Marketing e Vendas

Como fazer um pré-lançamento de Sucesso

Despertar o interesse e o desejo por um produto antes mesmo dele entrar no mercado é uma estratégia que pode ser usada para aumentar a sua demanda e o número de vendas. E o método do pré-lançamento é uma das formas mais eficazes para atrair a atenção dos clientes nesses momentos.

Vou te explicar, ao longo desse artigo, o que é um pré-lançamento e como pode aplicar no seu negócio.

O que é um pré-lançamento?

Se você nunca ouviu falar disso ou até ouviu, mas não entendeu bem, vou explicar: o pré-lançamento tem o intuito de fazer o cliente já ter garantia da aquisição do produto antes que ele seja realmente lançado. Isso faz com que as pessoas que participam desse pré-lançamento se sintam especiais.

Normalmente, esse tipo de estratégia é direcionada a um público fiel da marca, de forma a estreitar ainda mais o relacionamento com eles. Uma vez que esse grupo de consumidores é responsável por grande parte do faturamento da empresa, ele acaba se sentindo importante e reconhecido – o famoso VIP.

Além disso, toda a divulgação desse produto, se bem feita, acaba despertando interesse em outras pessoas. 

Por quê? Porque elas passam a imaginar o que de tão incrível esse produto tem para que, antes do lançamento oficial, ele seja vendido para um grupo seleto de pessoas…

Esse tipo de estratégia gera curiosidade em torno do produto e, com isso, a demanda por ele tende a aumentar.

Mas como fazer um pré-lançamento tão incrível que faça os clientes seletos comprarem e ainda despertar a vontade de outras pessoas pelo produto?

Confira abaixo as dicas!

Como fazer um pré-lançamento de sucesso

1 – Avalie as necessidades dos seus clientes

Antes de tomar qualquer ação no seu negócio, você precisa avaliar quais são as necessidades e desejos dos seus clientes para saber se estão alinhados com seus objetivos. Quando você não faz esse tipo de análise, as chances dos seus objetivos não darem certo aumentam muito.

Imagina oferecer um produto ou serviço que a maior parte do seu público não está interessado… provavelmente você não terá bons resultados.

Portanto, procure alinhar seus objetivos de forma que ajude o seu público a resolver algum problema, atenda a alguma necessidade ou realize algum desejo dele.

2 – Analise o seu histórico de vendas

Outra análise importante que você deve fazer é em seu histórico de vendas. Lá, você tem as informações sobre as compras dos clientes e pode fazer um planejamento focado no público certo.

Por exemplo: com o histórico, você sabe o que os clientes compraram, quando compraram, quanto gastaram, quais são os períodos em que eles mais compram, etc. Essas informações são muito importantes, porque você consegue planejar sua estratégia de forma mais econômica e que tenha um bom retorno.

A partir dessas informações, você sabe quais são os clientes que compram com mais frequência em sua loja e pode selecioná-los para um grupo seleto que vai receber a mensagem de pré-lançamento. Escolha aqueles que têm mais potencial de comprar o produto.

3 – Ofereça condições especiais

Um pré-lançamento vai além do cliente ter vantagem de comprar antes dos outros… é preciso ter uma condição mais especial. Afinal, se o consumidor puder comprar o mesmo produto sem nenhuma vantagem a qualquer momento, ele não tem motivo para comprar no período estipulado do pré-lançamento.

Portanto, crie alguma vantagem, como descontos para pagamentos à vista, brindes, cupons de descontos, prazo de troca estendido, etc. Crie condições que façam o cliente se sentir importante e que a oferta seja tão imperdível que ele vai sentir que estará perdendo a oportunidade se não aproveitar.

Mas lembre-se: cumpra com o que você estipular como condição especial para o pré-lançamento, pois o seu cliente é importante e não adiantar nada se ele tiver uma experiência negativa em um tratamento que era para ser VIP. 

4 – Defina um cronograma

O pré-lançamento deve ter um tempo bem definido e curto. Aproveite para usar esse período para estimular a curiosidade dos clientes que não estão dentro do grupo apto a comprar neste momento. 

Além disso, use esse tempo para despertar o desejo desses clientes a estarem nesse grupo seleto. Crie ações que façam eles se interessarem por receber esse tipo de vantagem nos seus próximos lançamentos.

5 – Invista na divulgação

Depois de todo o seu planejamento para o pré-lançamento, é a hora de divulgar! Divulgue para o seu grupo seleto de forma que eles se sintam importantes.

Uma das formas mais usadas para isso é através do email. Crie emails personalizados, que aproxime ainda mais o seu cliente de você.

Além disso, divulgue não só para seus clientes que terão as vantagens de comprar antes de todo mundo, mas para todos. 

Divulgando o pré-lançamento nas redes sociais, por exemplo, pode mostrar aos outros clientes que a sua marca valoriza seus consumidores e dá boas vantagens para quem é cliente fiel. Isso pode estimular outros a comprarem mais na sua empresa para obter essas oportunidades futuramente.

Mas não esqueça que esse tipo de divulgação precisa ser clara… não deve conter só informações sobre o pré-lançamento, mas também o perfil de quem se encaixa nesse grupo seleto. 

Como ter mais clientes fiéis à sua marca

O pré-lançamento pode ser uma boa estratégia para o seu negócio garantir um bom faturamento. E, se bem trabalhado, tem tudo para despertar curiosidade no seu público.

Esse tipo de técnica faz com que o seu cliente perceba o quanto você presta atenção nele e se importa em dar o melhor atendimento. Você acaba criando uma experiência positiva entre a sua marca e ele. 

Cada vez que ele percebe que é bem atendido, mais chances tem de voltar a comprar com você. Além disso, tem grandes chances dele não só consumir mais, como também se tornar um fã da sua marca e divulgá-la para todo mundo.

Se você deseja não só atrair mais clientes para o seu negócio, mas também fidelizá-los, deve investir no marketing de relacionamento. 

Para saber como melhorar seu atendimento, criar experiências positivas no seu público e aumentar suas vendas, confira o artigo abaixo sobre Como o Marketing de Relacionamento Ajuda a Vender mais:

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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