Certificado Digital para Ecommerce: Tudo o que Você Precisa Saber

Última atualização em 25 de agosto de 2021 por Maria Alice Medeiros

Estruturar uma operação de vendas online não é tarefa fácil. Existem diferentes regras e estratégias que precisam ser levadas em consideração. Nesse sentido, o certificado digital para Ecommerce é um fator muito importante…

Quando pensamos no mundo moderno que estamos vivendo, com tantas tecnologias, fica a dúvida sobre como manter o controle de todas as operações e estar em compliance.

A tecnologia vem se mostrando uma grande aliada de todos os segmentos de negócio, especialmente daqueles que atuam de maneira online. Com o certificado digital, é possível contar com isso e ter todas as garantias jurídicas que a sua empresa necessita.

Dependendo do modelo de negócio que a sua loja online trabalha, o certificado digital pode ser uma obrigatoriedade. A seguir, iremos explorar mais sobre o que é e qual a importância de manter esse documento, além de esclarecer dúvidas em relação à sua obrigatoriedade.

certificado-digital-para-ecommerce
(Imagem: Freepik)

O que é Certificado digital para Ecommerce?

O Certificado Digital é um documento importante para manter o seu Ecommerce em compliance. Ele tem inúmeras funções, uma delas é oferecer e regulamentar a emissão de notas fiscais eletrônicas, especialmente na operação de um Ecommerce, que está se mostrando como um potencial canal forte para compra e venda de produtos nessa nova era do omnichannel.

Ele funciona como uma assinatura eletrônica para garantir a validade jurídica e integridade dos produtos vendidos online perante os órgãos públicos (prefeituras, tribunais, fiscalizadores, etc.).

Para se ter acesso ao certificado digital, sua empresa precisa entrar em contato com a certificadora e solicitar aprovação. Para isso, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

Contrato social ou ato constitutivo da empresa;

● Cartão CNPJ (que você pode conseguir no próprio site da Receita Federal);

Cadastro no SINTEGRA Estadual (se for o caso de uma empresa da área do comércio).

Para que Serve o Certificado Digital para Ecommerce?

O certificado online para Ecommerce serve para oferecer mais segurança e validade jurídica para empresas de diversos portes e todo tipo de transação feita online, seja no site, aplicativo ou redes sociais.

Dessa forma, a empresa garante uma operação segura tanto para si como para seus clientes. Além disso, ela consegue emitir notas fiscais e outros documentos eletrônicos que são importantes para fazer a fiscalização e declaração de impostos para o fisco e Receita Federal.

Tipos de Certificado Digital Para Empresas

Existem diferentes tipos de certificado digital que podem ser incorporados à rotina de um Ecommerce. A seguir, listamos os principais para você modernizar a gestão da sua loja virtual:

e-CNPJ

Trata-se do modelo virtual “carteirinha do CNPJ” que pode ser usado para emitir notas fiscais, enviar escrituração fiscal digital e outras obrigações acessórias importantes na rotina de uma empresa.

NF-e

Trata-se de um certificado usado para emissão de notas fiscais eletrônicas que comprovam a compra de um produto.

CT-e

O CT-e é o Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas. Trata-se de um certificado digital para Ecommerces que precisam fiscalizar e controlar os serviços de transporte de carga dos produtos até o cliente final.

Certificado Digital é Obrigatório?

O Certificado digital é obrigatório para empresas. De acordo com a Receita Federal, pessoas físicas não precisam emitir esse tipo de documento. Logo, se você tem uma loja online, um site ou mesmo nas redes sociais, e não possui CNPJ, não há necessidade de emitir o Certificado. No entanto, pode haver problemas se quiser expandir o negócio.

Além disso, as empresas que utilizam o MEI ou Simples Nacional também não precisam do documento. Para outros casos de empresas formalizadas, o uso do certificado digital é obrigatório.

Apesar de parecer uma “burocracia chata”, o certificado digital para Ecommerce é uma maneira de garantir mais segurança e passar máxima transparência para os seus clientes.

Dessa forma, seu negócio fica em compliance e sua empresa mais segura contra ações fraudulentas.

Quais as Vantagens de Contar Com o Documento?

Contar com um certificado digital para o seu Ecommerce ajuda em diversas tarefas que antes precisavam ser feitas de forma presencial e que hoje conseguem ser acessadas remotamente…

Essa é com certeza uma nova tendência que a transformação digital trouxe para o mercado – a chance de fazer tudo de maneira virtual. A seguir, listamos algumas das principais atividades que podem ser feitas utilizando esse documento online:

● Assinar e enviar documentos de forma 100% digital;

● Estar em compliance com a LGPD;

● Fazer transações bancárias da sua conta empresarial;

● Emitir notas e outros documentos fiscais com mais facilidade;

● Emitir DANFE;

Validade jurídica de todos os documentos eletrônicos fornecidos pela sua empresa.

Sendo assim, percebe o quanto é importante conhecer tudo a respeito do certificado digital para Ecommerce? Não há muito como fugir: quem vende online precisa estar a tento a todas as questões que envolvem segurança e o bom funcionamento dos negócios!

Autor: Equipe TOTVS

A TOTVS é a maior empresa de tecnologia brasileira com sistemas que oferecem produtividade para os principais segmentos da economia. 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.