Não dá para ignorar: o poder de vendas que o Instagram tem hoje é MUITO grande. Entretanto, mesmo com tanta popularidade e potencial, descobrir como vender pelo Instagram ainda é um mistério para muitos empreendedores…
E entre as principais dúvidas de quem ainda não utiliza a ferramenta para alavancar as vendas está a dificuldade em alcançar e engajar os clientes…
Realmente, conseguir isso requer um tanto de dedicação e esforço. Mas não é nada impossível!
Ao longo deste artigo, vamos te mostrar 10 dicas cruciais sobre como vender mais no instagram…
Mas, antes disso, vamos começar pelo básico? O entendimento de todo o potencial de vendas da ferramenta…
Dá só uma olhada!
Se você ainda tem dúvida, vamos acabar com ela de uma vez, ok?
SIM, o instagram é um canal de vendas!
Aliás, a ferramenta já deixou de ser uma simples rede social para compartilhamento de fotos há muito tempo…
Para você ter uma ideia, só nos últimos meses, o aplicativo conseguiu superar o Facebook em 31% em termos de audiência. O total de interações foi quase 19 vezes maior, de acordo com o relatório da Socialbakers.
Mas não só isso…
Hoje, o aplicativo conta com 1 bilhão de usuários ativos por mês. E, deste total, 95 milhões são usuários brasileiros…
Ou seja, não é à toa que o Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo!
Mas, se neste ponto do artigo você estiver se perguntando: e por que será que o Instagram é tão bom assim para vender produtos?
Bem, você precisa levar em conta que o famoso “Insta” é uma rede social bastante visual, o que favorece muito as empresas na hora de divulgar seus produtos…
A pergunta de ouro nisso tudo é: como vender mais pelo Instagram, então?
Se você não sabe como fazer vendas pelo Instagram ou, se já comercializa produtos por lá, e ainda não conseguiu alavancar as suas vendas…
… fique atento, pois existem estratégias CRUCIAIS para a sua empresa ter sucesso na ferramenta!
É o que vamos te mostrar a seguir…
Não adianta muito divulgar os seus produtos pelo seu perfil pessoal, certo?
Assim, se você ainda não tem um perfil comercial da sua empresa no Instagram, crie um imediatamente!
Isso não significa que você não possa falar sobre sua empresa e produtos na sua conta particular. Não é isso…
A questão é que, quando o assunto é vender pelo instagram, o passo principal é a sua empresa ter o próprio perfil. Isso dá mais segurança para o cliente na hora da compra e reforça o posicionamento da marca diante da audiência.
Simples assim: cada coisa em seu lugar…
O Instagram Shopping é um recurso que permite aos empresários inserirem links de seus produtos nas fotos publicadas no feed de suas marcas…
Ou seja, entre as abas principais, há uma seção direcionada ao Instagram Shopping, com um ícone de uma sacola de compras.
Assim, para criar sua loja é bem simples:
Basta conectar a sua conta a um Catálogo do Facebook ou criar um novo.
Depois, vá em “Gerenciar” e comece a adicionar os seus produtos. Faça isso individualmente, ou com todos os produtos de uma vez…
E lembre bem: capriche nas imagens de cada item! São elas os maiores atrativos para os clientes visitarem a sua loja no instagram.
Não adianta fugir: a produção de conteúdo de qualidade é ESSENCIAL para definir o sucesso ou fracasso do seu negócio na hora de vender pelo Instagram…
E quando falamos em produzir conteúdo relevante, estamos nos referindo exatamente a quem é a sua audiência e o que ela necessita…
Como descobrir isso?
Definindo muito bem a persona do seu negócio!
Se você não sabe como fazer isso, sugerimos a leitura do artigo: 7 Dicas para Definir a sua Persona. Nele, você vai aprender tudo o que precisa saber sobre quem é a sua persona!
Algo super comum é o cliente entrar em contato para obter informações sobre os produtos…
E isso não acontece só nos comentários das fotos não…
Pelo inbox também!
