Em um ano marcado pela pandemia e seus efeitos nos hábitos dos consumidores, a Black Friday 2020 não poderia ter sido diferente: foi um verdadeiro sucesso de vendas no Ecommerce.
Na verdade, as expectativas para Black Friday de 2020 já eram bem animadoras…
De acordo com um relatório feito pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), era esperado que o principal evento do varejo movimentasse por volta de R$ 3,74 bilhões…
Agora, passado o evento, será que o resultado foi tão positivo como o aguardado? É o que mostrarei nos tópicos a seguir. Acompanhe!
Sim, as vendas na Black Friday 2020 foram avassaladoras…
De acordo com relatório da Ebit/Nielsen, as vendas pela internet durante o evento atingiram R$ 4 bilhões, nos dias 26 e 27 de novembro.
Uma quantia 25,1% superior a Black Friday 2019…
Além disso, só na sexta-feira o faturamento foi de R$ 3,1 bilhões, representando uma alta de 24,8%…
Com isso, ao todo, foram 4,6 milhões de pedidos realizados pela internet, marcando um crescimento de 15,5%…
O ticket médio, por sua vez, foi um pouco mais baixo que a edição da Black Friday 2019. Este ano, os consumidores gastaram, em média, R$ 679, enquanto no ano passado a quantia foi de R$ 634.
Mas não só isso…
A Black Friday 2020 também chamou a atenção para outro fato importante: aumento nas reclamações.
Ainda de acordo com o levantamento, as reclamações dos consumidores em relação às empresas foram sobre:
E mais:
O site Reclame Aqui informou o registro de 9.160 reclamações ao longo da Black Friday 2020, o que, na prática, simbolizou uma alta de 4,09% em relação ao ano passado…
Isto é, apesar do forte índice nas vendas, as transações feitas pela internet também renderam um bom volume de consumidores insatisfeitos.
De qualquer forma, independentemente disso, o contexto geral foi realmente positivo…
A Black Friday 2020 foi tão importante, que sinalizou alguns comportamentos das empresas que fizeram a diferença para alavancar as vendas…
Os dias que antecederam a Black Friday 2020 foram excelentes para quem vende pela internet…
Entre 19 e 27 de novembro, as empresas online faturaram R$ 6 bilhões, ou seja, 30% a mais que o ano passado.
Ao todo, mais de 10,6 milhões de pedidos foram feitos no período…
Na prática, isso significa o quanto os dias anteriores à Black Friday estão ficando a cada ano mais relevantes para os empresários…
Isso porque os consumidores estão mais atentos ao evento. Isto é, está a cada dia mais comum encontrar pessoas aguardando a data da Black Friday para comprar produtos.
Inclusive, uma pesquisa recente realizada pela Social Miner já indicava que isso poderia acontecer…
Na ocasião, o levantamento da startup especialista em comportamento de consumidores no Ecommerce apontou:
Desse modo, fica claro que a pandemia realmente fez os consumidores mudaram consideravelmente seus hábitos…
Entretanto, uma dúvida surge em meio a tudo isso: será que esse comportamento do consumidor vai perdurar para o futuro?
Um fato precisa ser dito: ninguém quis deixar passar os descontos, promoções e demais ações para aproveitar ao máximo a Black Friday 2020.
E a tendência é isso continuar…
Principalmente porque, hoje, os consumidores tomaram gosto pelas facilidades das compras online…
Segundo um estudo elaborado pela Kearney, há um cenário muito positivo para o Ecommerce para os anos de 2020 a 2024.
A projeção indica que os novos hábitos das pessoas podem trazer cerca de R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao Ecommerce…
Diante disso, o comércio eletrônico deve crescer em torno de 17,3% ao ano, atingindo R$ 211 bilhões em 2024.
Na prática, isso significa muitas coisas…
A primeira delas são os excelentes resultados que poderão ser atingidos, claro.
Mas também indica um ponto de atenção aos empresários – principalmente em eventos como a black Friday:
Os consumidores estão mais atentos a como aproveitar ao máximo as compras online…
Isto é, eles sabem como acompanhar a oscilação de preço de produtos, estão atentos as melhores formas de pagamentos, priorizam melhores fretes etc.
Diante disso, as empresas também precisam acompanhar este movimento e não deixar passar nenhum gargalo que posso prejudicar as vendas.
A Black Friday 2020 serviu como um ótimo exemplo do que está por vir:
Consumidores atentos, rápidos e prontos para reivindicarem quando não são devidamente atendidos.
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