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Cupons e cashbacks movimentam mais de 1 Bilhão no Ecommerce

Os cupons e cashbacks movimentaram mais de 1,5 bilhão de reais no Ecommerce no primeiro trimestre deste ano, um marco importante para esse modelo de pagamento. Só o portal de ofertas Cuponomia foi responsável por cerca de um terço desse valor (equivalente a 500 milhões de reais).

O fator que mais contribuiu para esse movimento foi o isolamento social…

Uma vez que a crise impactou o bolso dos consumidores, eles optaram por comprar em lugares que possuíam algum benefício, como o cashback.

Nesse modelo, não só os consumidores saíram ganhando, como também os Ecommerces que apostaram na opção…

Vou te explicar a razão disso:

Como funciona o Cashback e sistema de cupom?

Literalmente, Cashback significa “dinheiro de volta”. Então, esse modelo oferece de volta para os clientes uma parte do valor que eles pagaram na compra.

O objetivo do cashback é fazer o consumidor acumular esse dinheiro que recebe de volta. Quanto mais ele gastar, mais vai receber cashback. 

E funciona basicamente assim:

Um Ecommerce vende um tênis por 200 reais e oferece 10% de cashback. Ou seja, o cliente que comprar esse tênis vai receber de volta 20 reais para gastar em uma compra futura.

E detalhe: algumas plataformas de cashback oferecem ao cliente a possibilidade dele usar o dinheiro na mesma loja em que ele realizou a compra ou em outra. Inclusive, algumas oferecem até a opção do consumidor sacar o dinheiro desse cashback.

Já os cupons têm o objetivo de oferecer ao cliente um desconto na hora da compra. Mas, diferente dos cashbacks, em que o dinheiro vai acumulando, os cupons normalmente possuem data limite para serem usados.

Essa validade faz parte de uma estratégia de cada negócio. Seja para atrair clientes, fidelizá-los, aumentar o ticket médio…

O cashback ganhou fama devido a sistemas como Meliuz e Ame Digital; enquanto isso, os cupons já são mais antigos e são febre desde a época de Peixe Urbano e Groupon.

Embora pareça estranho a princípio, utilizar esses dois modelos na estratégia de venda se tornou algo extremamente lucrativo para os lojistas…

Isso porque os clientes passaram a entender que têm um benefício claro ao comprar com essas ferramentas, o que ajuda na hora da escolha entre determinada loja e sua concorrente.

Algumas categorias de concorrência acirrada, inclusive, se destacam no uso de cashback e cupons. Veja:

Uso de Cashback e Cupons por categoria

Os dados a seguir são com base em uma pesquisa da Cuponomia, mas retratam bem o cenário geral. De acordo com a empresa, foram utilizados cerca de 30 milhões de cupons em seu site só no primeiro trimestre de ano e 6 milhões de reais devolvidos em forma de cashback. 

O valor desses meses iniciais de 2020 representam o mesmo valor alcançado em todo o ano de 2019.

As categorias em que os descontos mais foram utilizados foram Alimentos, Moda, Delivery, Smartphones, Eletrodomésticos, Beleza, Informática, Bebê e Criança, Utilidades domésticas e TV.

Em relação aos cupons de serviço de delivery, houve um crescimento de 400%. Já os cupons de descontos em supermercados e farmácias online subiram 200%. Os jogos online e serviços streaming tiveram um crescimento de 150% e 100%, respectivamente.

Os dados ainda apontaram as regiões que mais possuem consumidores usando o serviço são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia.

Vantagens de oferecer Cupons e Cashbacks

Sair na frente da concorrência é um dos grandes desafios dos negócios…

Ainda mais quando o segmento tem grandes marcas consolidadas no mercado. 

Por isso não basta apenas ter um excelente produto ou um bom atendimento; os clientes buscam benefícios e vantagens que elas podem oferecer. E os cupons e cashbacks são formas de destacar as marcas da concorrência. 

Uma vez que são vistos como benefícios adicionais, estimulam a compra, fidelização e, consequentemente, o crescimento da marca. 

Confira aqui algumas das vantagens de se usar cupons de descontos e cashbacks nos negócios:

1- Atrair novos clientes

Oferecer cupons e cashbacks atrativos para a primeira compra desperta o interesse das pessoas que nunca compraram de uma marca. Criar campanhas exclusivas para oferecer descontos é uma das melhores formas de atrair novos clientes.

2- Aumento do ticket médio

Você pode incentivar os consumidores a gastarem mais ao oferecer cupons ou cashbacks válidos apenas para compras acima de um determinado valor. Assim, você aumenta o ticket médio e o cliente não perde o benefício.

3 – Marketing de relacionamento

Um bom relacionamento com os clientes ajuda a fidelizá-los. Oferecer cupons e cashbacks para eles é uma ótima forma de fazer isso. 

É importante que você conheça o perfil de cada um dos seus consumidores para oferecer as melhores vantagens. Quanto mais personalizada for a abordagem para oferecer descontos, melhor.

4 – Incentivo à conclusão da compra

No Ecommerce brasileiro, o número de carrinhos abandonados é muito alto e há diversos motivos para isso. Usar cupons e cashbacks são ótimas formas de estimular essa compra que poderia ser abandonada. 

Uma dica é usar gatilhos mentais para chamar a atenção desses benefícios. Por exemplo, usar o tom de urgência ou de escassez, avisando ao consumidor que aquela oportunidade tem grandes chances de acabar.

6 – Aumento das vendas em períodos de baixa

É comum que, em alguns períodos do ano, as vendas caiam. Os cupons e cashbacks são uma forma de incentivar a compra e reduzir esses impactos sazonais. 

Como implementar Cashbacks e Cupons de desconto

Antes de implementar os cashbacks e cupons em um negócio, os lojistas precisam tomar alguns cuidados…

Um deles é ter prazo de validade.

Definir uma data para acabar cada tipo de campanha é uma estratégia que faz o cliente voltar a comprar, pois sabe que vai perder o benefício. Se o consumidor receber os bônus sem uma data limite, ele pode acabar ignorando o bônus e comprando do concorrente.

E outro ponto que deve ser levado em conta é a margem de lucro do negócio. É preciso pensar muito bem em como oferecer os cupons e cashbacks para não sair no prejuízo.

Portanto, antes de sair oferecendo essas vantagens, avalie o caixa da empresa e entenda como criar uma estratégia de cupons e cashbacks para que o consumidor continue comprando, aumentando o lifetime value do cliente.

Cashback, o futuro da fidelização de clientes?

Focar em só atrair clientes novos é um dos grande erros que alguns empreendedores cometem. Uma estratégia paralela que se deve ter é continuar a conquistar aqueles consumidores que já compraram da empresa.

E o cashback tem uma grande importância nisso…

A expectativa é que os consumidores brasileiros busquem cada vez mais esse tipo de benefício, onde tem a sensação de ganhar algo da empresa na qual está comprando. 

E à medida em que mais empresas adotarem a prática, ela tende a ser não mais só um diferencial, mas obrigação para que as marcas se tornem competitivas. Um movimento que, há alguns anos, aconteceu também com o uso de frete grátis.

Maria Alice Medeiros

Maria Alice Medeiros é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Desde 2013 atua com produção de conteúdo em diversas áreas, como: Cultura, Direito, Empreendedorismo e Educação. Hoje, é Editora do Portal Ecommerce de Sucesso, e busca levar notícias e conteúdos diários para empreendedores, profissionais e investidores, sempre com uma perspectiva fundamentada e imparcial, apontando as implicações reais de cada nova informação dentro do mundo dos negócios.

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