Como Endomarketing mantém sua equipe positiva

Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Uma equipe positiva é essencial para qualquer empresa. Afinal, não tem nada pior do que trabalhar com uma equipe desanimada, o que reflete também nos resultados. Por isso, se está lidando com isso agora, apostar no endomarketing pode ser a solução. 

Neste artigo, vou te apresentar ao endomarketing e te mostrar com mais detalhes como ele mantém a sua equipe positiva – e os resultados chegando.

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Por que manter a equipe positiva?

Uma pergunta importante: Seus colaboradores são apaixonados pela sua empresa? Eles acreditam nos valores que você compartilha?

Se a resposta for não, você está perdendo uma grande oportunidade de aumentar os seus resultados.

Afinal, não adianta ter um excelente funcionário, com um currículo incrível, se ele está desmotivado e desalinhado com a cultura da sua empresa. Um funcionário assim nunca dará o melhor de si. Ele não vê razão para isso. 

Mas existe uma maneira de reverter essa situação: o Endomarketing (ou marketing interno).

O que é Endomarketing?

De modo geral, este é o marketing voltado para a sua empresa. O objetivo é incentivar os seus funcionários e envolvê-los de tal forma que eles trabalharão mais felizes.

Ele lida com a percepção que o funcionário tem em relação à marca e a empresa que ele trabalha. Ou seja, você conquista os seus empregados.

Com essa estratégia, você consegue melhorar o clima da empresa e encantar os seus funcionários, deixando-os alinhados com os objetivos internos.

Não é nenhum segredo que um funcionário realiza suas tarefas com melhor qualidade e gera mais resultados quando está comprometido com a empresa.

Além disso, ele pode fazer propaganda do seu negócio com os seus conhecidos. 

E empresas boas de se trabalhar são altamente recomendadas.

É como começar sua estratégia de marketing de dentro para fora.

Benefícios do Endomarketing

equipe positiva turnover

1 – Diminuição da rotatividade de funcionários (Turnover)

Quando muitos colaboradores começam a pedir demissão em curto período de tempo, é o que chamamos de Rotatividade de Funcionários (ou Turnover, em inglês).

Quando essa rotatividade começa a ficar em alta, além de gerar custos de demissões e novas contratações, o trabalho dentro da empresa fica estagnado, sem progresso

Vários funcionários passam pelo mesmo cargo sem que haja evolução do trabalho.

Com o Endormarketing, seus funcionários vão sempre estar satisfeitos e nunca vão querer sair do seu negócio, crescendo junto com a empresa.

2 – Funcionários motivados

Como explicado antes, ninguém faz um bom trabalho desanimado. Os funcionários não enxergam motivos para trabalharem muito.

Agora, quando eles estão alinhados com os valores da empresa e acreditam no potencial dela, veem a oportunidade de crescer junto com o negócio. Assim, ficam motivados a darem o melhor de si.

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3 – Novos talentos aparecem

Com o Endomarketing, sua empresa vai ser o emprego dos sonhos de todo mundo. Assim, mais pessoas talentosas vão procurar o seu negócio para trabalharem com você.

Já parou para pensar a quantidade de currículos incríveis que a Google recebe diariamente? Como todo mundo tem uma visão boa da empresa e entendem que é um ótimo ambiente para se trabalhar, a busca por um emprego lá dentro é alta.

Além disso, é muito mais fácil encontrar novos funcionários quando algum decide ir embora. O trabalho de seleção já foi encurtado, porque existe um banco de pessoas aguardando uma oportunidade de contribuir.

4 – Clima positivo na empresa

Os seus funcionários vão se sentir mais à vontade para trabalhar e até ficar mais tempo na empresa. 

Sabe quando as pessoas estão desesperados para que o dia acabe? Isso pode ser um sinal de que estão insatisfeitas.

O clima do ambiente de trabalho interfere diretamente no desempenho dos colaboradores, consequentemente nos resultados.

O Endomarketing faz com que todos se sintam bem ao vir trabalhar e melhora o clima organizacional.

5  – Aumenta as vendas do negócio

Com os seus funcionários animados com o ambiente da empresa, eles vão estar motivados. Portanto, os resultados tendem a melhorar.

Neste caso, um bom trabalho significa mais vendas. 

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Endomarketing não é Comunicação Interna

É comum as pessoas considerarem que Marketing Interno é a mesma coisa que Comunicação Interna, mas na verdade elas são interligadas e trabalham com o mesmo público: os colaboradores.

