Estou começando

Escola Ensina Como Migrar do Varejo Físico Para o Digital do Jeito CERTO

O varejo de hoje não é mais o mesmo de alguns meses atrás. Reparou que não dissemos “anos”, mas sim “meses”? É isso mesmo: as transformações têm sido tão fortes e constantes, que quem não acompanha o fluxo de mudanças acaba vendo o seu negócio ficar para trás. 

Não é novidade para ninguém que o Ecommerce já vinha apresentando um forte crescimento ao longo dos últimos anos. Mas a pandemia acelerou todo esse cenário nos últimos meses, claro…

Para você ter uma ideia, segundo o IBGE, 4 em cada 10 empresas que paralisaram as suas atividades na primeira quinzena de junho fizeram isso por causa da pandemia do novo coronavírus…

Ao todo, foram cerca de 1,3 milhão de negócios físicos que tiveram suas atividades encerradas de maneira temporária ou definitiva… 

Um cenário bem alarmante… Mas a boa notícia é que há uma solução: migrar para o digital!

Ao longo deste artigo, vamos te apresentar um caminho para você levar O QUANTO ANTES o seu negócio físico para a esfera digital…

O Caminho Para a Digitalização dos Negócios: a Educação!

Não tem jeito: para mudar, é preciso estudar, aprender… A ideia é empreender no varejo digital do jeito CERTO!

É comum hoje ver que muitos lojistas físicos já se deram conta do poder que o Ecommerce tem para alavancar as vendas de um negócio…

Contudo, ou eles não sabem como migrar seus negócios para o digital ou fazem isso da forma errada. 

Sim, é preciso ter um método validado e eficiente

Pense bem: o que adianta ter a sua frente um mercado em pleno crescimento se você não sabe como aproveitá-lo para ampliar o seu negócio?

É justamente neste ponto que entra um tópico CRUCIAL: o conhecimento! É isso mesmo: os empresários do varejo físico estão voltando a estudar!

E uma escola em particular tem se destacado fortemente na hora de ajudar os empreendedores de lojas físicas a migrarem seus negócios para o espaço virtual…

Escola Ecommerce na Prática Ganha Destaque

A verdade é que NÃO dá mais para ignorar o potencial do Ecommerce…

Bruno de Oliveira, CEO da escola Ecommerce na Prática, está bem atento a todo esse cenário há bom tempo. Especialista com mais de 20 anos de experiência em varejo físico e digital, o empresário criou diversos cursos…

Em entrevista recente ao PEGN (Pequenas Empresas grandes Negócios), o Bruno disse:

“Hoje o meu foco é uma escola 100% online, em que a gente ensina os empreendedores a vender através da internet. Há conteúdos, treinamentos, mentorias, consultorias… Sempre com o foco de capacitar o empreendedor a vender qualquer tipo de produto pela internet”, afirma Oliveira. 

E foi com esse pensamento que Bruno de Oliveira criou o Workshop Varejo Digital, específico para quem tem loja física e quer começar a empreender na internet. 

Sobre esse tema, inclusive, o empresário diz que o lojista físico já possui quase todos os elementos para ter sucesso vendendo pela internet:

“Ele já é um empreendedor, entende de varejo, tem fornecedor, produto e, em alguns casos, já tem audiência”, ressalta. 

Ou seja: o trabalho então é levar o negócio físico para o digital! E tão importante quanto isso: é preciso compreender com profundidade como está o mercado de Ecommerce atualmente…

Panorama Sobre o Mercado de Ecommerce Hoje

Para você ter uma ideia, 2020 teve 301 milhões de compras feitas no âmbito digital, representando uma alta de 68,5% em relação a 2019, segundo o relatório Neotrust Compre&Confie.

Além disso, houve um faturamento de R$ 126,3 bilhões, que simboliza uma variação de 68,1% em comparação a 2019…

Mas não só isso…

Os últimos meses foram marcados por verdadeiros recordes no setor. O mês de julho foi considerado o 3º melhor mês da história do Ecommerce, atingindo 1,29 bilhões de acessos em sites de venda…

Além disso, algumas datas comemorativas registraram os seguintes números:

  • Dia dos Pais: R$ 3,5 bilhões, representando uma alta de 41% em relação ao ano passado, que teve um total de R$ 2,5 bilhões;
  • Dia das Crianças: 3,1 bilhões em vendas online, atingindo uma alta de 28% em comparação mesma data no ano passado;
  • Black Friday: R$ 4 bilhões, sendo 25,1% superior a edição de 2019.

Assim, agora que você já sabe o quanto o Ecommerce é hoje um mercado em plena expansão, há uma pergunta que não pode deixar de ser feita: o seu negócio já opera no online?

Se a sua resposta foi “sim”, ótimo. Sinal de que você já está atento para não perder NENHUMA oportunidade de venda. Mas, caso a sua resposta tenha sido “não”, acredite: digitalize o seu negócio o quanto antes, pois há um longo trabalho pela frente…

E o lado positivo nisso tudo é que a tendência para o setor é a de crescimento. Para 2021, espera-se que o comércio eletrônico fature mais de R$ 100 bilhões, atingindo uma alta de 26%.

Sendo assim, tenha em mente que não estar em dia com todas as exigências do mercado e dos clientes pode ser algo determinante para afetar as vendas de um negócio. O varejo de hoje não é o mesmo de alguns meses atrás…

Por isso, vai ser preciso correr para acompanhar o ritmo acelerado de crescimento do setor e, claro, para também ver o seu negócio prosperando em um mercado que não para de crescer.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago