Fraudes em Compras Online Caem em 2020. Entenda!

Última atualização em 1 de fevereiro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Pode parecer contraditório, mas não é: em meio a alta avassaladora das compras online, o índice de fraudes caiu de maneira considerável.  

Para você ter uma ideia de quanto o Ecommerce vem crescendo ao longo dos últimos meses, só no 1º semestre de 2020, o setor obteve os seguintes números:

  • Salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando 90,8 milhões;
  • Expansão de 40% na quantidade de usuários, totalizando 41 milhões;
  • Aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões

Assim, era de se imaginar também um crescimento das fraudes nas compras online, não é mesmo?

Pois é…

Houve um alto índice de reclamações no Ecommerce recentemente…

Mas o mesmo não aconteceu em relação às compras online fraudulentas – ainda bem, claro…

Ao longo deste artigo, vamos apresentar os números relativos às fraudes no setor, além de também explicar mais sobre o crescimento do Ecommerce nos últimos meses e o que você pode fazer para evitar fraudes no seu negócio. Acompanhe!

compras-online

Ecommerce Cresce, Mas Fraudes nas Compras Online Diminuem

Segundo o levantamento “Raio-X da Fraude”, desenvolvido pela Konduto, companhia especializada no assunto, as fraudes nas compras feitas online tiveram uma queda de 2,52%, computados em 2019, para 2,07%, em 2020.

A pesquisa verificou dados de mais de 244 milhões de pedidos realizados ao longo do ano passado…

E, com isso, concluiu-se que o Ecommerce conseguiu evitar um prejuízo de cerca de R$ 1,3 bilhão no período. 

Mas não só isso…

O relatório apontou que os meios pelos quais aconteceram as fraudes apresentou uma mudança…

Isto é, houve um crescimento nas tentativas fraudulentas via dispositivos móveis, saindo de 47% registrados em 2019 para 62% no ano passado.  

Além disso, o ticket médio desse tipo de ação permaneceu superior ao das compras legais, ficando R$ 732 frente a R$ 317.

Apesar disso, está nítido que mesmo com a forte alta do Ecommerce nos últimos meses, as tecnologias antifraude parecem estar bem mais eficientes

E mais do que isso…

Hoje, é preciso mais do que nunca saber como se proteger de fraudes no Ecommerce. Principalmente considerando a tendência de crescimento para o setor este ano…

Ecommerce Vai Continuar Crescendo em 2021?

Ao que tudo indica, sim!

De acordo com pesquisa feita EbitNielsen com consumidores ao longo do 4º trimestre de 2020, o setor deve crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões em 2021.

E mais…

O levantamento aponta que as compras online têm tudo para se manterem na preferência dos consumidores, já que 95% dos entrevistados afirmam que pretendem continuar comprando pela internet

Além disso, as compras online podem atingir cerca de 225 milhões de pedidos, representando um aumento de 16%…

Já o ticket médio, por sua vez, tende a ficar em R$ 490, simbolizando uma expansão de 9%. 

E entre as categorias que podem ganhar mais destaque no gosto dos consumidores, estão:

  • Alimentos e Bebidas; 
  • Arte e Antiguidade; 
  • Bebês e Cia; 
  • Casa e Decoração; 
  • Construção

Para resumir, há um prognóstico bem positivo para o Ecommerce em 2021… 

E isso, automaticamente, traz a necessidade de um reforço quando o assunto é proteção quanto a compras online fraudulentas

Contudo, neste ponto do artigo você pode estar se perguntando: mas o que fazer para evitar compras online fraudadas? 

Vamos te dar algumas dicas a seguir…

Como Evitar Compras Online Fraudulentas

Só para deixar claro: as transações fraudadas PRECISAM ser vistas como uma grande preocupação para o seu negócio…

Isso porque o cliente confia no seu Ecommerce ao compartilhar seus dados pessoais para finalizar uma compra. E o mínimo que ele espera em troca é um serviço seguro e eficiente

Além disso, fraudes digitais podem causar vários problemas. Financeiramente, o maior impacto pode ser sentido com chargebacks e multas. 

Diante disso, algumas sugestões para evitar esse cenário desanimador são:

  • Tenha o nome da sua empresa na fatura: isso ajuda a diminuir as chances de chargeback e facilita a identificar o cancelamento real e os cancelamentos de autofraude;
  • Conheça o hábito de compra do seu cliente: caso note alguma mudança no ticket médio de compra online do seu cliente, procure-o para confirmar a compra;
  • Aposte no Pós-Venda: o atendimento não acaba com a finalização da compra! Por isso, fale com o consumidor, confirme a chegada do produto, pergunte se ele está satisfeito com o item recebido etc. 

Ou seja, existem muitas formas de se evitar as compras online fraudulentas…

Basicamente, basta você ficar atento ao que o seus clientes compram, desde o tipo de produto até mesmo a quantidade!

O que realmente não dá é simplesmente ignorar que as fraudes nas compras existem! 

Contrate empresas especializadas em antifraude, ferramentas de gestão de risco e de monitoramento de vendas…

Acredite, isso vai garantir mais eficiência na aprovação de compras e também vai reduzir consideravelmente as chances de o seu Ecommerce ser alvo dessas ações fraudulentas.  

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.