O último dia do evento Digitalks Expo 2021 teve como destaque o painel Tecnologia Avançada em Marketplace: do pedido à entrega, que contou com participações especiais de conhecidas personalidades do mundo do Ecommerce e do varejo em geral.
Durante todo o painel, os profissionais falaram sobre as tendências tecnológicas e das próximas funcionalidades que devem surgir nos players do mercado.
Ambos os temas são de grande importância para quem deseja começar a vender por esses canais…
O Digitalks Expo 2021 começou no dia 30 de agosto e termina, hoje, 2 de setembro.
Sobre este último dia, hoje, logo pela manhã foi iniciado um painel sobre marketplaces. A sessão foi mediada por Talita Lombardi, fundadora do portal Workstars, e contou com a participação de outros profissionais do mercado de Ecommerce como:
O painel começou com a participação do Leandro Soares, que está há quase 10 anos trabalhando com marketplace, fazendo uma associação em relação ao canal de vendas:
“Eu costumo falar que o marketplace está para o mundo online, assim como o shopping center está para o mundo físico. A grande vantagem do marketplace é que você agrega demanda e traz para a plataforma várias pessoas querendo comprar, assim como em um shopping center tem pessoas passando na vitrine da sua loja e isso traz um principal benefício que é a demanda”, conta Soares.
Na sequência, Patricia Cotti levantou uma questão importante sobre abrir um marketplace ou se tornar parte de um player existente. Em seguida, Rafael Scaramucci pontuou as dificuldades do seller em começar a utilizar um marketplace para comercializar os produtos. Ambos os temas discutidos por Soares também…
Em meio a isso, o diretor-executivo de marketplace da Magazine Luiza estimou que 200 mil empresas vendem online. No mundo físico, 5.7 milhões de CNPJs ainda não aproveitam o mar de oportunidades para poder digitalizar seus negócios. Em meio a isso, o canal de marketplace é uma saída para permitir que os pequenos varejistas vendem online…
Complementando essa questão, Bruno de Oliveira comenta que o Ecommerce na Prática tem recebido contato de várias pessoas interessadas em montar um marketplace, mas sem ter a noção do modelo de negócio e o investimento necessário para isso:
“Há 20 anos, duvido que um varejista teria a ideia de montar um shopping para trazer outras lojas para o estabelecimento. Não ia ter ninguém no shopping, logo, não ia ser rentável. Ou seja, montar um marketplace e ser um gerador de demanda para outros lojistas é outro business completamente diferente”, conta.
Logo depois, o CEO enfatiza que muitos empreendedores acham que os produtos podem balizar o marketplace deles. No entanto, o mais importante é a demanda e o volume de clientes que visitam o marketplace…
Durante o painel, Bruno de Oliveira ainda pergunta ao Diretor-Executivo de Marketplace da Magalu sobre o futuro dos players e se há a possibilidade de fornecer multicanalidade aos sellers no futuro. Em relação a isso, Soares comenta:
“A Magazine Luiza sempre acreditou na multicanalidade e que a presença física faz que o online seja viável. É difícil uma operação online ser 100% viável como um todo devido ao custo ser elevado. 50% dos nossos produtos passam pela loja ou são despachados pela loja ou são retirados na loja. Estamos fazendo entregas em menos de 1 hora, logística que só é possível por causa da loja física.”, afirma o executivo.
Além disso, o diretor reforça que no marketplace também deveria existir a multicanalidade. Na verdade, várias dessas funcionalidades já estão em operação com os parceiros Magalu:
“A Magalu permite retirada na loja física e utilizar uma rede de divulgadores que vendem produtos dos nossos parceiros usando nossa plataforma. Por isso, a presença física faz com que a gente consiga servir os nossos parceiros de forma mais barata e eficiente. E a gente já faz isso com o marketplace e como um todo. Para a gente, a multicanalidade é vital para fazer esse movimento acontecer”, completa Soares.
Nesse sentido, o fundador do Ecommerce na Prática comenta sobre as dificuldades enfrentadas pelo consumidor no início das vendas online:
“Lembro quando estávamos começando no mundo do Ecommerce era difícil ir numa loja e comprar com o mesmo preço da loja virtual. Tinha competição e até vendedor que escondia produto. Isso era um algo complexo e, agora, é muito bom pro consumidor que esse momento tenha sido superado, tendo em vista que as lojas físicas estão bem integradas com o digital e com entregas rápidas”, destaca o CEO.
Em seguida, todos os participantes agradecem o convite do Digitalks Expo 2021 e falam sobre seus negócios brevemente. Oliveira aproveita para informar que o Ecommerce na Prática está lançando um treinamento intensivo sobre Mercado Livre completamente ao vivo e gratuito entre os dias 20 e 23 de setembro.
E, em tom descontraído, ainda convida o Diretor de Marketplace da Magazine Luiza para organizar um treinamento online aos sellers do Magalu junto com o Ecommerce na Prática. Um convite que foi bem recebido pelo Leandro Soares…
Assim, de forma geral, as falas no painel foram significativas para os empreendedores que investem no mercado de Ecommerce compreenderem a perspectiva de profissionais renomados do setor. Afinal, o tema da multicanalidade está sempre em pauta devido à alta demanda de um serviço integrado aos consumidores.
Por fim, o encerramento do Digitalks Expo 2021 está marcado para esta quinta-feira às 20h, mas vale lembrar que até lá estão agendadas mais comunicações ao longo do dia sobre Comunicação e Marketing, Gestão e Negócios e Tendências Tecnológicas.
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