Todas as Notícias

Qual é o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil? [ATUALIZADO]

Segundo a consultoria Ebit, cerca de 25,5 milhões de brasileiros compraram pelo menos uma vez pela internet durante o primeiro semestre de 2017. Se você quer fazer sucesso nas vendas online, é melhor começar a entender quem são essas pessoas…

Identificar o perfil do consumidor do ecommerce, além de trazer mais clareza para o seu planejamento, também pode quebrar alguns estereótipos importantes dentro da sua cabeça.

>> Palestra Online: “Como Montar seu Ecommerce do Zero” (Grátis)

Quer entender melhor qual é o perfil das pessoas que fazem compras pela internet atualmente no Brasil? Então continue com a gente até o final do texto — todos os dados que você vai conferir pertencem à 36ª edição do relatório Ebit Webshoppers.

Qual é o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil?

Para facilitar a sua vida, segmentamos este pequeno guia em 4 tópicos: gênero, idade, geografia e renda. Confira:

Gênero

Quando a questão é o gênero, não existe muita novidade em relação ao perfil dos e-consumidores no Brasil. Bem como aconteceu em 2016, homens e mulheres seguem praticamente iguais na participação em compras online.

As mulheres representam 50,04% da fatia total dos consumidores. Já os homens são 49,96%.

Idade

Quando o assunto é a idade do consumidor do ecommerce brasileiro, surgem algumas surpresas.

Podemos começar dizendo, por exemplo, que pessoas acima de 50 anos são responsáveis por realizar 31% dos pedidos na internet. Isso prova que, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não é só quem tem 20 e poucos anos que compra pela internet.

A parcela da população que mais consome na internet tem entre 35 e 49 anos (38%), seguida pelos maiores de 50 que já citamos. Em terceiro lugar temos as pessoas entre 25 e 34 anos (23%) e, por último, jovens com menos de 24 (8%). A idade média do consumidor do ecommerce no Brasil é de 43 anos.

Veja a comparação dos dados de 2017 em relação ao que foi observado em 2016:

Geografia

A região mais compradora do ecommerce nacional foi o Sudeste, com 62,8% dos pedidos. Em seguida temos o Sul (14,7%), o Nordeste (12,6%), o Centro-oeste (7,3%) e o Norte (2,5%).

Renda

Quando estamos discutindo o perfil do consumidor do ecommerce no Brasil, também é muito importante entender a renda familiar dessas pessoas. Isso nos dá uma noção mais clara, principalmente, sobre quais classes sociais estão mais e menos engajadas com as compras pela internet.

O levantamento realizado pela Ebit mostra que 33,4% dos e-consumidores brasileiros têm renda familiar inferior a R$3 mil. Outros 23,7% apresentam renda familiar entre R$3 mil e R$5 mil e 18,3% ainda possui renda familiar entre R$5 mil e R$8 mil.

Um destaque importante, neste tópico, vai para o alto consumo proveniente das classes mais altas da população. Pessoas com renda familiar acima de R$8 mil foram responsáveis por quase 25% dos pedidos totais.

A renda familiar média do consumidor do ecommerce no Brasil é de R$5.573.

Conclusão

Quando o assunto é o perfil do consumidor do ecommerce, muitos são os estereótipos que permeiam a mentalidade dos empreendedores. Alguns acham que somente os jovens fazem compras online, outros pensam que as classes sociais mais altas não se interessam por comprar na internet…

A verdade é que, com a popularização da internet, praticamente todos os públicos estão conectados — e isso só vai aumentar nos próximos anos. Não importa se você quer vender produtos para jovens de classe C ou para idosos de classe A/B, seu público-alvo está na internet!

Palestra Online: “Como Montar seu Ecommerce do Zero” (100% Grátis)

Agora que você já sabe qual é o perfil dos e-consumidores no Brasil, pode ser que esteja mesmo decidido a montar o seu negócio na internet… Se esse for o caso, temos uma excelente notícia para dar!

A Palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, do especialista Bruno de Oliveira, está disponível de forma GRATUITA neste exato momento. Na apresentação, que tem 1 hora de duração, Bruno revela um passo a passo detalhado para quem quer tirar o seu negócio do papel.

Se interessou? Então não perca tempo: clique no banner abaixo e reserve já uma vaga para a próxima sessão!

 

Redacao Ecommerce de Sucesso

Nós acreditamos que o empreendedorismo muda a vida das pessoas. Por isso, compartilhamos ideias de empreendimento, casos de sucesso, notícias inspiradoras e dicas para dar os primeiros passos no seu negócio, seja ele qual for.

Share
Published by
Redacao Ecommerce de Sucesso

Recent Posts

Ecommerce na Prática Lança ‘Jornada Loja Virtual do Zero’

Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…

1 ano ago

Lojistas de Shoppings Pedem Redução de Funcionamento Diante ao Avanço da Ômicron

A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…

1 ano ago

Twitter Inicia Testes de Reação em Vídeo e Foto Para Tweets

O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…

1 ano ago

França Multa Google e Facebook Por Gestão de Dados de Usuários

A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…

1 ano ago

Nubank Adere ao Pacto Global da ONU

A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…

1 ano ago

Uber Eats Encerra Entregas de Restaurantes no Brasil

A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…

1 ano ago