O Endomarketing lida com relacionamento e incentivo do desempenho dos funcionários, gerando melhores resultados e um ambiente de trabalho saudável.

Já a comunicação interna faz parte da estratégia do Endomarketing. Ela serve para informar os funcionários sobre tudo o que acontece na empresa: comunicados oficiais, lançamento de produtos, campanhas novas…

Quando a comunicação é clara e sem omissão de informações, além de boatos e fofocas serem evitados, todos os funcionários ficam com as metas bem definidas, o que melhora muito o clima na empresa. Por isso que ela faz parte do Endomarketing.

6 formas de aplicar o Endomarketing

1 – Pesquise a satisfação dos funcionários

Não tem como saber se você precisa de muitas estratégias de Endormarketing sem descobrir como os seus colaboradores estão se sentindo.

Muitos líderes acreditam que está tudo bem quando, na verdade, não se preocupam em entender o que os funcionários estão sentidos.

Por isso, faça sempre pesquisa de satisfação dos funcionários. Compreenda quais estão sendo as suas dores e direcione as estratégias com base nesse questionário.

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2 – Reconheça a sua equipe

O seu funcionário não precisa ser movido apenas pelo salário, mas também pelo reconhecimento.

Enquanto as recompensas financeiras estimulam o lado racional, os reconhecimentos incentivam o lado emocional.

Por isso, se você criar o hábito de elogios e agradecimentos, sua equipe vai se sentir estimulada a trabalhar. Afinal, o chefe demonstra o quanto aprecia sua dedicação.

Agora, se você apenas gera críticas que não são construtivas, ninguém vai se sentir apto a realizar um bom trabalho. Isso pode interferir na autoestima dos seus funcionários e eles não vão mais acreditar que vale a pena trabalhar com você.

3 – Faça políticas de recompensas

Mas, além de dar elogios, trabalhe também com outras recompensas.

Criar uma política de recompensas pode estimular a meritocracia dentro da empresa, além de uma competição saudável entre os funcionários.

Dessa forma, todos vão se sentir estimulados a se dedicar mais, desejando as recompensas.

Pode ser dinheiro, folgas, férias, viagens, horários flexíveis, home office … O que for melhor e possível para a empresa.

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4 – Ofereça cursos e capacitação

Em vez de ficar preocupado em encontrar os melhores funcionários, transforme os seus colaboradores nos melhores.

Crie um programa de treinamento anualmente ou semestralmente, faça parceria com alguma instituição, compre cursos e deixe-os disponibilizados para a empresa…

Essa estratégia deixa seus funcionários satisfeitos porque, além deles gostarem de se capacitar, vão se sentir importantes vendo a empresa desenvolvê-los profissionalmente.

5 – Incentive a integração

Pode ser com happy hour ou festas comemorativas, você precisa incentivar a integração dos funcionários.

Com os seus funcionários aproximados, eles vão sentir que fazem parte do seu negócio, vão “vestir a camisa da empresa”. Isso fortalece laços e gera sentimentos positivos em relação com a marca.

Consequentemente, todos vão se sentir mais empenhados para realizarem um bom trabalho. 

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6 – Melhore a Comunicação Interna

Como dito antes, a comunicação interna é super necessária para a o Endomarketing.

Transforme o diálogo dentro da empresa uma via de mão dupla: ao mesmo tempo que você precisar falar, seus funcionários também devem ter voz.

Se eles sentirem que estão sendo ouvidos, vão se sentir cada vez mais úteis e fundamentais para a empresa. Vão entender que se eles fizerem um bom trabalho, podem fazer diferença no negócio, o que aumenta a motivação de todos.

Por isso, nunca menospreze um funcionário. Ele está lá por um motivo e pode trazer sim boas ideias para o seu negócio.

Além disso, os gestores precisam estar abertos para Feedback. Tanto para fazer e quanto para receber. O Feedback faz parte da comunicação interna. Se o funcionário não sabe onde está acertando e onde melhorar, ele não vai conseguir evoluir.

Existem vários tipos de Feedback: Positivo, Negativo, Construtivo… Sem dizer que tem várias forma diferentes de dar e receber eles.

E sem dúvidas, ele é extremamente importante para a Comunicação Interna e claro, para a melhorar o desempenho dos funcionários.

Consequentemente, os resultados do seu negócio vão aumentar muito com essa estratégia.

Você pode saber muito mais sobre Feedback e como aplicá-lo da maneira correta na sua empresa nesse artigo:

Feedback: Por que é tão importante?

 

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