Ter mercadorias encalhadas nas prateleiras é um dos grandes problemas de comerciantes e lojistas. Afinal, estoque encalhado é sinônimo de dinheiro parado. Por isso, empresas de todos os portes investem na estratégia de queima de estoque, assim conseguem movimentar esse estoque e lucrar em cima das peças.
Fazer uma queima de estoque pode ser bastante lucrativo, uma vez que o estoque parado começa a virar capital de giro para o seu negócio. Só que uma boa estratégia de queima de estoque envolve selecionar datas específicas, como início ou final de ano, para utilizar o gancho de “encerramento das coleções passadas”.
É claro que isso não é uma regra. Existem marcas que fazem queima de estoque em outros períodos do ano… Para ser bem-sucedido neste sentido, é importante que analise o objetivo das promoções e entenda qual é o momento ideal para anunciá-las.
E não basta apenas diminuir o preço dos produtos…
Você deve ter um bom planejamento para não acabar se frustrando e gerando prejuízo para o seu negócio.
Para que você faça uma queima de estoque eficiente, preparei 9 dicas para te ajudar a tirar o estoque encalhado da prateleira e começar a ter mais capital de gira no seu negócio. Confira abaixo:
Antes de começar, de fato, o seu planejamento de queima de estoque, você precisa saber qual é o seu objetivo com ele.
Não se deve fazer uma queima de estoque só pelo calor do momento ou porque todo mundo está fazendo. Tenha em mente esse tipo de estratégia tem um objetivo e você deve ter claro qual é o seu.
Você quer acabar com o estoque encalhado? Ganhar mais visibilidade e novos clientes?
Quais são seus motivos para fazer uma queima de estoque?
Promoções sem objetivos podem acabar afundando o seu negócio. Além disso, dependendo do seu objetivo, seu planejamento será diferente.
Portanto, antes de começar a planejar sua estratégia, entenda onde você quer chegar com ela.
Depois que você descobriu qual é o seu objetivo com a queima de estoque, deve começar o planejamento.
Um dos itens indispensáveis no planejamento da queima de estoque é o período em que a promoção vai existir. Ela precisa ter começo, meio e fim. Essa informação deve estar bem definida, pois é a partir dela que você vai criar ações de divulgação.
Analise a melhor época para fazer uma promoção. Ela não precisa, necessariamente, seguir o algum padrão de mercado.
Nesse passo, você deverá definir quais serão os produtos que entrarão na queima de estoque.
Uma dica aqui é priorizar aqueles produtos que estão há muito tempo no estoque. Você pode se surpreender, mas esse tipo de produto costuma ter uma boa saída na queima de estoque no Ecommerce.
Quando estiver definindo os produtos, evite colocar aqueles recém-lançados. Oferecer promoções para esse tipo de produto acaba fazendo com que o consumidor não compre por um preço mais caro futuramente… Ou seja, você acaba desvalorizando o seu produto.
Assim como para vender qualquer produto é preciso definir o público-alvo, em uma promoção não é diferente.
Não ache que, em uma promoção, você estará vendendo para “qualquer um que quiser comprar”. Para que sua estratégia seja eficiente, é preciso fazer uma segmentação, pois você deve criar ações para quem realmente tem interesse nos descontos que vai oferecer.
Em muitos casos, o público dos seus produtos da queima de estoque são seus próprios clientes, aqueles que já têm cadastro no seu negócio. Usar o e-mail marketing, neste caso, pode ser uma ótima forma de comunicar sobre a promoção.
Se seu objetivo for atrair novos clientes, você deve entender essa persona para pode se comunicar da melhor forma.
Existem diversos tipos de promoção e vai depender do tipo de objetivo que você definiu. Algumas das promoções possíveis são:
Normalmente, a maioria dos lojistas faz queima de estoque porque os itens que estão há um tempo encalhados na prateleira… E a troca desse tipo de produto gera um grande estresse, pois pode não haver mais unidades para repor.
No entanto, não tem como fugir. A devolução de produtos é um direito do cliente (veja aqui 4 dicas para lidar com trocas de devolução) e é importante que as políticas da promoção estejam bem definidas e claras para não ter mais problemas.
Alguns lojistas aumentam o preço dos produtos um tempo antes da queima de estoque. Isso é um grande erro e acaba com a confiança do seu cliente na sua marca.
Mesmo que você precise aumentar o valor dos produtos que não estarão na promoção, espere até a queima de estoque passar para fazer isso.
A divulgação é a parte em que você vai avisar ao seu público-alvo sobre a sua queima de estoque. E como o seu objetivo é vender os produtos definidos, você precisa criar ações que sejam persuasivas, atraindo a atenção do consumidor.
Mas seja claro, objetivo e sincero em suas ações de marketing, pois nada mais frustrante para o cliente criar uma expectativa sobre um anúncio e acabar encontrando outra coisa.
Uma queima de estoque é uma ótima estratégia para quem quer colocar em circulação os produtos encalhados e aumentar o capital de giro de um negócio. Mas é preciso que seja feito um bom planejamento para que o objetivo seja alcançado.
Para monitorar a entrada e saída dos produtos em estoque, é importante ter um bom sistema de gerenciamento. Especialmente em momento de grande fluxo na loja, ter uma gestão integrada facilita a sua vida e evita problemas com o cliente.
Se você tem uma loja virtual, uma boa indicação é apostar em um ERP. Ele vai te ajudar a centralizar todos os processos, de forma que sua gestão será mais organizada e simples.
Se você vende apenas em marketplaces ou seu ERP não integra com todos os marketplaces onde vende, um HUB pode te ajudar. O HUB vai integrar tanto com o ERP quanto com os marketplaces, o que também auxilia na gestão do seu estoque e evita problemas.
Nesses sistemas, a última unidade do seu produto, que está sendo anunciado em três canais de venda, se for vendido em um deles, fica automaticamente indisponível nos outros duas… o que evita dores de cabeça no futuro.
Esse tipo de gestão automatizada facilita muito vários processos no seu negócio.
Se você deseja melhorar a gestão do seu empreendimento e saber mais sobre essas ferramentas de gestão, confira o artigo abaixo:
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