9 Séries para Inspirar Empreendedores de Sucesso

Última atualização em 26 de novembro de 2021 por Maria Alice Medeiros

Uma coisa que todos os empreendedores de sucesso têm em comum é o conhecimento em diversas áreas relacionadas a negócios. É preciso conhecer sobre leis, marketing, finanças, gestão de negócios. Todos assuntos técnicos que, se aprendidos da forma usual, podem ser complicados para quem está começando nesse meio. 

No entanto, séries são ótimas formas para aprender e ao mesmo tempo relaxar, além de serem fontes de inspiração. Pensando nisso, selecionei 9 séries incríveis para inspirar empreendedores de sucesso. A partir delas, você pode tirar aprendizados e sacadas para melhorar o seu negócio.

Prepare a pipoca e confira a lista:

1 – Billions

Antes de ser lançada, esta série tinha tudo para dar errado, mas acabou sendo uma das séries mais bem-sucedidas da emissora Showtime.

A trama é baseada na disputa entre dois homens que estão em posições opostas da lei: Chuck Rhoades (Giamatti), o promotor-chefe que aspira posições mais altas no governo, e Bobby Axelrod (Lewis), dono de uma empresa de investimentos que pode estar envolvida em ilegalidades. 

No contexto da história, os dois estão sempre colocando à prova a moralidade e ética para alcançar seus objetivos. 

O que você pode aprender com Billions?

Foco

Chuck é extremamente focado em prender Bobby, pois o considera um golpista que fatura muito através de ilegalidades no mercado de ações. Ele tem uma obsessão neste objetivo, porque acredita que é algo que vai levá-lo mais longe na carreira.

O foco é essencial para qualquer empreendedor que quer crescer. Mesmo que problemas apareçam, nunca perca seu objetivo de vista…

Obviamente, não é preciso brigar com tudo e todos para alcançar sua meta, mas acreditar e fazer o que tem que ser feito é essencial para o seu sucesso.

Olho no concorrente 

Ao longo dos episódios, você fica intrigado em como que os dois personagens estão sempre de olho nos movimentos um do outro, muitas vezes antevendo suas jogadas.

Estar de olho nos concorrentes é essencial para você criar estratégias e estar sempre na frente. Além disso, observar seus concorrentes também pode te dar insights sobre o que eles têm de melhor e como você pode melhorar o seu negócio; ou em que eles estão pecando e não cometer os mesmos erros.

Faça alianças

Chuck Rhodes é um mestre em fazer alianças que o ajudam a conseguir alcançar seus objetivos. Eles sabem quem pode ser útil para ajudá-lo a pegar Axelrod.

Na sua empresa, fazer parcerias é muito importante. Seja com fornecedores, seja com influenciadores que vão divulgar sua marca, seja com revendedores ou com sócios… Todas as pessoas que fazem parte da sua empresa são pontos-chave para você chegar onde deseja. 

Porém, foque em fazer parcerias com pessoas responsáveis e que irão realmente te ajudar. Não adianta nada fazer alianças com pessoas que vão acabar piorando o seu negócio.

Siga seu instinto

Na série, o investidor Axelrod consegue realizar diversas transações na bolsa que lhe rendeu boas fortunas apenas seguindo seu instinto. Mas, claro, esse instinto foi moldado com o tempo, através de observações do mercado e seus oponentes.

Com bastante estudo, dedicação, observação do próprio negócio e dos concorrentes, você vai acabar desenvolvendo um instinto mais aguçado para tomada de decisões mais certeiras. 

Mesmo que tenha começado agora, ter isso em mente e arriscar confiar nos seus instintos, mesmo que cometa alguns erros, é muito importante para que você desenvolva essa habilidade. 

2 – Suits 

Suits mostra a rotina dentro de um grande escritório americano de advocacia. Mas não se engane: existe muito de empreendedorismo ali!

Um dos personagens é o advogado Harvey Specter (Gabriel Macht), que contrata Mike Ross (Patrick J. Adams), um grande talento para ser seu estagiário. Porém, esse Mike não tem nenhuma formação acadêmica, mas possui uma inteligência e conhecimentos técnicos fora do comum.

Os dois começam a solucionar inúmeros casos polêmicos e controversos, e precisam encontrar formas de não descobrirem que Mike não tem nenhuma formação.

