Por que criar uma fanpage (não um perfil) pro seu negócio no Facebook?

Última atualização em 14 de outubro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

fanpage

Não importa se você vai montar um ecommerce, blog ou qualquer outro negócio com alguma presença online: nosso artigo de hoje traz uma recomendação que é fundamental para quem quer começar com o pé direito.

Mesmo que isso ainda não esteja muito claro para você, empresas que interagem no Facebook através de um perfil são vistas, por boa parte dos clientes, como amadoras.

Vamos falar mais sobre isso? Então confira abaixo algumas das diferenças mais gritantes entre um perfil no Facebook e uma fanpage no Facebook.

Qual a diferença entre fanpage e perfil?

Houve um tempo em que, independentemente de precisar da rede social para uso pessoal ou profissional, você tinha apenas uma opção: criar um novo perfil.

Com o tempo, porém, o Facebook logo percebeu que esse formato não era o ideal para empresas, bandas, clubes de futebol etc. E foi assim que surgiram as fanpages! Basicamente, uma fanpage é uma página dentro do Facebook onde uma loja virtual, por exemplo, pode se comunicar com os seus seguidores.

Atualmente, os perfis são utilizados para uso pessoal e as fanpages para uso profissional. Veja:

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Exemplo de perfil
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Exemplo de fanpage

Se você tem um negócio e quer que ele esteja dentro do Facebook, PRECISA criar uma fanpage. Veja por quê:

As vantagens de criar uma fanpage dentro do Facebook

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1 – Acesso a estatísticas diárias sobre o público

Ao criar uma fanpage no Facebook, você passa a ter acesso a um oceano de dados sobre os fãs da sua página. Desde idade e sexo até informações sobre onde essas pessoas vivem, tudo pode ser acessado pela aba “Informações” da fanpage.

2 – Sem limite de curtidas

Outro problemão que qualquer empresa pode enfrentar se decidir pela criação de um perfil é a limitação de “seguidores” dentro da rede social — atualmente, uma pessoa pode ter até 5000 amigos no Facebook.

Do ponto de vista dos negócios esse é um número bastante baixo. Ao montar um ecommerce, por exemplo, não vai demorar muito para que a sua fanpage atinja marcas como 10 mil, 50 mil ou 1 milhão de fãs.

3 – Possibilidade de diversos administradores

Diferentemente do que acontece com um perfil, a fanpage do Facebook pode ser gerenciada por diversos usuários. Ou seja: mesmo que ela tenha sido criada por você, é possível que outros membros da sua equipe façam postagens, respondam comentários etc.

fanpage

4 – Interação facilitada

Ao compararmos fanpages e perfis, logo vemos que as páginas são muito mais atrativas e estimulantes para seguidores de uma marca. Enquanto em um perfil os usuários precisam enviar uma solicitação de amizade e esperar até que ela seja aceita, nas páginas isso não acontece: tudo fica aberto e disponível para qualquer um navegar, avaliar, curtir, comentar etc.

5 – Recursos extras

Uma fanpage do Facebook é desenhada para que a sua empresa tenha o máximo possível de resultados ali. Alguns recursos extras que você encontrará nas fanpages e não nos perfis são: aplicativos, botão de “fale conosco” ou “compre agora”, aba “Sobre” etc.

6 – Criação de anúncios

Deixamos o mais importante para o fim… Com um perfil no Facebook você não conseguirá fazer algo básico para uma empresa: anunciar. E aí, está convencido?

Como criar uma fanpage gratuita no Facebook?

Para criar uma fanpage no Facebook é muito simples. Acesse a sua conta na rede social, clique na seta que fica no canto superior direito da sua tela e, logo depois, clique em “Criar Página”.

A partir daí, o Facebook dará instruções simples que o levarão até o final do processo. Se tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário abaixo deste texto!

Se quiser continuar aprendendo sobre o tema, dê o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:

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