Por isso, reforce o atendimento e faça de tudo para não deixar nenhum cliente sem respostas. Um atendimento bem feito é capaz de acarretar vendas incríveis para a sua loja no instagram…
Contudo, há um ponto de atenção nisso:
Usar o direct para falar com os clientes não tem nada a ver com aquela velha prática do “preço apenas por inbox”, certo? Na verdade, divulgar valores de produtos apenas por inbox se tornou ilegal!
Portanto, utilize muito o direct, mas para atendimento e demais dúvidas!
O uso de hashtags ajuda a dar mais visibilidade aos produtos e também aumenta a conversão!
Você pode usar hashtags ligadas ao seu produto, como também outras relacionadas a sua marca em si…
Assim, dedique um tempinho para pesquisar as melhores opções de hashtags e capriche na hora de inseri-las no seu post!
Não adianta só pensar nos conteúdos para o feed do instagram da sua empresa…
É preciso produzir conteúdo relevante para os stories também!
Mas o que postar exatamente por lá? Há algumas dicas, como:
Enfim, há um mar de possibilidades!
Cupons de desconto costumam chamar muito a atenção dos clientes…
E mais do que isso…
Trazem excelentes vantagens para os negócios, como:
Diante disso tudo, não perca mais tempo e disponibilize cupons de desconto para os clientes da sua loja!
Mas atenção: faça isso sem que a sua empresa saia no prejuízo!
Leve em conta a margem de lucro do seu negócio e estabeleça prazos de validade para os cupons.
Com a popularidade da plataforma, os influenciadores mais conhecidos passaram a cobram preços exorbitantes para divulgarem produtos para marcas…
Mas você não precisa apostar nos maiores. Pelo contrário, invista em parcerias com influenciadores menores, mas que têm boa relevância em meio ao seu público…
E tenha em mente que, na hora de escolher um influenciador, escolha os que mais têm a ver com a sua marca e, principalmente, com a sua audiência.
Caso você tenha dúvida sobre como fechar parcerias com influenciadores digitais, sugerimos a leitura do artigo: Passo a passo para fazer parcerias com influenciadores digitais. Nele, você aprenderá tudo sobre como trabalhar com essas figuras influentes da internet.
Frequência nas publicações é algo CRUCIAL para vender mais no instagram…
Pense assim:
Se você publicar 2 vezes na semana, o seu potencial cliente verá o seu produto apenas nesses dias (se, de fato, ele esbarrar com as publicações)…
Mas, se você fizer isso 3, 4, 5 ou todos os dias, os seus clientes terão muito mais chances de conhecer a sua loja e os seus produtos!
Portanto, pense bem nisso nas suas estratégias de como bombar no instagram!
Quanto mais você postar, há mais chances de as pessoas interagirem com as publicações…
Mas sem deixar também de ficar atento aos excessos de conteúdos, claro.
Por último, mas não menos importante: atenção total às legendas!
SIM, as pessoas leem as legendas…
É justamente nesse espaço que você pode dar mais detalhes sobre os produtos, quebrar objeções…
Enfim, as legendas representam mais uma forma de você estabelecer uma boa comunicação com a sua audiência!
Para concluir este artigo, não dá para não reforçar algo essencial: na hora de pensar em como vender pelo instagram, a produção de conteúdo não pode ficar de fora!
Isso porque muitas pessoas usam o Instagram buscando entretenimento, e não necessariamente para comprar produtos…
Por isso, você PRECISA explorar esse ponto ao seu favor, gerando conteúdo eficaz e de qualidade.
Como fazer isso?
Bem, você pode pensar em tópicos, como:
Ou seja, quando o assunto é como vender pelo instagram, existem muitos tópicos que não podem ser ignorados…
E, definitivamente, a criação de conteúdo é um deles!
Portanto, depois de anotar todas as nossas dicas, gaste um tempinho pensando no que a sua audiência gostaria de ver e como você pode inserir o seu produto nesses conteúdos…
Às vezes, é com um pequeno detalhe de uma publicação que você pensou, que o cliente conhece o seu produto, compra e vira fã da sua loja no instagram!
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