Vai abrir um ecommerce, mais ainda não encontrou o nicho de mercado ideal para você?
Os benefícios de trabalhar com nichos no comércio eletrônicos são muitos e bastante conhecidos. O processo de fidelização mais eficiente, melhor relação com o cliente, economia de custos e logística facilitada são alguns deles.
Vantagens assim tem atraído mais empreendedores a trabalhar com nichos de mercado, mesmo o ecommerce tendo tornado mais simples a venda de uma gama maior de produtos em uma loja.
No entanto, muitas pessoas não sabem como encontrar um nicho de mercado em alta e de acordo com seu campo de atuação.
Por isso preparamos este artigo. Nele, vamos mostrar o que você precisa levar em conta para saber como encontrar um nicho de mercado ideal para entrar de cabeça no ecommerce.
Pronto para encontrar o seu nicho dos sonhos?
Confira agora.
Sempre costumo ponderar com quem me pergunta sobre qual nicho escolher para uma loja virtual que essa pessoa precisa estar de olho no que vende.
Isto é, escolher um segmento que realmente possua demanda, e que seja viável para uma loja virtual. Ou seja, é preciso analisar se o nicho que você está de olhos é uma tendência para o ecommerce.
É claro que ele também deve estar alinhado ao segmento que você possua habilidade, e que tenha desejo em se aprimorar. Por exemplo, uma estilista geralmente vai mandar bem com público feminino, e não com uma loja de ferramentas. Mas é importante manter em mente que seu nicho precisa ter a capacidade de vender bem.
Felizmente estamos em um país gigante, onde existe demanda para praticamente tudo, em quase todo nicho de mercado existente. Logo, não é difícil encontrar algum mercado que possua nichos fortes.
Além disso, você pode sempre contar com as estatísticas do mercado de ecommerce, fazendo uma busca por estudos no setor.
Outro ponto que sempre destaco para quem me procura desejando saber como encontrar um nicho de mercado adequado é a pesquisa de estatísticas de mercado.
Existem algumas organizações que são dedicadas a estudar o andamento do mercado de ecommerce no Brasil e no mundo. Muitas dessas organizações periodicamente lançam relatórios e estudos com dados e projeções do mercado e de seus segmentos e nichos.
Dentre elas pode-se destacar a Ebit e o seu estudo e relatório anual WebShoppers. Esse relatório é tido como o de maior credibilidade dentro do comércio eletrônico do país. Ele fornece dados e informações precisas sobre o andamento do mercado de ecommerce no Brasil. Os dados sobre os segmentos e nichos de mercado que estão em alta encontram-se presentes.
Portanto, analisar esse relatório é obrigatório para quem busca encontrar um bom nicho para sua loja. Para facilitar sua busca, vou deixá-lo linkado aqui.
Uma das maiores vantagens existentes em se trabalhar com nichos é justamente a possibilidade de trazer inovações para o mercado.
Com uma solução inovadora é possível até mesmo criar um nicho de mercado lucrativo dentro do ecommerce. Afinal, todo mercado sempre possui clientes que ainda não encontraram produtos que atendam todas suas necessidades.
Então, em alguns casos a questão não é como encontrar um nicho de mercado lucrativo. Mas sim inovar e criar soluções criativas dentro de um já existente.
Mas, para quem ainda busca ideias de nichos já tendentes ao sucesso…
O SEBRAE recentemente lançou um estudo que mostra alguns termos muito pesquisados e que podem se tornar nichos muito lucrativos.
Nós separamos seis desses termos em um artigo recente, para ajudar ainda mais quem está buscando um nicho com forte tendência a lucrar muito esse ano.
Você pode conferir quais são eles clicando aqui.
Mas olha, não demora muito pra escolher o seu não hein?
Pois outro empreendedor pode sair na frente e complicar um pouco as coisas para você em um nicho de mercado.
Bom, sei que fará o certo.
Sucesso sempre, até logo!
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…