontos mais importantes), você precisa produzir conteúdo relevante!
Não adianta só descobrir os melhores horários para as postagens e ignorar o conteúdo que a ser publicado…
É, basicamente, o que comentamos no tópico anterior: analise as métricas e descubra o que os seus clientes gostam de consumir nas suas redes sociais.
Além disso, algumas boas dicas para se ter ideias, são:
São muitas dicas e possibilidades na hora de produzir conteúdo e, depois, fazer o gerenciamento de redes sociais…
Agora que você já conhece cada rede social, as ferramentas de gestão e sabe que precisa focar em conteúdos de valor, não dá para perder mais tempo!
O poder das redes sociais hoje apra as vendas é absurdo…
E ficar sem apostar nelas é, praticamente, perder preciosas oportunidades de vendas!
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