Os livros de negócios, assim como os filmes, séries, revistas, podcasts, artigos e documentários, podem ajudar você aprender muito sobre empreendedorismo. Afinal de contas, muitas pessoas já tiveram problemas ao empreender e algumas delas até escreveram sobre isso.
Se você é um apaixonado por leitura e está buscando boas recomendações de títulos, não se preocupe: neste artigo você vai conhecer os livros de negócios preferidos dos empresários mais bem-sucedidos do país.
Está pronto? Então pegue papel, uma caneta e veja qual dos títulos abaixo você já conhece.
Vamos começar com algumas indicações dadas por Celso de Moraes, experiente empresário do segmento de chocolates.
Em entrevistas a grandes veículos de comunicação, Celso nunca escondeu admirar as histórias biográficas, como as contadas no livro “Boni”,história do empresário José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, e “Sonho Grande”, obra que fala sobre o trio que comanda a Ambev: Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles.
Se você trabalha com marketing digital, existem boas chances de conhecer e admirar Conrado Adolpho. Depois de quebrar um cursinho pré-vestibular, o empresário deu a volta por cima, tornou-se um dos grandes especialistas brasileiros em alavancagem de empresas e fundou a Webliv, empresa aceleradora comercial.
Dentre seus livros de negócios preferidos, estão “Poder sem limites”, de Anthony Robbins, e “Propósito”, de Joey Reiman.
Ambos os títulos falam sobre estilo de vida e mindset, temas vastamente abordados por Conrado em seus conteúdos diários publicados nas redes sociais.
Para Amos Genish, ex-presidente da Telefônica, Head of Digital Retail Unit – BTG Pactual e único estrangeiro desta lista, os melhores livros de negócios e desenvolvimento pessoal são os escritos por Jim Collins e Malcolm Gladwell.
Em entrevista à Forbes BR, ele citou alguns clássicos que estão sempre em sua estante. Um deles é “Empresas feitas para vencer”, de Jim Collins, que descreve como algumas companhias dão o salto para o sucesso, enquanto outras continuam na mediocridade. O empresário também mencionou o livro “Outliers: Fora de série“, de Gladwell, que narra trajetórias de sucesso para explicar porque algumas pessoas são bem sucedidas e outras não.
João Doria, empresário, jornalista e atual Governador de São Paulo, também já fez algumas indicações de leituras que, segundo ele, são suas preferidas.
Alguns dos títulos recomendados foram “Vai que dá”, de Joaquim Castanheira, que reúne a origem de dez empreendedores que estão transformando o Brasil com o impacto dos seus negócios e “Jovens Falcões” escrito por Eduardo Lyra, que conta a história de brasileiros que não se prendem aos limites e fazem o possível para alcançar o sucesso.
Doria mencionou ainda a obra “Sonho Grande”, de Cristiane Corrêa e, em reportagem ao El País, o político também citou algumas das “48 Leis do Poder”, livro escrito por Robert Greene.
Jorge Aguirre é o atual presidente da Pizza Hut São Paulo, uma das gigantes empresas americanas que prosperou no mercado brasileiro.
Entre as grandes inspirações de Aguirre, há o livro “Leve as pessoas consigo”, de David Novak. O título ensina técnicas para inspirar equipes e motivar pessoas a caminharem no mesmo ritmo que o seu.
Não poderíamos fechar a lista sem citar Crie Seu Mercado no Mundo Digital, primeiro livro de Bruno de Oliveira, fundador e CEO do Ecommerce na Prática, maior Escola de Ecommerce do país.
Nele, o empresário ensina como prosperar no Ecommerce, com a estratégia autoral criada há mais de 20 anos no varejo físico e no Ecommerce. A obra é ideal para quem deseja aprender a construir um negócio de forma diferente, criando um mercado próprio e solucionando necessidades reais dos clientes, ou até mesmo para quem já possui uma loja física ou virtual e sente a necessidade de alavancar vendas e estar mais próximo do público.
Leia Também: Conheça os 31 Melhores Livros de Empreendedorismo
Quem trabalha ou apenas acompanha o mercado de e-commerce sabe que o cenário atual nunca…
A Associação Brasileira dos Lojistas Satélites (Ablos) anunciou recentemente que levará um pedido aos shoppings…
O Twitter iniciou recentemente a fase de testes de uma nova função para a rede…
A Comissão Nacional de Tecnologia da Informação e Liberdade (CNIL) da França multou recentemente o…
A plataforma digital de serviços financeiros Nubank recentemente se tornou membro da Rede Brasil do…
A Uber anunciou nesta quinta-feira (6) o encerramento das entregas de restaurantes pelo aplicativo Uber…