Última atualização em 8 de novembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
Uma das principais etapas no planejamento de um negócio é definir qual será o seu nicho de mercado e a sua persona. E, se você vende para jovens entre 18 a 23 anos – conhecidos como Geração Z – e para adultos entre 24 a 38 anos – Geração Y – precisa tomar algumas providências para que eles tenham uma boa e rápida experiência de compra no site.
Confira aqui o hábito de consumo das Gerações quais são as suas principais objeções.
Comportamento da Geração Z e Y
O levantamento da Retail Reimagined, da plataforma de pagamentos Adyen, analisou o consumo da Geração Z (18 a 23 anos) e da Geração Y (24 a 38 anos) no varejo de 12 países.
Os resultados mais interessantes foram:
- 71% da Geração Z abandona o carrinho por encontrar dificuldades no pagamento.
- 60% da Geração Z abandona o carrinho por não encontrar o método de pagamento preferido.
- 35% da Geração Z desiste completamente de adquirir o produto específico depois de abandonar o carrinho.
- 78% da Geração Y e 70% da Geração Z prefere comprar através de Mobile.
- Geração Y valoriza a identidade pessoal das marcas enquanto a Geração Z se preocupa mais com a precificação.
Como garantir uma boa experiência
Os negócios precisam se adaptar a realidade dos dias atuais. Os consumidores que moldam as empresas, não ao contrário.
Por isso, pesquisas como essas devem sempre ser realizadas para entender melhor o hábito de consumo das pessoas. Além disso, você pode ter insights sobre o que é possível mudar para que esses consumidores tenham melhores experiências de compras.
Uma boa experiência é essencial para fidelização. Isso vai fazer com que as pessoas retornem à loja para comprar cada vez mais.
Com o tempo, podem também se tornar defensoras da sua marca, vão indicá-las para outras pessoas…
Ou seja, fidelizar um cliente é o marketing mais barato que existe.
Por isso, os fatores de decisão de compra no Ecommerce devem ser priorizados ao máximo e todas as objeções precisam ser quebradas.
Vamos analisar rapidamente as objeções apresentadas na pesquisa:
1 – Meios de Pagamento
Como vimos, 71% dos jovens desistem de comprar online por acharam a transição complicada e 60% por não encontrarem o seu método de pagamento de preferência.
Quanto mais rápido for a forma de pagamento no seu negócio, mais vendas você realiza. Primeiro, porque é menos tempo para pessoa se questionar. Segundo, porque tem menos chances dela desistir por achar complicado demais.
Por isso, converse com o seu Web Designer ou com a empresa que montou o seu site para que a estrutura montada seja ágil e o modo de finalização de compra seja simples.
Com relação ao meio de pagamento da preferência do usuário: quanto mais formas de pagamento diferentes sua loja tiver, mais chances de pessoas comprarem de você. Alguém pode preferir usar o boleto, por exemplo, em vez do cartão de crédito.
Segurança
Uma dica: Sabia que quanto mais seguro a sua loja virtual for mais métodos de pagamento você consegue ter? Isso porque muitas empresas de crédito apenas autorizam o seu uso em plataformas que apresentam o Certificado Digital de Segurança (SSL).
O SSL criptografa todo os dados oferecidos pelo cliente como senhas, número de cartão, endereços e muito mais.
Isso faz com que todos os seus dados estejam protegidos e que as suas informações não sejam acessadas por hackers.
Por isso que as empresas só aceitam trabalhar para sites que tenham o SSL. Para colocar o Certificado na sua loja virtual, você pode contratar empresas de solução para web, como a Locaweb e a GoDaddy.
2 – Carrinhos abandonados
Para recuperar carrinhos abandonados, uma estratégia de email marketing pode ajudar muito nesse momento:
Um sistema integrado e automatizado, através dos Cookies, vai identificar o usuário e os produtos que ele abandonou no carrinho.
Após um determinado tempo, o cliente recebe um email perguntando se não deseja finalizar a compra. Certamente você já deve ter recebido uma mensagem assim.
