Já imaginou vender pela internet sem precisar se preocupar com estoque ou o envio dos produtos? Sim, isto é possível. E o Dropshipping é a opção que está sendo cada vez mais buscada nesse sentido… Contudo, é importante deixar algo bem claro: isso não significa que o modelo de negócios não tenha suas controvérsias ou pontos de atenção.
Para te ajudar a entender como funciona o Dropshipping, elaboramos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre o tema.
E mais do que isso…
Ao longo dos próximos tópicos você vai conseguir descobrir de uma vez por todas se este modelo de negócios funciona ou não para a sua empresa. Acompanhe!
Para entender o que é Dropshipping, um bom caminho é começar desmembrando a palavra…
O termo “Dropshipping” simboliza a junção de duas palavras em inglês:
“Drop”, que quer dizer “largar” ou “deixar”, e “shipping”, que pode significar “transportar”. Neste caso, levar um produto de um lugar para outro.
Assim, na prática, o dropshipping nada mais é do que a terceirização do estoque e da entrega de mercadorias…
E esse modelo de negócios acaba chamando muito a atenção de empreendedores de diversos setores. Principalmente daqueles que estão iniciando sua jornada no Ecommerce, já que é comum nesta fase surgirem muitas dúvidas sobre logística de estrega, gestão de estoque etc.
Contudo, antes de optar pelo Dropshipping, é preciso entender a fundo se o modelo de negócios é mesmo a melhor escolha para o seu negócio. Ou seja, é importante que você conheça as vantagens e desvantagens de se ter um Ecommerce de Dropshipping…
Isto é: desde a facilidade em trabalhar com uma maior gama de produtos, até a dificuldade em estabelecer processos para trocas e devoluções, por exemplo. Mas falaremos em mais detalhes sobre isso adiante neste artigo…
Antes disso, vamos explicar como funciona o dropshipping. Dá só uma olhada…
Basicamente, o Dropshipping é uma tática de gestão de negócios em que o empresário comercializa um produto que ele não possui e nunca terá em estoque…
Ou seja: quando o cliente faz um pedido no site, o varejista adquire o produto a um preço mais baixo com o seu fornecedor, que, automaticamente, ficará responsável pelo envio da mercadoria para o cliente do varejista.
Simples, não é mesmo?
Sendo assim, você, enquanto empreendedor, acaba não precisando lidar com as tarefas mais operacionais da sua loja virtual. É o fornecedor quem cuidará de tudo ligado ao produto em si.
Inicialmente, parece o cenário perfeito para se atuar no setor de Ecommerce, certo?
Mas, como tudo na vida, o Dropshipping possui o seu lado positivo e também os seus pontos de atenção…
Não tendo preocupações com estoque ou envio dos produtos comprados pelos seus clientes, você acaba tendo um baixo custo inicial…
E isso pode fazer toda a diferença na hora de começar um negócio no Ecommerce.
Dessa forma, com o Dropshipping, você paga um fornecedor de acordo com os pedidos que vão sendo feitos…
E por que isso é uma vantagem? Porque não há a possibilidade de você gastar dinheiro com mercadorias que poderiam ficar paradas no estoque.
No início, ter uma variedade muito grande de produtos pode não ser muito bom para os negócios…
Isso porque se uma das mercadorias simplesmente ficar parada no estoque, você terá gastos desnecessários. Ou melhor dizendo, despesas que poderiam ter sido evitadas…
No dropshipping, caso um produto pare de vender, você só precisará apenas removê-lo do catálogo da sua loja virtual.
Diante disso, fica mais fácil apostar em uma variedade maior de produtos e, consequentemente, atrair mais clientes com interesses diversos.
E é válido ressaltar também que isso certamente traz mais agilidade para implementar eventuais mudanças.
Um negócio que atua com modelo Dropshipping pode ter fornecedores em vários países, por exemplo…
E facilita muitos os negócios, principalmente quando falamos dos altos preços dos fretes cobrados para fazer o transporte de produtos tanto dentro do Brasil quanto para o exterior.
Diante disso tudo, fechando parcerias com os fornecedores certos, você consegue expandir seu mercado mais rapidamente que o modelo tradicional.
Se um cliente receber um produto errado – sim, isso pode acontecer já que não é você o responsável pelo envio da mercadoria -, e precisar trocá-lo, isso pode ser um grande desafio…
Para você não ter problemas nesse sentido, todo o processo de troca e devoluções precisa ser alinhado com o seu fornecedor.
