Última atualização em 8 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A disputa pela melhor logística de entrega está a cada dia mais acirrada entre as gigantes do varejo no Brasil. A B2W, para não perder tempo nem espaço no mercado, acabou de anunciar a abertura de mais 3 centros de distribuição. Ao todo, a companhia possui 17 espaços desse tipo ao redor do país.
Todas as empresas do setor, de alguma forma, estão preocupadas em diminuir o tempo gasto entre a finalização da compra e a entrega do produto na casa do cliente…
As iniciativas para isso acontecer estão tão fortes, que o mercado nomeou a disputa como a “Guerra dos Fretes”. Basicamente, quem vende mais rápido, vende mais. É essa a ideia…
Então, para te deixar por dentro de todo esse cenário, vou te mostrar ao longo do artigo detalhes sobre a inauguração desses novos 3 centros de distribuição da B2W. E também explicar um pouco mais sobre as estratégias das varejistas quando o assunto é logística. Acompanhe.
B2W Digital Antecipa Quase 2 Anos de Investimentos
A B2W Digital anunciou recentemente que antecipou em quase 2 anos seus investimentos voltados para à logística da companhia…
Na prática, isso resultou na abertura de mais 3 centros de distribuição no Brasil. Entre as cidades escolhidas, estão:
- Belém (PA);
- Fortaleza (CE);
- Salvador (BA).
Assim, cada espaço terá entre 10.000m² a 15.000m²…
Parece muito, não é mesmo? Mas, analisando o total de locais desse tipo que a empresa possui, essas medidas parecem até pequenas…
Ao todo, são mais de 800m² de espaço para fazer estoque e distribuição de produtos. E todo esse espaço está dividido em:
- 21 centros de operação;
- Mais de 200 polos para o armazenamento de mercadorias, os chamados hubs – que funcionam como pequenos centros de distribuição.
Diante disso, há uma pergunta que realmente não pode deixar de ser feita: por que será que a B2W adiantou seus planos de investimentos em quase 2 anos?
Os excelentes resultados em meio à pandemia e a proximidade da Black Friday respondem bem isso…
B2W quer Aproveitar o Boom das Vendas Online
Só no 2º trimestre, a B2W faturou R$ 6,7 bilhões, o que representou um aumento de 72% em relação ao mesmo período do ano passado.
Esse resultado extremamente animador se encaixa perfeitamente no contexto geral do Ecommerce neste momento…
No 1º semestre de 2020, o setor atingiu números avassaladores:
- Um salto de 39% no número de pedidos realizados no Ecommerce, totalizando R$ 90,8 milhões;
- E um aumento de 47% nas vendas, somando R$ 38,8 bilhões.
O que resultou na maior alto do Ecommerce em 20 anos…
Diante disso, não é à toa que a companhia não tenha poupado esforços para aproveitar todo esse crescimento do setor…
A B2W, hoje, possui 17 centros de distribuição em 7 estados do Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste…
E a inauguração desses novos 3 centros nas regiões Norte e Centro-Oeste é justamente para quebrar essa concentração. A ideia é que a companhia consiga atender mais amplamente todo o país…
Principalmente agora, com a chegada das datas comemorativas de final de ano, como a Black Friday e o Natal.
Mas, acredite, a B2W não é a única varejista que está investindo pesado em aprimorar seus serviços de logísticas. Outras líderes do segmento estão fazendo a mesma coisa…
Concorrência Acirrada
As varejistas que compõem a lista de concorrentes da B2W Marketplace são verdadeiras gigantes no mercado…
A Magazine Luiza é uma delas. Recentemente, a famosa Magalu comprou as empresas GFL e SincLog. A primeira, é uma das principais plataformas de logística para Ecommerce atualmente, tendo com grande atuação no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Já a segunda, é utilizada pela GFL e outras 30 transportadoras que atuam no país…
Mas não só isso: a Magazine Luiza também abriu um centro de distribuição no rio de Janeiro…
A Amazon, por sua vez, inaugurou mais um centro de distribuição no Brasil, na cidade de Cajamar, região metropolitana de São Paulo. O centro possui mais de 100 mil m² e, segundo a Amazon, foi criado com o objetivo de conseguir atender ainda mais clientes, com entregas mais rápidas.
O Mercado Livre também não fica para trás nessa disputa…
A companhia mais valiosa da América Latina comprou a Kangu, empresa de logística conhecida por fazer a ligação entre pequenos empreendedores e consumidores que estão em uma mesma região…
Além disso, o Mercado Livre contratou 60 carretas para auxiliarem nas entregas de encomendas ao redor de todo o país.
Diante disso tudo, não resta dúvidas: a disputa pela melhor logística, ou a “guerra dos fretes”, está mais forte do que nunca…
As líderes do mercado realmente estão disposta a conseguirem os melhores resultados na reta final deste ano e, claro, futuramente também.