Última atualização em 27 de julho de 2021 por Ana Júlia Parreira
Com o forte crescimento do Ecommerce e a alta competitividade do mercado, a análise da concorrência se tornou uma das principais estratégias na hora de conquistar o destaque necessário que uma empresa deve ter no setor.
Dessa forma, é necessário saber investigar os concorrentes diretos e indiretos de seu negócio. Ou seja, é indispensável vigiar e mapear o que outras empresas fazem e o que elas oferecem ao público para você ter uma visão mais ampla sobre o seu próprio negócio.
Neste artigo, vamos te ensinar o PASSO A PASSO sobre como fazer, de forma prática, a análise da concorrência. Veja!
O que é Análise da Concorrência?
Também conhecida como “análise de mercado”, a análise da concorrência consiste em estudar e monitorar os principais concorrentes do seu negócio. As empresas que trabalham com produtos ou serviços similares aos que você trabalha…
Isto é, é preciso investigar o modo que essas empresas são vistas no mercado, a forma que trabalham, como atendem clientes, os preços que cobram etc.
Como Fazer a Análise de Concorrência
Agora que já entendeu do que se trata a análise da concorrência, vamos ao que interessa: como fazer do jeito adequado!
1- Saiba Quem São os Seus Concorrentes
Antes de qualquer coisa, você deve saber quem são seus concorrentes diretos e indiretos.
Os concorrentes diretos são aqueles que atendem o mesmo público que o seu, ou seja, possuem a mesma persona que a sua e vendem produtos similares aos que você vende…
Já os concorrentes indiretos são aqueles que não são, necessariamente, especializados em trabalhar com o mesmo produto ou serviço que o seu, mas que, em algum momento, atingem o seu público alvo.
Assim, você consegue saber quais são as empresas que concorrem diretamente com a sua. Isso é vital na hora de traçar estratégias de marketing digital e vendas para ganhar destaque no mercado.
2 – Leia as Avaliações dos Clientes
Ler o que os consumidores estão falando sobre os serviços prestados por seus concorrentes é um ponto importante para ganhar vantagem no segmento em que vocês atuam.
Isso vai te ajudar a reconhecer os principais pontos positivos e negativos desses negócios e aprender com os seus erros e acertos das outras…
Porém, não desconsidere analisar as avaliações de seus clientes em relação a um produto ou serviço prestado pela sua empresa. Pelo contrário! Analise o que as pessoas falam sobre o seu negócio também!
E entenda que saber encarar um feedback positivo ou negativo é uma das melhores formas para a evolução do seu negócio.
3 – Mapeie os Diferenciais de seus Concorrentes
O que a empresa X faz que eu não faço? Que tipo de conteúdo elas fornecem nas redes sociais? O que elas oferecem ao público? Como elas são vistas pelos clientes?
Esses são tópicos interessantes a serem analisados…
Também é importante monitorar as novidades, as promoções e os preços dos produtos com os quais as outras empresas estão trabalhando. Tudo isso vai te ajudar a ter uma performance ainda mais competitiva no seu nicho.
4 – Visite os Sites e as Redes Sociais durante a Análise da Concorrência
Descubra se a concorrência se faz presente na mídia. Isto é, se tem um bom número de acessos no site e seguidores nas redes sociais…
Além disso, avalie a qualidade dos conteúdos postados por eles. Observe a linguagem que usam para a comunicação com os clientes, a frequência dos posts e a interação dos usuários.
Hoje em dia, estar presente nas redes sociais, como Instagram e Facebook, e ter uma loja virtual funcionando plenamente é o básico para quem vende ou deseja comercializar itens no Ecommerce. Fique atento a isso!
Ferramentas Gratuitas Para Ajudar na Análise da Concorrência
1 – Google Alerts
Esta ferramenta é prática e te permite criar alertas para quando novos conteúdos forem indexados pelo Google. Na prática, funciona de forma bem simples:
Você se cadastra, escolhe os termos e palavras-chave de seu interesse e recebe as notificações por e-mail.
Dessa forma, você poderá acompanhar e monitorar assuntos que interessam ao seu negócio e focar na produção de conteúdo relevante para a sua persona.
2 – Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um canal voltado para os consumidores brasileiros. Como o próprio nome já diz, nele os clientes relatam reclamações sobre as empresas…
E essas avaliações negativas podem ser sobre serviços, atendimento, compra e venda de produtos, falha no envio de encomendas etc.
Com isso, você pode usar o Reclame Aqui para estudar a reputação de seus concorrentes, como eles são vistos por clientes em potencial e garantir vantagens no mercado em geral.
3 – Google Trends
Mais uma plataforma do Google, o Google Trends é um serviço gratuito que te ajudará a fazer a análise de sua concorrência…
Essa ferramenta, basicamente, mostra os termos mais procurados e os assuntos que estão em alta. E ainda permite fazer comparações entre diferentes termos, e informa em quais regiões eles estão sendo mais buscados pelas pessoas…
Assim, você pode se beneficiar de diversas formas. Desde a possível definição de um novo produto ou temas para abordar na criação de conteúdo, por exemplo.
Realmente Vale a Pena Analisar os Concorrentes?
Sem dúvidas, a análise da concorrência é um dos métodos mais eficazes para se conhecer dentro do mercado e alavancar suas vendas…
Principalmente porque saber como sua concorrência age vai te possibilitar conhecer o seu próprio lugar no mundo dos negócios!
Porém, não se confunda:
Analisar a concorrência não significa copiar os passos de seus concorrentes. Apenas ajuda a enxergar como o seu negócio está performando dentro do seu segmento. Portanto, não perca sua originalidade.
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