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Como posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces

Há diversas maneiras de vender na internet. A mais fácil delas, recomendada tanto para quem está começando para quem já tem experiência no Ecommerce, é vender em marketplaces. A visibilidade dos seus produtos é fundamental para conseguir mais vendas nesse tipo de plataforma. Confira o texto e veja como posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces:

Leia mais: Qual é a diferença entre Ecommerce e Loja Virtual?

O que são marketplaces

Um marketplace é um site mediado por uma empresa em que clientes e lojistas compram e vendem produtos ou serviços.

O mais relevante para o Ecommerce brasileiro é o Mercado Livre, mas também há outros grandes marketplaces, como: Elo7, Walmart, Amazon, Submarino, entre outros.

Além sites que vendem de tudo um pouco, também há os marketplaces de nicho, focados em um segmento ou um grupo de produtos correlacionados.

Leia também:

9 dicas (da própria plataforma) para quem quer vender mais no Elo7

5 dicas incríveis para fazer sua primeira venda no Ecommerce

Por que o posicionamento dos anúncios no topo dos marketplaces é importante

A resposta é muito simples: a imensa maioria dos clientes não quer perder tempo navegando pelos marketplaces.

A taxa de cliques nos primeiros anúncios que aparecem é muito maior, quando comparada com os anúncios que ficam abaixo.

Há dois motivos principais para isso:

  • Imediatismo: o senso de urgência de quem compra online é alto. O cliente quer adquirir o produto o quanto antes.
  • Percepção de valor: quem compra online tem a ideia de que os primeiros anúncios são os melhores

Como posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces

Títulos de qualidade

O primeiro (e talvez único) ponto que seu possível cliente vai olhar antes de clicar no anúncio é o título.

Construa títulos que realmente despertem o interesse do público, que digam claramente o que você está vendendo.

Seja direto, descrevendo de forma objetiva o que está sendo vendido, além de características importantes para o comprador.

Por exemplo:

  • Cor
  • Tamanho
  • Capacidade
  • Estado de conservação

Descrições completas

A descrição do anúncio é fundamental para a efetivação da compra.

Esse é o momento de descrever de forma detalhada (e mais extensa) tudo que for relevante sobre o produto.

Use palavras-chave de interesse do público, pois o ranqueamento do SEO também é importante para posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.

Fotos profissionais

Muitos negligenciam o poder das imagens.

Entretanto, produzir boas fotos pode ser o diferencial na hora de posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.

Capriche na produção e, se estiver começando, aprenda a fazer um mini estúdio fotográfico profissional em casa AQUI.

Reputação do vendedor

Outro fator que não costuma ser valorizado por quem vende em marketplaces é a reputação do vendedor.

No entanto, também é um diferencial importante na hora de posicionar os anúncios.

Na maior parte dos sites, vendedores com baixa reputação são penalizados e têm seu alcance reduzido, enquanto os que estão bem ranqueados recebem algum tipo de impulsionamento.

Por isso, fique atento ao atendimento ao cliente. Além de ajudar no posicionamento dos anúncios, é a chave para fidelizar e garantir outras vendas no futuro.

Controle de estoque

O volume de produtos disponível em estoque também é levado em conta para o posicionamento de anúncios no topo dos marketplaces.

Isso acontece porque os sites não querem dar ao cliente a experiência de tentar comprar um produto que está esgotado.

Seja realista quanto à disponibilidade dos seus produtos e controle seu estoque de maneira eficiente para evitar problemas.

Condições de frete

As condições de frete também impactam no posicionamento dos anúncios.

Entenda quanto custa o valor médio do envio dos seus produtos, tanto de forma nominal quanto proporcional ao total da venda (produto+frete).

Caso o custo do frete seja muito alto, seu anúncio não vai ter conversão, prejudicando diretamente no ranqueamento.

Atenção às exigências

Cada marketplace tem suas políticas, regras e exigências.

Fique atento a cada um desses fatores para ter bons resultados e posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.

Em alguns casos, as exigências são em relação à composição das peças, enquanto outros pedem tabelas e informações técnicas mais detalhadas.

São muitas variações. Por isso, você deve saber adaptar seus anúncios para terem bom desempenho nos mais diferentes sites de compra e venda de produtos

Preço competitivo

Você tem que saber qual é o valor praticado no mercado para os produtos que vende (ou similares)

Caso esteja cobrando muito pelo produto, a taxa de cliques diminui, fazendo seu anúncio despencar.

Isso não significa que você deve ter o preço mais baixo do mercado. O importante é ser competitivo.

Precifique seu produto de forma consciente e profissional, levando em conta custos de produção e uma margem de lucro realista.

Bônus: Faça Testes

Mesmo que siga todas as dicas deste artigo, você dificilmente vai colocar o primeiro anúncio que fizer em primeiro lugar.

É importante fazer testes, mudar pequenas palavras e observar o que seus concorrentes estão fazendo para conseguir colocar seus anúncios no topo dos marketplaces.

Para conseguir os melhores resultados, a busca constante por conhecimento e a experimentação são fundamentais.

Como vender cada vez mais nos marketplaces

Agora que você já sabe como colocar seus anúncios no topo dos marketplaces, precisa saber o resto para alcançar o maior número de vendas possível neles.

O Alex Moro, especialista em marketplaces do Ecommerce na Prática, juntou todo o seu conhecimento dentro do treinamento Marketplace do Zero.

Não conhece o Alex? Ele alcançou R$5 milhões de faturamento apenas em marketplaces em menos de 6 meses.

São mais de 50 vídeoaulas que ensinam tudo o que você precisa saber para alcançar mais de R$100 mil em vendas em cada um dos maiores marketplaces do Brasil.

Você pode ser o próximo grande especialista em marketplaces!

Saiba mais sobre o treinamento Marketplace do Zero agora:

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Lucas Lombardi

Jornalista, responsável pela produção de conteúdo e assessoria de imprensa no Ecommerce na Prática.

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Lucas Lombardi

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