Há diversas maneiras de vender na internet. A mais fácil delas, recomendada tanto para quem está começando para quem já tem experiência no Ecommerce, é vender em marketplaces. A visibilidade dos seus produtos é fundamental para conseguir mais vendas nesse tipo de plataforma. Confira o texto e veja como posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces:
Leia mais: Qual é a diferença entre Ecommerce e Loja Virtual?
Um marketplace é um site mediado por uma empresa em que clientes e lojistas compram e vendem produtos ou serviços.
O mais relevante para o Ecommerce brasileiro é o Mercado Livre, mas também há outros grandes marketplaces, como: Elo7, Walmart, Amazon, Submarino, entre outros.
Além sites que vendem de tudo um pouco, também há os marketplaces de nicho, focados em um segmento ou um grupo de produtos correlacionados.
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A resposta é muito simples: a imensa maioria dos clientes não quer perder tempo navegando pelos marketplaces.
A taxa de cliques nos primeiros anúncios que aparecem é muito maior, quando comparada com os anúncios que ficam abaixo.
Há dois motivos principais para isso:
O primeiro (e talvez único) ponto que seu possível cliente vai olhar antes de clicar no anúncio é o título.
Construa títulos que realmente despertem o interesse do público, que digam claramente o que você está vendendo.
Seja direto, descrevendo de forma objetiva o que está sendo vendido, além de características importantes para o comprador.
Por exemplo:
A descrição do anúncio é fundamental para a efetivação da compra.
Esse é o momento de descrever de forma detalhada (e mais extensa) tudo que for relevante sobre o produto.
Use palavras-chave de interesse do público, pois o ranqueamento do SEO também é importante para posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.
Muitos negligenciam o poder das imagens.
Entretanto, produzir boas fotos pode ser o diferencial na hora de posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.
Capriche na produção e, se estiver começando, aprenda a fazer um mini estúdio fotográfico profissional em casa AQUI.
Outro fator que não costuma ser valorizado por quem vende em marketplaces é a reputação do vendedor.
No entanto, também é um diferencial importante na hora de posicionar os anúncios.
Na maior parte dos sites, vendedores com baixa reputação são penalizados e têm seu alcance reduzido, enquanto os que estão bem ranqueados recebem algum tipo de impulsionamento.
Por isso, fique atento ao atendimento ao cliente. Além de ajudar no posicionamento dos anúncios, é a chave para fidelizar e garantir outras vendas no futuro.
O volume de produtos disponível em estoque também é levado em conta para o posicionamento de anúncios no topo dos marketplaces.
Isso acontece porque os sites não querem dar ao cliente a experiência de tentar comprar um produto que está esgotado.
Seja realista quanto à disponibilidade dos seus produtos e controle seu estoque de maneira eficiente para evitar problemas.
As condições de frete também impactam no posicionamento dos anúncios.
Entenda quanto custa o valor médio do envio dos seus produtos, tanto de forma nominal quanto proporcional ao total da venda (produto+frete).
Caso o custo do frete seja muito alto, seu anúncio não vai ter conversão, prejudicando diretamente no ranqueamento.
Cada marketplace tem suas políticas, regras e exigências.
Fique atento a cada um desses fatores para ter bons resultados e posicionar seus anúncios no topo dos marketplaces.
Em alguns casos, as exigências são em relação à composição das peças, enquanto outros pedem tabelas e informações técnicas mais detalhadas.
São muitas variações. Por isso, você deve saber adaptar seus anúncios para terem bom desempenho nos mais diferentes sites de compra e venda de produtos
Você tem que saber qual é o valor praticado no mercado para os produtos que vende (ou similares)
Caso esteja cobrando muito pelo produto, a taxa de cliques diminui, fazendo seu anúncio despencar.
Isso não significa que você deve ter o preço mais baixo do mercado. O importante é ser competitivo.
Precifique seu produto de forma consciente e profissional, levando em conta custos de produção e uma margem de lucro realista.
Mesmo que siga todas as dicas deste artigo, você dificilmente vai colocar o primeiro anúncio que fizer em primeiro lugar.
É importante fazer testes, mudar pequenas palavras e observar o que seus concorrentes estão fazendo para conseguir colocar seus anúncios no topo dos marketplaces.
Para conseguir os melhores resultados, a busca constante por conhecimento e a experimentação são fundamentais.
Agora que você já sabe como colocar seus anúncios no topo dos marketplaces, precisa saber o resto para alcançar o maior número de vendas possível neles.
O Alex Moro, especialista em marketplaces do Ecommerce na Prática, juntou todo o seu conhecimento dentro do treinamento Marketplace do Zero.
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