E caso ele não tenha apenas você como parceiro, a comunicação para resolver esse tipo de problema pode levar um bom tempo…
O resultado disso?
Um cliente insatisfeito, com uma mercadoria que ele não deseja, e certamente pronto para nunca mais comprar na sua loja.
Pare e pense: todo o trabalho é dividido entre a sua empresa e o fornecedor. Automaticamente, os lucros também serão divididos…
Logo, não dá para escapar: as margens de lucro serão mais baixas. É bom ter em mente que, geralmente, as margens ficam entre 5% a 15%, dependendo do tipo de produto.
Na prática, isso significa que seu crescimento corre o risco de ser menor, o que afeta o seu negócio de diversas formas…
Isto é, não haverá quantias para investir em estratégias de marketing, a possibilidade de disponibilizar descontos para os seus clientes, e tantas outras ações importantes para o sucesso do seu Ecommerce.
Se você tem um perfil empreendedor que precisa ter controle total do seu negócio, este ponto pode ser um pouco complexo…
Isso porque se em algum momento você optar por modificar algum processo da sua loja ou área de logística, por exemplo, você dependerá do seu fornecedor para fazer isso….
E mais do que isso…
Certamente você encontrará grandes dificuldades em convencê-lo a fazer possíveis mudanças. Principalmente porque você não é o único cliente atendido por ele, e uma mudança pode afetar seus outros clientes, logo…
Apesar de algumas dificuldades, claro que é possível trabalhar corretamente com o modelo de Dropshipping…
Veja como:
Quando você pensa em como trabalhar com dropshipping, está aí um ponto CRUCIAL para o seu negócio online ter sucesso: os fornecedores.
No caso do Dropshipping, são eles os responsáveis não só por disponibilizar o produto, mas também entregá-los aos seus clientes…
Por isso, é imprescindível que você tenha não só um, mas dois, três ou mais fornecedores. Isso para que, caso falte mercadoria em um deles, outro pode te ajudar nesse sentido…
Caso você esteja com dificuldades de encontrar bons fornecedores, sugerimos a leitura do artigo “Saiba como Encontrar os Melhores Fornecedores”. Nele, você conhecerá dicas valiosas para trabalhar com os melhores profissionais.
Este ponto vale tanto para os seus clientes quanto para os seus fornecedores…
Isto é, é extremamente importante que você mantenha uma comunicação clara e aberta com os dois…
Com o cliente, você precisa estar disponível para resolver problemas e esclarecer eventuais dúvidas que possam surgir ao longo da compra…
E com o fornecedor, é importante que vocês mantenham contato para impedir atrasos, além de checar a disponibilidade de produtos e resolver possíveis problemas.
A devolução de produtos também é uma realidade para quem vende pela modalidade de Dropshipping…
Por isso, é preciso que você esteja atento a todo o processo de troca e devolução…
Isto é, caso o cliente queira devolver um produto, para quem ele fará isso: você ou o distribuidor?
E mais do que isso…
Se for o distribuidor, ele permite isso?
Sendo assim, atue de forma consciente sobre a possibilidade de trocas e devoluções e, claro, esteja bem alinhado com o seu fornecedor sobre o assunto.
Se você promete ao seu cliente uma entrega em até 5 dias, trabalhe para isso acontecer, claro. MAS, caso algo dê errado, não culpe o fornecedor…
Isso é perda de tempo e só afeta a sua credibilidade diante do seu cliente.
Por isso a comunicação é tão importante! Caso aconteça alguma falha na entrega, fale com o seu fornecedor e tente resolver o problema o mais rápido possível…
E, claro, converse com o seu cliente e tente diminuir sua insatisfação de alguma forma. Mantendo-o informado e mostrando proatividade na hora de resolver o problema, as chances de ele retornar para comprar na sua loja são maiores.
Pode parecer um pouco óbvio, mas tudo vai depender dos seus objetivos enquanto empreendedor…
Deu para notar que por mais que o Dropshipping seja um modelo inicialmente que possui menos custos, ainda existem algumas questões que precisam ser analisadas com toda calma do mundo.
Isso porque o controle do negócio não está totalmente nas mãos do empresário…
E, por isso, trabalhar e ter sucesso com o Dropshipping pode acontecer apenas se você tiver bons fornecedores. Não dá para fugir disso!
Por isso, acredite, se você não contar com parceiros de confiança, vender pela internet por meio do Dropshipping poderá ser um verdadeiro caos.
Gostou do artigo? Então, para não perder essas e outras informações sobre o mercado de Ecommerce, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…