De acordo com pesquisa do Ibope E-commerce, empresa focada em análises de dados e insights do comércio eletrônico, cerca de 83% das compras não são finalizadas nas lojas virtuais. Algumas das razões para essa alta taxa de abandono de carrinhos de compras são o frete e o prazo de entrega.
Então como diminuir o abandono de carrinho de compras no ecommerce?
Se antes a compra parecia vantajosa para o consumidor, quando ele se depara com o preço final junto com o frete ou percebe que terá que esperar muito tempo para receber o produto, automaticamente pode acabar desistindo da operação.
Os carrinhos abandonados são um dos grandes problemas que os lojistas enfrentam no e-commerce. Para ajudar a contornar esse obstáculo e aumentar suas vendas, separamos para você cinco dicas que podem contribuir para que o seu cliente vá até o fim do procedimento.
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Confira abaixo alguns dos principais insights que devem ser seguidos se o que você está buscando é diminuir o abandono do carrinho de compras em sua loja virtual!
Algumas lojas oferecem valores baixos pelos seus produtos, mas, em contrapartida, cobram uma taxa de frete muito alta, bem acima do praticado no mercado.
O cliente tende a sentir no bolso, gastando mais com o preço de entrega do que com o produto que quer levar. Por isso, ofereça fretes com valores justos para não assustar o consumidor ao final da compra.
É importante também que sua loja tenha diversas opções de entrega. Dessa forma o cliente pode escolher a opção que mais lhe agrade, seja pelo preço ou pelo prazo que ele terá que aguardar para receber o produto.
Não há cliente que não desanime de finalizar uma compra quando precisa preencher um cadastro que solicita infinitas informações.
Se o seu objetivo é diminuir o abandono do carrinho de compras em sua loja virtual, peça apenas os dados necessários para efetuar a venda de forma segura: nada de diversas etapas para a conclusão do pedido!
Mande um e-mail mostrando os produtos que o consumidor abandonou no carrinho. Aproveite e ofereça um cupom de desconto para incentivá-lo a finalizar a compra.
Como já foi dito, geralmente o consumidor desiste por causa do preço final, e o desconto pode reanimá-lo a concluir a compra.
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Facilite a vida do cliente que está com dúvidas sobre determinado produto. Às vezes a indecisão sobre algum aspecto da compra faz com que ele desista.
Não deixe de oferecer diversas formas de atendimento (como o chat on-line, por exemplo).
Alguns consumidores gostam de verificar seus pedidos várias vezes antes de finalizar a compra. Deixe os itens do carrinho visíveis ou de forma que o usuário tenha fácil acesso ao que pretende comprar, sem que ele precise voltar várias páginas para isso.
E, por fim, não se esqueça de que a experiência do usuário no site da sua loja virtual é um item indispensável.
É importante que todas as funcionalidades do seu e-commerce estejam funcionando corretamente, além da qualidade de entrega, atendimento, processos de compra integrados e informações disponíveis para o cliente.
Tudo isso são questões que o consumidor leva muito em conta na hora de finalizar uma compra, e você pode manter essa organização e funcionalidades com uma boa plataforma de e-commerce com gestão integrada.
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