Marketing e Vendas

O que é o Canvas e como você pode fazer o seu?

O Business Model Canvas é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. Entenda o que é Canvas e como fazer o seu:

Os empreendedores geralmente possuem dificuldades na hora de definir um plano de negócios.O Canvas surge como uma solução bastante eficiente – e incrivelmente simples – para ajudar você a visualizar melhor as questões estratégicas do empreendimento.

O que é Canvas?

Proposto por Alexander Osterwalder, o Canvas nada mais é que uma folha com 9 quadrantes a serem preenchidos:

  • Proposta de valor
  • Segmento de clientes
  • Os canais
  • Relacionamento com Clientes
  • Atividade-chave
  • Recursos principais
  • Parcerias principais
  • Fontes de receita
  • Estrutura de custos

 

Perceba que os quadrantes dizem respeito a 4 áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

O principal objetivo do Canvas é fazer com que você planeje um negócio de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante o processo.

Quem pode usar o Canvas?

Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando, o Business Model Canvas também interessante para empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.

Se você já tem um ecommerce, por exemplo, pode utilizar o Canvas para modificar o seu modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.

Agora que já sabe o que é Canvas, é o momento de aprender a usá-lo:

Como preencher o Canvas?

Tão importante quanto saber o que é Canvas é entender como preenchê-lo. Vamos mostrar isso a partir de agora!

Apesar de ser uma ferramenta simples, o Canvas geralmente desperta algumas dúvidas em relação aos termos utilizados. Abaixo, seguem instruções para você preencher cada um dos 9 quadrantes do seu modelo de negócios:

Proposta de valor

Sua proposta de valor é a razão pela qual os clientes optam por comprar de você e não da concorrência.

Nesse quadrante você precisa responder de forma simples e direta: qual solução entrego para o cliente? De que forma isso me diferencia?

Se existirem grupos de clientes com necessidades diferentes, crie mais de uma proposta de valor.

Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Qual necessidade seu produto ou serviço satisfaz?
  • De que forma sua solução ajuda o cliente?

Segmento de clientes

Agora, chegou a hora de definir para quem sua empresa vai vender.

Seus clientes podem ser pessoas físicas e/ou empresas e, se necessário, você pode trabalhar com mais de um público-alvo. Lembre-se de agrupar os clientes com o mesmo perfil.

A dica é: procure sempre focar em um nicho de mercado. Não queira vender “tudo para todos”.

Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quem está sendo impactado com os seus produtos ou serviços?
  • Quais são seus clientes mais importantes?

Os canais

Agora que você já sabe o que entrega e para quem entrega, chegou a hora de definir COMO você entrega.

Duas perguntas fundamentais nesse momento são:

  • Como o cliente compra e recebe o produto/serviço?
  • Em quais canais você pretende atuar para encaminhar vendas e solucionar eventuais problemas do consumidor em relação à sua empresa?

Alguns exemplos de canais são Correios, redes sociais, Whatsapp e 0800 (SAC).

Relacionamento com Clientes

A questão do relacionamento com clientes, muitas vezes ignorada pelo empreendedor que está começando, também é decisiva para o sucesso do seu negócio.

Aqui, você precisa definir se o seu atendimento será por meio de uma página de perguntas e respostas, interação humana, chatbot comunidades no Facebook etc.

Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Que tipo de relacionamento cada segmento de clientes espera de você?
  • Quais os custos desse atendimento?

Atividades-chave

As atividades-chave de um ecommerce são aquelas essenciais para manter a empresa funcionando e entregando todo o valor prometido.

Alguns exemplos são: marketing, gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo audiovisual etc.

Recursos principais

Os recursos principais dizem respeito, basicamente, a tudo aquilo que a sua operação necessita para realizar as atividades-chave.

Eles podem ser financeiros, físicos ou até humanos.

Exemplos: prensas térmicas, computadores, gerente de marketing etc.

Parcerias principais

As parcerias principais são alianças de negócio que você fará com fornecedores e outros parceiros.

Algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quais são seus principais fornecedores?
  • Quais das atividades-chave são executadas por parceiros?
  • Quais recursos principais você está buscando fora da empresa?

Fontes de receita

Como a sua empresa gera receita? Esta é a pergunta a ser respondida aqui. Dependendo do modelo de negócios, você pode ter diversas fontes de receita.

Por exemplo: “minha empresa gera receita vendendo produtos e prestando consultorias sobre o mercado” ou “minha empresa gera receita por um sistema de assinaturas mensais”.

Estrutura de custos

No último quadrante, você preencherá todos os custos relevantes necessários para o seu modelo de negócios funcionar.

Esses custos podem ser fixos ou variáveis (aluguel, softwares, salários, manutenção de maquinaria, campanhas de marketing etc).

Agora que você já sabe como preencher os 9 quadrantes do seu Canvas, imprima o arquivo e cole-o na parede do seu escritório!

Se preferir, também pode preenchê-lo online.

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Um bom planejamento é a melhor forma de alcançar o sucesso! Agora que você já sabe o que é Canvas, assista a esse vídeo e descubra se é possível ficar rico com o Ecommerce

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