A Amazon lançou mais uma iniciativa bastante significativa. A varejista norte-americana acaba de anunciar a compra de aviões autônomos, isto é, “dirigidos por robôs”.
Ao todo, a Amazon comprou 1000 sistemas de direção autônoma da Plus.ai, startup californiana, que atua diretamente nas áreas de inteligência artificial e robotização de veículos…
A Amazon EUA tem planos para adquirir 20% de participação na empresa de inteligência artificial, segundo informações da Bloomberg.
Com isso, a varejista conseguiria comprar ações da Plus.ai por um valor fixo de US$ 0,46647 antes da fusão prevista para acontecer com a SPAC Hennessy Capital Investment Corp.
Além disso, a startup tem o apoio da Sequoia Capital, da China, responsável por desenvolver tecnologias de direção autônoma para caminhões que percorrem uma longa distância…
E, além de ser avaliada em US$ 3,3 bilhões (mais US$ 500 milhões em receitas direcionadas para acelerar sua expansão), a empresa levantou US$ 150 milhões por meio de investimento privado em ações públicas, ou PIPE, de fundos como BlackRock Inc. e DE Shaw.
Mas não só isso…
A Plus.ai também colabora com as empresas Iveco e Cummins na criação de um sistema que insira a tecnologia de piloto automático em caminhões movidos a gás natural, veículos que estão ganhando mais espaço em meio à forte alta do Ecommerce e a necessidade da adoção de medidas mais sustentáveis por parte das empresas do setor…
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Diante disso, não há muito como negar que a Amazon EUA está empenhada em permanecer no topo do mercado mundial de varejo. E que nem mesmo o recente anúncio da saída de Jeff Bezos do cargo de CEO está impedindo a varejista de lançar as mais diferentes estratégias para continuar crescendo no mercado…
No início deste ano a Amazon anunciou aquisição de 11 aviões para agilizar ainda mais as entregas de seus pedidos.
Na verdade, a Amazon já usa aeronaves desde de 2016 na hora de enviar as encomendas até as casas dos consumidores. Contudo, só recentemente a companhia decidiu comprar aviões próprios.
E esta iniciativa não foi à toa…
Com as pessoas ao redor do mundo fazendo menos viagens, as companhias aéreas enxergaram a possibilidade de vender algumas aeronaves com o intuito de reduzir gastos e gerar mais dinheiro. A Amazon aproveitou a oportunidade, claro.
Na ocasião, Sarah Rhoads, vice-presidente da Amazon Global Air, chegou a afirmar em comunicado que o objetivo era continuar atendendo os consumidores da melhor maneira possível:
“Ter uma combinação de aeronaves alugadas e próprias em nossa crescente frota nos permite gerenciar melhor nossas operações, o que nos ajuda a manter o ritmo no cumprimento das promessas aos clientes”, afirmou.
Assim, em meio tanto à compra de aviões quanto à adoção de caminhões robotizados, a Amazon acaba se destacando mais uma vez quando o assunto é fazer entregas mais rápidas para aproveitar a alta absurda das vendas online…
E mais do que isso: gera a forte expectativa de que suas operações ao redor do mundo também disponibilizem esse tipo de serviço. Ou seja, quem sabe futuramente a Amazon Brasil também não faça entregas por meio de veículos robotizados, não é mesmo?
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