Caso ele não tenha comprado, algum tempo depois, recebe outro email questionando mais uma vez se não que realizar a compra.
Por fim, pode enviar um terceiro email oferecendo um cupom de desconto e incentivando ainda mais a comprar.
Com essa estratégia, você vai recuperar uma grande parte dos seus clientes. Você pode usar plataformas de marketing digital que mandam essas mensagens automatizadas, como o RD Station, ActiveCampaing ou a CartStack, especializada em recuperar carrinhos abandonados.
3 – Mobile
Tanto a Geração Z (70%) quanto a Geração Y (78%) realizam compras várias vezes através do celular. Mas isso não deveria ser nenhuma surpresa.
Antigamente, para realizar uma compra online, era necessário estar em casa conectado a um computador. Porém, hoje em dia, todo mundo tem um Smartphone em mãos.
É comum que cada vez mais as pessoas realizem compras via mobile, seja acessando diretamente o site ou através das redes sociais, que representam 21% das vendas online.
O que é fantástico, porque as pessoas podem fazer compras agora em qualquer lugar e a qualquer hora….
A não ser que o seu site não funcione bem nos celulares. E isso é um problema.
Por isso, o seu site precisa ser acessível para os celulares, com layout responsivo. Tenha um design minimalista, assim fica mais fácil para a página carregar nos Smartphones.
Entrar em contato com desenvolvedores e web designers em plataformas de freelancer para criar um aplicativo também é uma ótima opção. O Workana e o 99frelas são ótimos para contratação.
Uma outra opção é vender pelas redes sociais. Por mais que elas sejam acessíveis a tela do computador, todos são mais associados aos celulares. Você pode usar os canais para realizar mais vendas e para atrair novos clientes para a sua loja.
Instagram, Facebook e Whatsapp são ótimos canais para você explorar.
4 – Identificação com as Marcas
Para a Geração Y, que está consolidada no mercado de trabalho, o preço da peça é menos importante do que se identificar com a marca.
Ou seja, se você quer agradar uma clientela de 24 à 38 anos, a sua marca precisa ter personalidade.
Não importa se você faz revendas de marcas consolidadas, a sua loja já é uma marca própria e é preciso cuidar da imagem dela.
Dessa forma, é possível atrair e manter fãs do seu negócio sempre. Qual é a filosofia da sua marca? O objetivo? Princípios? Valores? Tudo isso você precisa deixar bem definido e claro, passar essa imagem para os seus clientes.
Seja nos produtos, na comunicação, até mesmo nas embalagens. A personalidade do seu negócio precisa ser passada e vista pela a audiência.
As consequências? Todo Ecommerce que tem uma boa marca transmite valor para os seus clientes. Esse valor está diretamente relacionado a sentimentos. Com ele, você vai justificar o seu preço e o motivo do seu cliente precisa comprar de você.
E o primeiro passo para mostrar o valor é vender soluções e não apenas produtos.
Com a comunicação certa, descontos e bom atendimento, é possível mostrar ao cliente que ele, ao comprar de você, vai resolver um problema ou realizar um desejo em sua vida.
5 – Precificação
Para a Geração Z, que ainda são jovens e não trabalham, o preço pode ser um diferencial na hora da compra.
Por isso, se você quer vender para esse público, deve definir os preços com base em boas estratégias.
Estude o processo de precificação para não passar por dificuldades. Avalie também se é possível oferecer cupons de descontos e fazer sorteios.
Leia mais: Formação de preço de venda: como precificar o seu produto?
Prepare-se para qualquer problema
Como foi possível ver, os clientes podem apresentar várias questões diferentes que os impedem de comprar online.
E a única coisa que importa é que você e o seu negócio estejam prontos para lidar com cada uma dessas questões. Com essas dicas, você está preparado para superar com as objeções da Geração Z e Y.
Porém, você precisa estar preparado para lidar com todas as adversidades que podem surgir pelo caminho…
E não precisa se assustar. Nós temos a solução para isso:
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