Diversificar as formas de pagamento de uma loja virtual é uma medida fundamental para obter bons resultados de vendas e atrair mais clientes.
Afinal, diante do crescimento exponencial do setor de Ecommerce, o avanço da tecnologia e o surgimento de meios de pagamento instantâneos, os consumidores desejam praticidade na hora comprar…
Por isso, implementar formas de pagamento diversificadas no seu negócio é fundamental para crescer no mercado. Entenda mais detalhes a seguir…
Simples: quando um Ecommerce não disponibiliza as opções de pagamento que os clientes procuram, maiores são as chances de desistência de compra.
Para você ter uma ideia, um estudo recente realizado pela plataforma de Ecommerce Nuvemshop, afirma que 80% brasileiros desistem de fazer compras devido à limitação das formas de pagamento das lojas virtuais.
Logo, imagine a seguinte situação:
O cliente está navegando pelo site do seu negócio em busca de um produto específico. Ao encontrá-lo, ele adiciona o item à sacola e avança para a etapa de finalização da compra…
Porém, esse consumidor pretende pagar via PIX e sua loja disponibiliza apenas cartões de crédito e boleto bancário como forma de pagamento. Logo, o cliente simplesmente desiste da compra e abandona o carrinho.
Uma experiência desagradável, concorda?
Dessa forma, oferecer formas de pagamento online diversificadas aos consumidores é uma maneira de mostrar que o seu negócio está preparado para atender todos os tipos de clientes. Isto é, tanto o que prefere pagar em dinheiro, quanto aquele que escolhe pagar via cartão de crédito.
E mais do que isso…
Diversificar as formas de pagamento da sua loja virtual promove maior fidelização e satisfação de clientes, além de otimizar o fluxo de caixa.
Logo, adaptar o seu Ecommerce às necessidades dos consumidores é crucial para ter uma marca presente no mercado e sair na frente da concorrência…
Por isso, não dá para perder muito tempo: disponibilizar formas de pagamento diversificadas é um passo importante que não deve ser ignorado. Para te ajudar a entender ainda mais o assunto, confira a seguir algumas formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores…
Segundo estudo realizado recentemente pela FIS Global, empresa com foco em produtos e serviços financeiros, os cartões de crédito no Brasil são os métodos mais populares nas compras online, concentrando 43% das transações do Ecommerce.
Sendo assim, fica claro que os cartões de crédito são indispensáveis quando o assunto é vender online…
Afinal, eles estão entre as formas de pagamento preferidas dos consumidores, justamente pela possibilidade de parcelamento da compra, além da facilidade em controlar os gastos através da fatura.
Atualmente, muitas lojas virtuais possuem a opção de salvar os dados do cartão para o cliente efetuar uma próxima compra sem precisar preencher tudo de novo.
Além disso, alguns cartões de crédito também disponibilizam uma função conhecida como débito automático. Isto é, quando um cliente pode pagar uma assinatura anual em parcelas mensais que não consomem o limite do cartão, funcionando como um débito à vista na fatura.
Os boletos bancários são usados, principalmente, para compras em lojas virtuais. Eles podem ser pagos via internet banking, carteira digital, caixa eletrônico do banco em que o cliente tem conta ou até mesmo em casas lotéricas.
Assim, o documento é gerado na hora, com um código de barras que o cliente utiliza para realizar o pagamento…
Diante disso, o boleto bancário é uma boa alternativa caso o consumidor não queira usar o seu cartão de crédito. Então, é válido ter essa opção disponível em sua loja virtual.
Entretanto, essa forma de pagamento é um pouco mais burocrática. Geralmente, o valor é creditado em até três dias úteis na conta do lojista. Com isso, o envio da mercadoria pode levar mais dias para acontecer.
O PIX está cada vez mais presente na vida do consumidor brasileiro e já representa hoje 78% de todas as transações bancárias realizadas no país.
Na prática, essa forma de pagamento promove segurança na transação de valores entre contas pessoas ou empresas, diminuindo o número de intermediários e custos operacionais.
Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, o PIX é o segundo meio de pagamento mais utilizado no Brasil, atrás apenas do dinheiro.
Diante disso, os consumidores declaram preferência pela forma de pagamento por apresentar rapidez e praticidade. Logo, implementar o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central no seu Ecommerce é uma alternativa que não deve ser ignorada.
O link de pagamento é uma solução prática para pagamentos digitais. Por meio dele, é possível realizar vendas em cartões sem precisar de uma maquininha, por exemplo.
Funciona da seguinte maneira:
Um link direto para a página de pagamento é criado e você pode enviá-lo para o cliente por e-mail, SMS ou redes sociais. Assim, o cliente pode escolher pagar via boleto bancário ou cartões de crédito e débito.
Com isso, o consumidor não precisa ir até o site da sua loja virtual para realizar o pagamento e você tem mais agilidade na cobrança recorrente.
Agora que você já reconhece a importância de implementar diversas formas de pagamento no seu Ecommerce e quais são os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores, é hora de saber como escolher as formas de pagamento certas para a sua loja virtual.
Um passo indispensável é conhecer o seu o seu consumidor, isto é, saber quais são os seus principais hábitos…
Para isso, você pode realizar uma pesquisa de opinião. Pergunte sobre como costumam realizar compras em outras lojas, por exemplo. Outra dica é: faça uma boa análise sobre as formas de pagamento. A partir disso, será possível entender melhor sobre cada uma delas.
Logo, pesquise sobre os prazos de recebimentos dos pagamentos, quais seriam possíveis dificuldades para implementação e os possíveis custos extras…
O importante é que as novas formas de pagamento sejam escolhidas de maneira estratégica, a fim de atrair clientes e aumentar vendas. Afinal, diversificar os meios de pagamento pode ser o diferencial da sua loja entre a concorrência e diante dos consumidores.
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