Muito se fala sobre os números atingidos pelo Ecommerce ao longo do ano passado, não é mesmo? Data comemorativas atingiram verdadeiros recordes de vendas, julho foi considerado o 3º melhor mês de toda história do Ecommerce e muitos mais…
O fato é que, SIM, 2020 foi um ano INCRÍVEL para o setor de Ecommerce. Os resultados trimestrais reforçam bem essa questão…
Inclusive, os números obtidos no 4º trimestre comprovam o que todos já sabiam: as compras online vieram para ficar!
Ao longo deste artigo, vamos mostrar os resultados referente ao período, seguindo o recém-divulgado relatório do Neotrust Compre&Confie. Confira!
De acordo com o relatório, o aumento das compras online no período rendeu ao setor um faturamento de R$ 38,6 bilhões, representando uma alta de 55,9% em relação ao mesmo momento de 2019.
Com isso, os gastos médios em compras feitas pela internet ao longo do 4º trimestre registraram um leve aumento…
Isto é, o ticket médio foi de R$ 446,7, o que simbolizou uma alta de 2,9%.
Mas outros fatores ganharam relevância em relação aos números obtidos pelo setor nos três últimos meses do ano…
Logo de início é possível perceber, que mesmo não tendo ocupado o 1º lugar, a região Norte continuou sendo um grande destaque em termos de crescimento…
Dá só uma olhada:
Assim, o Sudeste também continuou na liderança no que diz respeito à participação das regiões no Ecommerce brasileiro.
E mais do que isso…
Algumas estratégias de venda ficaram ainda mais em evidência ao longo do período…
Não tem jeito: está aí um benefício que toda empresa deve ficar de olho na hora de atrair mais clientes para o seu negócio: o frete grátis.
Claro que nem sempre é possível aplicar essa modalidade nos negócios. Na verdade, isso deve ser feito sem afetar a margem de lucro da sua empresa…
Mas, segundo o levantamento Neotrust, muitas companhias conseguiram aplicar o frete gratuito no decorrer do último trimestre de 2020:
Um total de 54% das compras feitas online foram devidamente entregues por meio do frete grátis. Enquanto em 2019, no mesmo período, esse percentual ficou em 48%.
Mas não só isso…
A entrega paga foi a opção escolhida em 46% dos pedidos online, o que simboliza uma queda de 6%.
Além disso, analisando o valor médio do frete, a quantia atingiu um aumento de 15%, chegando a R$ 19,25.
Mas é preciso ressaltar que o relatório mostrou mais informações valiosas…
Isto é: os produtos mais comprados pelos consumidores também chamaram a atenção…
Você vai perceber que os produtos com um ticket médio mais baixo seguiram como os mais procurados, englobando mais da metade do volume de vendas nas primeiras colocações…
E mais do que isso…
Há também as categorias que atingiram um maior faturamento ao longo do 4º trimestre:
Ou seja: as categorias de produtos com valores elevados continuam a ocupar os primeiros lugares no que diz respeito ao faturamento do setor…
Inclusive, a imagem abaixo mostra uma visão geral dos resultados do Ecommerce no período nesse sentido:
Sendo assim, diante desses resultados extremamente animadores, não há como não fazer a seguinte pergunta…
Ao que tudo indica, SIM!
Para você ter uma ideia, 2020 teve 301 MILHÕES de compras feitas no âmbito digital, representando uma alta de 68,5% em relação a 2019.
Além disso, houve um faturamento de R$ 126,3 bilhões, que simboliza uma variação de 68,1% em comparação a 2019…
Fora todos os outros resultados isolados que bateram verdadeiros recordes de vendas em datas comemorativas, como: Dia dos Pais, Dias das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal.
E mais do que isso…
De todos os internautas registrados ao longo de todo o ano, 47% foram novos consumidores!
Na prática, isso significa que a tendência das compras online não é algo passageiro, e vai continuar a crescer nos próximos meses.
E o que isso significa para quem atua no Ecommerce?
Mais possibilidades de vendas e mais chances de alavancar de uma vez por todas os negócios. Isso porque, hoje, ignorar o alto potencial do comércio eletrônico significa desperdiçar VALIOSAS oportunidades de vendas.
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…