Você já ouviu falar no termo “Agile Marketing”? Muitos empresários estão procurando aprender como o Agile Marketing funciona e se devem usar essa abordagem para conduzir seus projetos e campanhas de marketing.
Como sabemos, uma equipe de marketing projeta e implementa campanhas que ajudam suas organizações a impulsionar as vendas e construir uma melhor presença no mercado. No Ecommerce, em específico, isso fica ainda mais forte no que diz respeito ao marketing digital…
Porém, para lidar com a pressão crescente de entrega de melhores resultados junto a um ritmo feroz de novas tendências de compra, hoje em dia as equipes de marketing das empresas estão cada vez mais adotando a estratégia de Agile Marketing...
Por meio deste artigo, compartilharemos com você todas as informações CRUCIAIS sobre Agile Marketing para ajudar na compreensão e implementação dessa abordagem. Vamos começar?
O Agile Marketing é uma abordagem baseada nos princípios da metodologia ágil utilizada no desenvolvimento de software. É usado especificamente para gerenciar projetos relacionados ao marketing do seu Ecommerce.
Mas qual é o principal objetivo do Agile Marketing, afinal?
Seu objetivo é executar projetos em um ritmo mais rápido, mas sem comprometer a qualidade das ações ou produtos comercializados. E, para tornar isso possível, você precisa otimizar tudo, desde a estrutura da equipe até fluxos de trabalho do projeto e comunicação interna da sua empresa…
Assim, ocasionalmente, você vai precisar desenvolver uma equipe de Agile Marketing comprometida, que esteja familiarizada com os fundamentos do Agile e seja capaz de trabalhar com eficiência em um ambiente de ritmo acelerado.
Além disso, as equipes podem determinar se um projeto não foi valioso e não deveria ser repetido, por exemplo. Mas ele ainda pode ser considerado um sucesso. O Agile Marketing abraça o fracasso, desde que venha com lições e produza projetos futuros potencialmente poderosos…
Essa metodologia faz uso de sprints para desenvolver projetos e campanhas. Um sprint é um tempo curto e fixo, em que a sua equipe precisa concluir uma quantidade planejada de demandas.
O grande destaque do Agile Marketing é que ele segue uma abordagem gradual para o desenvolvimento de projetos. Isto é, em vez de desenvolver um produto de uma vez, é possível utilizar ciclos para refinar a saída em cada fase do desenvolvimento do projeto.
As metodologias ágeis, conhecidas habitualmente como “agile”, originam-se no campo de desenvolvimento de softwares, com a visão de criar produtos melhores e mais rapidamente
Elas foram aplicadas em várias áreas, mas se tornaram bastante conhecidas no mundo do marketing…
E você acha que o Agile surgiu nessa geração? Não…
Alguns registros apontam sua origem em 1970. Desde esse período, os desenvolvedores já estavam preocupados com seus processos de trabalho.
Entretanto, a metodologia ficou conhecida nos anos 2000, através de longas reuniões que resultaram no Agile Manifesto, uma consolidação completa de várias ideias anteriores, que ainda é o padrão de ouro para o que essa metodologia realmente significa. A partir disso, surgiram 4 valores:
Assim, agora que você já sabe o que é Agile Marketing e um pouco mais da sua história, vamos aprofundar um pouco mais o assunto…
O Agile Marketing tem uma linguagem própria. Cada departamento de marketing de uma empresa encontrará o formato ágil preciso que funciona melhor para ele, mas a implementação dessa metodologia terá estes 4 recursos de alguma forma:
Um sprint é o tempo que você dá à sua equipe para concluir seus projetos atuais. Normalmente, variam de duas a seis semanas. Contudo, algumas iniciativas maiores não caberão em um único sprint, então será preciso dividi-las em pequenas porções para lidar com elas com mais tempo.
Todos os dias sua equipe precisa se reunir e fazer uma breve checagem das tarefas. Isso deve durar 15 minutos no máximo. Cada membro da equipe repassa o que fez no dia anterior, o que está planejando fazer no dia e todos os possíveis problemas que podem ter encontrado no caminho.
