O segmento de farmácia online já é uma realidade no Brasil e tem apresentado um crescimento disparado nos últimos meses, principalmente por conta da pandemia do Coronavírus…
Prova disso são dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que afirma que a compra de remédios no Ecommerce aumentou 120% em faturamento entre janeiro de 2019 e outubro de 2020.
Para quem já atua na área de vendas de medicamentos ou deseja começar nesse segmento, saiba que montar uma farmácia online pode ajudar a promover uma visibilidade maior para o negócio e, consequentemente, alavancar o faturamento.
Nesse sentido, existem algumas determinações impostas pela legislação brasileira para as vendas de medicamentos online. Continue a leitura deste artigo para entender mais detalhes…
O primeiro passo a ser seguido quando o assunto é empreender no mercado de farmácia online, é saber o que a legislação brasileira diz sobre a venda de medicamentos online. Nesse segmento, existem regras que precisam ser seguidas à risca…
A venda de remédios pela internet é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento que regulamenta a comercialização de produtos e serviços farmacêuticos é a RDC nº 44.
Segundo a declaração, algumas práticas são indispensáveis na hora de montar uma farmácia online. Entre elas estão:
Como mencionado, essas são apenas algumas exigências para ter uma farmácia online. Contudo, é de extrema importância conferir a legislação completa para acessar todas as informações com mais detalhes…
Nesse sentido, existem ainda algumas regras sobre a publicidade dos remédios e demais produtos que você precisa conhecer antes de criar o seu negócio de Ecommerce farmacêutico…
A propaganda dos produtos vendidos na farmácia online é um dos pontos que merece mais atenção, isso porque nem todos os itens podem ser divulgados. De acordo com a legislação, a propaganda é permitida para:
É interessante ressaltar que a divulgação de valores dos medicamentos também devem seguir as regras impostas pelo documento…
Segundo a RDC nº 44, é vedada a utilização de imagens, propaganda, publicidade e promoção de medicamentos em farmácias virtuais.
A divulgação dos preços dos medicamentos disponíveis para compra na farmácia ou drogaria deve ser feita por meio de listas nas quais devem constar:
Além disso, o documento destaca que as listas de preços não poderão utilizar designações, símbolos, figuras, imagens, desenhos, slogans e quaisquer outros argumentos de cunho publicitário em relação aos medicamentos.
No caso de remédios controlados, a lógica é a mesma. Além disso, nesses casos é imprescindível a apresentação e avaliação da receita médica pelo farmacêutico. Já em relação aos antibióticos e remédios tarja preta, a venda online é proibida.
Agora que você já conhece as principais regras e exigências para montar uma uma farmácia online, é interessante entender um pouco sobre como deve funcionar a logística desses estabelecimentos…
Uma boa gestão logística é crucial em todo negócio. No caso da farmácia virtual, providenciar uma estratégia delivery eficiente é algo que não deve ser ignorado. Não importa se as entregas serão feitas dentro de pequenas cidades ou para todo o território nacional.
É interessante planejar uma gestão de entregas acessível e rápida para os consumidores. Aliás, quando as pessoas compram medicamentos ou demais itens farmacêuticos, existe uma certa necessidade de urgência. Por isso, organize uma boa gestão de frete caso realmente monte um negócio de farmácia virtual.
Vale mencionar ainda a importância de disponibilizar uma plataforma de pedidos 100% online. Isso pode ser feito através do site da farmácia online, redes sociais, em canais de atendimento como Whatsapp ou de plataformas especializadas. Essas páginas, além de serem úteis para as compras, também, funcionam como ótimos portais de divulgação da loja virtual.
Diante do crescimento expansivo do segmento de farmácia online no Brasil, muitas pessoas que possuem farmácias tradicionais têm migrado para o Ecommerce e integrado lojas físicas e lojas virtuais em uma tentativa de aumentar os canais de venda e de comunicação.
Para você ter uma ideia da expansão das farmácias online pelo país, entre as 15 lojas virtuais que mais cresceram em 2020, 3 delas atuam como farmácias online, segundo pesquisa realizada pela Conversion, agência de marketing digital especializada em SEO.
Ou seja, não há como negar que esse é um mercado promissor, principalmente se for levado em conta as mudanças nos hábitos dos consumidores e as vantagens de vender no Ecommerce hoje.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…