O contrato com os Correios quase sempre causa dúvidas no empreendedor que está começando. A partir do momento em que o seu ecommerce faz a primeira venda, é completamente natural que a questão torne-se cada vez mais urgente.
Percebendo que ainda não temos nenhum texto sobre o assunto por aqui, a equipe Ecommerce de Sucesso resolveu criar um pequeno guia que vai responder a todas as suas perguntas sobre o tema:
Confira todas essas respostas no texto de hoje!
Antes de partir para níveis mais detalhados sobre o assunto, temos que desfazer uma confusão que sempre acontece quando falamos sobre esse contrato.
Ao contrário do que alguns pensam, o contrato com os Correios não serve apenas para ecommerce, podendo ser feito também por qualquer outra empresa, seja ela um escritório, loja física ou banca de jornal.
Nesse caso, não há limite mínimo para o contrato com os Correios, o que existe é uma fatura que chega todos os meses… Tudo o que você gasta com os Correios vem nessa conta, que funciona mais ou menos como uma linha de crédito.
Se essa conta “estourar”, ou seja, se o limite máximo de gastos for ultrapassado, você fica impossibilitado de realizar novos pedidos, tendo que pagar a fatura para que mais crédito possa ser liberado — exatamente como acontece com um cartão de crédito.
Agora que você já entendeu que o serviço de ecommerce pode ou não estar incluso no seu contrato com os Correios, vamos falar um pouco mais sobre esse serviço especializado (que é o que realmente interessa).
Há algum tempo os Correios possuiam a modalidade eSedex para atender as operações de ecommerce do país. Se você quiser saber um pouco mais sobre por que ela foi descontinuada, basta dar o play no vídeo abaixo (quem fala é o especialista Bruno de Oliveira):
Com o fim do eSedex, os Correios logo lançaram outro serviço focado em atender a demanda de quem vende pela internet: o próprio Sedex. Foi aí que surgiram os Sedex 1, 2 e 3:
Sedex 1: limite mínimo de R$15 mil a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 50%.
Sedex 2: limite mínimo de R$5 mil a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 40%.
Sedex 3: limite mínimo de R$500 a serem gastos mensalmente com os Correios. O lojista ganha um desconto que gira em torno de 30%.
Se você chegou até aqui e está perguntando-se sobre como fazer um contrato com os Correios, provavelmente gasta pelo menos R$500/mês com as entregas, certo?
Se for o caso, é muito simples: entre em contato com a agência mais próxima e peça orientações detalhadas para prosseguir com parceria. O contrato com os Correios costuma demorar de 60 a 90 dias para ficar pronto.
Tem mais dúvidas sobre o assunto? Então não se esqueça de deixar um comentário abaixo… Sua opinião é sempre muito importante para nós!
E se você já tem ou está pensando em montar um ecommerce, não pode deixar de conhecer o Ecommerce na Prática, maior blog do Brasil sobre comércio eletrônico.
Comandado pelo especialista Bruno de Oliveira, o ENP traz artigo diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais… Acesse o site e bons estudos!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…