Marketplace

Enjoei planeja IPO Bilionário. Entenda!

Quem vende roupas pela internet certamente já ouviu falar do Enjoei. O marketplace é um dos preferidos tanto dos empreendedores quanto dos consumidores quando o assunto é a venda de roupas usadas. A popularidade da plataforma tem sido tão grande, que a empresa precisou traçar novos planos… O mais recente, inclusive, diz respeito ao pedido de abertura de capital da empresa na Bolsa de Valores do Brasil.  

Na verdade, o ano de 2020 está repleto de IPOs de vários segmentos. Vinhos, cuidados com animais de estimação…

Agora, é a vez de uma empresa do setor de vestuário – mais precisamente, de revenda – fazer a sua estreia na B3. E, acredite, o pedido de IPO já está chamando a atenção de todo o mercado desde sua publicação…

Ao longo deste artigo, vou te mostrar como vai funcionar o IPO do Enjoei. Mas, antes disso, é importante que você saiba o que é exatamente o Enjoei brechó. Confira a seguir. 

O que é o Enjoei?

O que é o Enjoei é simples de responder: um marketplace popular entre os jovens e conhecido por revender roupas já utilizadas.

Contudo, um longo caminho foi percorrido até a empresa se tornar um consagrado marketplace do nicho de moda…

O site Enjoei foi criado em 2009 por Ana Luiz McLaren e Tiê de Lima. No início, eram vendidas apenas peças dos proprietários do blog…

Depois, os amigos também tiveram interesse em vender as suas peças no site… 

E, com o tempo, o blog foi ganhando cada vez mais força dentro do Ecommerce.

Assim, o Enjoei acabou expandindo suas vendas, tornando-se um marketplace que faz o intermédio das venda de roupas de usuários de todo Brasil.

Depois de receber aportes de fundos de investimentos, o site Enjoei se transformou em uma plataforma em que os usuários criam uma espécie de “lojinha virtual” para vender seus produtos. 

Hoje, são mais de 1,9 milhão de vendedores e mais de 1,5 milhão de compradores

Ou seja, um dos maiores marketplaces de moda do Brasil.

O crescimento do Enjoei tem sido tão significativo, que os gestores da plataforma decidiram dar novos passos dentro do mercado, como a abertura de capital na Bolsa de Valores do Brasil.

IPO do Enjoei Brechó pode movimentar mais de R$ 1 bilhão

Mais precisamente: o Enjoei pretende levantar R$ 1,8 bilhão com a sua abertura de capital na B3.

Para isso acontecer, a sua oferta base será primária e secundária…

E a faixa indicativa de preço dos papéis da companhia variam entre R$ 10,25 e R$ 13,75 – mas o valor final será determinado apenas em 27 de outubro. 

Além disso, o total de ações a serem vendidas com o IPO do site Enjoei é de 96.265.123. Contudo, a quantia pode aumentar para 129.957.916, o que vai depender da venda de lotes extras de papéis

Assim, as ações vão estrear no mais alto índice de governança corporativa da bolsa, no Novo Mercado, e com o ticker de nome: “ENJU3”.

Mas não só isso…

O IPO do Enjoei.com será coordenado pelos bancos BTG Pactual, Bradesco BBI, J.P. Morgan, XP Investimentos e UBS. 

E os principais acionistas vendedores são os fundos: Monashees, Bressemer e Aram…

Até o momento, o Enjoei não informou o que pretende fazer com os recursos da emissão de ações novas. Mas sinalizou a intenção de expandir a oferta de produtos.

Dessa forma, fica claro o objetivo de a companhia crescer ainda mais no mercado de varejo…

Mas não necessariamente no setor de varejo direcionado a revenda de roupas. A famosa empresa tem focado em ir além da revenda de peças de vestuário…

Enjoei não é só Venda de Roupas

O Enjoei Brechó ficou amplamente conhecido por ser uma plataforma para a venda de roupas e acessórios usados de pessoas físicas…

Mas a ideia de revender peças ganhou novas proporções ao longo dos últimos anos…

Atualmente, o Enjoei Site também vende móveis, artigos para casa, videogames… 

Desde o lançamento do site Enjoei até 30 de junho de 2020, já foram listados mais de 30 milhões de produtos, com mais de 85 mil marcas…

E parece que o sortimento de produtos tem sido uma estratégia acertada…

Para você ter uma ideia, o volume bruto de mercadorias vendidas do Enjoei atingiu R$ 112,6 milhões no 2º trimestre, o que representou uma alta de 86% ante igual período do ano passado

Em 2019, por exemplo, a empresa teve um prejuízo de 20,8 milhões de reais…

Diante de todo esse cenário, o Enjoei entra para o time das empresas que estão apostando as suas fichas na abertura de capital na B3… E, acredite, não foram pouco este ano…

Enjoei completa um ano repleto de IPOs

É verdade… Quem acompanha o mercado sabe: o ano de 2020 está repleto de IPOs.

De moda, além do mais recente do Enjoei, também aconteceu o do Grupo Soma, que levantou R$ 1,82 bilhão.

A Wine também foi outra empresa que quis fazer a sua estreia na B3. O objetivo da empresa é captar R$ 1 bilhão com o seu IPO…

E, recentemente, também ocorreu o maior IPO do ano até o momento, o da Petz. A varejistas de produtos para cuidados com animais de estimação teve um IPO de R$ 3,03 bilhões, A companhia, inclusive, é a única empresa desse tipo na B3.

Desse modo, a lista é bem longa… 

Durante todo o ano, não foi novidade para ninguém: empresas de diversos setores investiram na abertura de capital dos negócios. 

Cada um ao seu estilo e carregando seus prós e contras no que diz respeito a compra de suas ações…

E o mais recente pedido de IPO, o do Enjoei, tem um diferencial…

A empresa pode simplesmente se tornar o primeiro site de comércio eletrônico nacional na B3 desde a abertura de capital do Submarino em 2005…

E isso, por si só, é algo positivo, principalmente porque a operação acontece em meio a um alto crescimento do Ecommerce nos últimos meses.  O Ecommerce atingiu 38 bilhões em vendas só no 1º semestre de 2020. Ou seja: não dá para ignorar todo esse cenário animador.

Então, gostou das nossas dicas? Inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter para receber mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

Share
Published by
Maria Alice Medeiros

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago