Locaweb Compra Melhor Envio Por Quantia Milionária. Veja!

Última atualização em 15 de dezembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

A Locaweb simplesmente não para de crescer. Dias depois de comprar a Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, a empresa acaba de anunciar a aquisição de outra empresa: a Melhor Envio! 

Quem acompanha o mercado de Ecommerce sabe que o Melhor Envio está entre uma das principais companhias de logística do país…

E agora, com a fusão das empresas, não há como ignorar que a Locaweb vai se consolidando ainda mais como uma das companhias a oferecer todo um ecossistema de soluções para os empresários do varejo.

Ao longo deste artigo, vou explicar tudo isso em detalhes. Acompanhe!

locaweb
(Imagem: Instagram Locaweb)

Locaweb Compra Melhor Envio Por Mais de R$ 80 Milhões

A Locaweb acaba de anunciar em fato relevante o fechamento de um contrato de compra da totalidade do capital social da Melhor Envio, empresa de logística voltada para pequenos e médios empreendedores.  

Para quem ainda não conhece, o Melhor Envio é uma plataforma que faz a conexão entre os empresários e as principais transportadoras e companhias de logística do país…

Assim, o valor estabelecido para a transação foi de R$ 83 milhões – podendo ainda sofrer algumas mudanças…

Além disso, mesmo com a venda, os sócios da companhia – Bruno Centurião, Éder de Macedo Medeiros e Maurício Madruga de Mesquita – continuarão operando o Melhor Envio… 

E mais:

Também terão direito a um earnout (ganhos referentes ao desempenho do negócio após a aquisição), que vai depender do atingimento de determinadas metas financeiras da empresa de logística.

A Locaweb vem fazendo investimentos em diversos setores dentro do mercado de Ecommerce…

Entretanto, a aposta em uma empresa de logística não foi à toa. A Locaweb teve motivos concretos para comprar a companhia…

Por que a Locaweb Webmail Comprou o Melhor Envio

Um dos principais motivos da aquisição é reforçar a atuação da empresa no setor de logística, claro…

Isso porque, hoje, a Locaweb Webmail atua como uma espécie de ecossistema de soluções tanto para quem vende no varejo físico quanto no online…

Isto é: oferece plataforma de Ecommerce, soluções de pagamentos, além da integração com marketplaces e gestão de assinatura.

Agora, com a chegada do Melhor Envio, a empresa reforça seus planos de se consolidar como a melhor escolha para os empreendedores quando o assunto é a digitalização de seus negócios…

Inclusive, para fazer isso, a Locaweb não fez apenas este investimento de comprar o Melhor Envio. Só neste ano, a Locaweb comprou pelo menos mais 4 empresas…

O Foco é o Crescimento

Em fevereiro, a Locaweb estreou na B3 com um IPO que movimentou cerca de R$ 1,4 bilhão… 

Na época, o IPO Locaweb foi tão positivo, que acabou gerando um forte disparo nas ações da companhia…

Isto é, após serem vendidas a R$ 17,25 na oferta, no teto da faixa indicativa na oferta pública inicial, as ações da Locaweb (LWSA3) dispararam 19,42%, sendo cotadas a R$ 20,60, no primeiro dia de negócios. Na máxima, as ações atingiram R$ 21,77. 

Assim, depois desse cenário bem animador, óbvio que a Locaweb não perderia tempo (nem dinheiro) na hora de expandir sua atuação no mercado…

Em setembro, comprou a Social Miner, startup de análise de dados de comportamento do consumidor em Ecommerces, pelo valor de R$ 22,2 milhões…

Menos de uma semana depois, a Locaweb anunciou a compra da Etus, empresa especializada na gestão e marketing digital para empresas em redes sociais, por R$ 18,95 milhões…

Mas não só isso…

Em novembro, foi a vez de comprar a Vindi, startup de software as a service (SaaS) que faz processamento e gestão de pagamentos recorrentes, por R$ 180 milhões… 

E, mais recentemente, a companhia adquiriu também a Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, pela quantia de  R$ 18,3 milhões.

Ou seja, a Locaweb está mesmo utilizando os R$ 400 milhões levantados em seu IPO exclusivamente para comprar companhias…

E mais do que isso…

Cada uma delas representa algo a mais para a Locaweb. O Melhor Envio, por exemplo, veio para completar esse portfólio de empresas…

E isso é extremamente importante, principalmente porque a área de logística foi um dos pontos que mais ganhou destaque este ano. 

Isto é, a lógica que norteou as empresas este ano, no geral, foi: quem vende mais rápido, vende mais – fato que originou a chamada “Guerra dos Fretes“…

Por isso, fica nítido que a Locaweb também estava de olho nisso tudo, e não poupou investimentos para fazer parte dessa disputa. 

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.