Já não é novidade dizer que a internet mudou a maneira com que fazemos negócio. O surgimento do Facebook, por exemplo, há tempos vem impactando diretamente no faturamento de diversas marcas do mercado. Hoje, vamos falar de outra rede social: você sabe como vender no instagram?
A empresa de Mark Zuckerberg já acumula mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Destes, mais de 50 milhões são brasileiros. O Brasil é está entre os 5 países que mais utiliza o aplicativo.
Quando os empreendedores pensam sobre como vender no instagram, o que mais chama a atenção é a dinâmica da rede social.
Por mais que Facebook e Twitter sejam ótimas plataformas de engajamento e geração de tráfego, o Instagram é uma rede social ideal para os negócios: priorizando fotos e vídeos, ele faz da estética um elemento propulsor de novas ideias e desejos.
Geralmente, quando se pensa em montar um ecommerce de sucesso, a ideia de criar um site é unânime. Entretanto, você não precisa de uma loja virtual para vender online.
A jovem empreendedora Daniela Baratella, de 25 anos, foi uma das que apostou no Instagram para criar sua marca. Ela começou empreendendo exclusivamente pela plataforma, o que foi uma ótima escolha de modelo de negócio.
Segundo a empresária, em entrevista para a Folha de São Paulo, a ideia era fazer o marketing “99% via instagram” e atingir o público feminino jovem interessado em bijuterias.
Hoje, com mais de 28 mil seguidores, Daniela já tem a ajuda de outros funcionários e faz as vendas no Instagram de forma integrada ao Whatsapp. Certamente, a modernidade permitiu um modelo que seria impensável há alguns anos atrás, mas muito lucrativo para a empreendedora.
Segundo a empreendedora, seu diferencial é o fato de a marca estar entendendo seu público-alvo, fator decisivo quando se trata de vendas no Instagram. “A cada troca de coleção é feito um novo editorial com uma modelo”, conta Daniela.
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Apesar de ter começado exclusivamente pelo instagram, ela sabe que essa não é a única maneira de vender pela internet. Agora que se formalizou, a loja estreou sua primeira loja online e hoje conta até com showroom.
Para Camila Fusco, diretora de empreendedorismo do Facebook e do Instagram para a América Latina, não é nenhuma surpresa que um negócio como o de Daniela Baratella agrade tanto ao público.
“O setor têxtil e o de moda são os que mais beneficiam-se com as vendas no Instagram, pois são justamente os que melhor se adaptam ao uso da ferramenta”, complementa Fusco em entrevista à Folha.
A fala da executiva é bastante relevante para quem quer saber mais sobre como vender no instagram. Para fazer isso, além de apostar em bom gosto na gestão das imagens, também é preciso compreender qual o seu público dentro da plataforma.
Não foi só Daniela que viu potencial no Instagram para vender seus produtos. Os cariocas Matheus Almeida e Bernardo Cordeiro também seguiram esse caminho, com a marca .PORMENOR, focada em moda urbana (streetwear).
A empresa aposta na cultura do subúrbio do Rio de Janeiro para criar peças exclusivas, e vem conseguindo faturar com isso.
Os dois sócios têm 23 anos, trabalham fora e se dedicam à marca no tempo livre. Criada em 2016, a .PORMENOR vende uma média de 100 peças por mês e fatura cerca de 10 mil reais.
Apesar de também usarem o Facebook e o site próprio para as vendas, Matheus afirma que o Instagram é o foco da empresa, o que deve continuar nos próximos anos:
“Hoje, 80% do nosso faturamento vem do Instagram. É uma rede social altamente visual, e o público que consome moda online compra com os olhos”.
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Ainda no segmento de moda, a jovem Letícia Vaz começou a empreender aos 18 anos, com a @lvstore_oficial, e apostou suas fichas na rede social.
A marca foi criada em 2015 e hoje já conta com confecção e criação próprias. Letícia é responsável por desenhar a maior parte das peças, que são desenvolvidas por uma equipe de modelistas profissionais.
A LV Store é focada no público jovem e universitárias, especialmente pelos hábitos de compra desse grupo, já acostumado a consumir pelas redes sociais.
Segundo Letícia, ao oferecer produtos através do site e de sua conta no Instagram, sua margem de lucro chegou perto dos 400%.
Mas não é só para o segmento de moda que o Instagram pode representar um modelo viável.
O jovem Eduardo Seidel, de 16 anos, revolucionou o negócio da família, que produz café.
Eduardo criou um tutorial sobre como vender no instagram para seu avô, Francisco Gonçalves, de 73 anos.
Atualmente, o perfil do Café Sr Chiquinho ultrapassou os 24 mil seguidores. Desses, 20 mil vieram nos 4 dias após o neto postar no twitter que estava ajudando seu avô a empreender nas redes sociais.
O adolescente se tornou responsável por administrar o Instagram da empresa, fazendo as postagens e respondendo aos comentários. Ele envia a lista de pedidos para Francisco, que envia os produtos para os clientes.
Ficou inspirado por esses jovens empreendedores? Preste muita atenção no que tenho para te contar caso você tenha vontade de se tornar um empreendedor de sucesso!
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