Seja um bom quadro branco com notas adesivas ou um grande software especializado e sofisticado, você precisa de uma maneira centralizada de acompanhar seu sprint, de forma que todos tenham acesso.
Embora um indivíduo possa “ser o dono” de um projeto, o sucesso ou o fracasso do sprint depende de todos os membros da equipe do seu negócio. Todos devem estar preparados para colaborar e auxiliar na estrutura do Agile Marketing.
Seguindo os métodos estabelecidos pelos desenvolvedores (com adaptações para serem implementadas na área de marketing, é claro), os profissionais da área podem usar maneiras inteiramente novas de alcançar públicos e objetivos…
Na prática, o Agile Marketing permite que os profissionais de marketing:
– Respondam rapidamente às mudanças no mercado;
– Produzam campanhas rápidas que podem ser testadas e otimizadas ao longo do tempo;
– Experimentem muitas coisas, repetindo as que deram certo;
– Usem a opinião de outros departamentos para aumentar os esforços de marketing;
– Justifiquem as escolhas em campanhas e projetos com dados concretos.
Isto é, quando você começa a ser mais específico e a olhar para as possibilidades, projeto a projeto e sprint a sprint, a lista de possibilidades de Agile Marketing é imensa.
Frameworks de Agile Marketing são formas de trabalho que gerenciam a metodologia ágil no dia a dia do seu Ecommerce…
Ou seja, ajudam a organizar as atividades e demandas de um time de marketing para assegurar a eficiência necessária para a finalização de projetos, uma vez que o mercado gera aos novos negócios uma atmosfera de pressão e prazos curtos.
Veja os principais frameworks:
Scrum é provavelmente o framework mais conhecido e usado nas metodologias ágeis.
Nesse caso, as atividades são feitas em ciclos curtos de 1 a 4 semanas, conhecidos como sprit, em que os feedbacks do mercado são usados para melhorar campanhas e produtos.
Encontros diários para compartilhar os trabalhos de cada colaborador são abordados por essa metodologia, gerando transparência e melhorando a comunicação…
Assim também, os profissionais de marketing trabalham em equipes empenhadas e integradas com outros setores.
A organização das equipes funcionam da seguinte forma:
Além disso, são realizados 4 tipos de reuniões em cada sprint durante todo o processo. Veja:
Kanban tem uma abordagem com foco visual para gerir seus processos. É basicamente um painel que consiste em um quadro (Kanban Board) que permite visualizar todo o fluxo de trabalho…
É dividido em colunas que representam os passos de um projeto. Isto é, consiste em um quadro de post-its na parede ou de cards online, o que torna esse framework simples e acessível.
É importante passar algum tempo contemplando essas questões antes de acabar e gastar o orçamento de um mês em quadros brancos e post-its…
Caso os membros de sua equipe estejam sofrendo com a imensa carga de trabalho, se há altas taxas de rotatividade ou sinais de esgotamento dos profissionais de marketing do seu negócio, rever a carga pode ser uma boa opção.
Assim, se você não quer adotar uma abordagem como o Scrum, que exige um aprofundamento inicial ou mudanças de funções, saiba que isso pode causar mais estresse aos funcionários…
Mas se, por outro lado, sua empresa já possui uma equipe saudável e estável, você pode optar pela metodologia que lhe dará uma vantagem competitiva mais significativa do mercado, como o Kanban…
Dessa forma, considere o que você espera realizar ao reunir sua equipe de marketing com o Agile e escolha uma metodologia que o levará a esses objetivos!
E lembre-se: a abordagem Agile tirada do desenvolvimento de software é uma ferramenta excelente e poderosa nas mãos de todo líder de marketing, pois permite que seja construído o processo de crescimento e as verdadeiras melhorias necessárias.
Então, em vez de adotar uma abordagem aleatória e gastar dinheiro em coisas que podem ou não funcionar, pense em adotar essa metodologia que vai te permitir realmente otimizar o crescimento potencial do seu negócio.
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