O que você pode aprender com Suits?

Trabalhe duro

Harvey é um advogado de sucesso, mas, ao longo da história, você vai entender que ele trabalhou muito para chegar onde chegou.

A maior lição deste ponto é: ter objetivos não quer dizer nada se você não trabalha para chegar onde quer chegar. Crie suas metas e trabalhe duro para conseguí-las. 

Claro que você pode se deparar com problemas e suas metas podem ter que mudar em algum momento… e isso não tem problema, desde que continue trabalhando e fazendo tudo que é preciso fazer.

Contrate talentos

Em alguns momentos da série, você se depara com questões que não são legais… Algumas as atitudes do Harvey chegam a ser criminosas. E isso jamais é indicado! Não faça nada que não esteja de acordo com as leis, com a moral e com a ética. 

Mas um ponto importante dessa série é focar mais no talento do que no diploma. Harvey contrata um estagiário que não tem nenhuma formação acadêmica, mas possui inteligência e conhecimento técnico fora do comum.

Foque em pessoas que sejam engajadas e possuam o conhecimento necessário para somar na sua empresa. Uma equipe com talentos e pessoas motivadas é essencial para ajudar o seu negócio crescer.

Foco na solução

Um dos pontos mais incríveis da série é perceber o engajamento dos personagens para encontrar soluções em situações onde a maioria só vê problemas. 

Ter uma mente focada na solução é indispensável para empreendedores de sucesso. Não importa qual o tipo de situação se encontre, um empreendedor que realmente que fazer o seu negócio dar certo vai usar da criatividade para ultrapassar os obstáculos.

3 – Mad Men

Mad Men talvez seja até um clichê quando o assunto são as séries favoritas dos empreendedores.

Se você faz parte do mundo dos negócios, precisa ao menos conhecê-la!

A série se passa nos anos 60 e trata da sociedade de consumo americana da época. A trama gira em torno de talentoso publicitário Don Draper, que conduz a propaganda daquele período e tem uma carreira bem-sucedida. 

Porém, apesar de todo o sucesso, o personagem sofre com grandes crises existenciais que deixam a série ainda mais interessante.

O que você pode aprender com Mad Men?

Adapte-se

Draper é um publicitário que está sempre pronto para se adaptar e lidar com situações inesperadas. 

Um empreendedor de sucesso é capaz de lidar com todo o tipo de situação. Ele entende que nada é permanente e o mercado está sempre mudando. Ele busca aprender e se adaptar às situações de forma que está sempre pronto para qualquer coisa que apareça. 

Ser flexível sem perder o foco dos objetivos é essencial para qualquer um que queira criar uma empresa de sucesso.

Não perca tempo

Uma das frases usadas por Draper é “Se não vai dizer nada importante, não diga nada”. Foque em ser prático e objetivo. Afinal, tempo é dinheiro. 

Evite perder tempo com coisas desnecessárias. Foque em ser mais prático para fazer o que tem que ser feito. Gastar energia e tempo em coisas que não são importantes acaba tirando a atenção de coisas que são realmente importantes. 

Seja criativo

O que não falta na série são situações de criatividade… o que tem tudo a ver com o universo do empreendedorismo. Por exemplo: criar conteúdos relevantes, que despertem a atenção das pessoas, é um grande diferencial e uma ótima forma de atrair clientes para sua empresa.

Mas a criatividade não surge do nada…

Para estimulá-la, busque estudar, analisar o seu negócio e também negócios diferentes… Ir atrás de mercados que não são do seu nicho é uma boa dica para refrescar a mente e ter ideias novas. 

Além disso, é fundamental que seu cérebro dê um tempo do bombardeio de informações para processar tudo. Portanto, tire sempre um tempo para relaxar e deixar seu cérebro descansar. O descanso também faz parte do processo criativo.

4 – O Sócio

Disparadamente uma das séries de televisão mais acompanhada por empreendedores, “O Sócio” mostra a jornada do investidor americano Marcus Lemonis, que coloca seu dinheiro em pequenas empresas e as tira do buraco.

Quem acompanha os episódios tem a oportunidade de aprender diversas coisas, já que, além dos investimentos, Lemonis também coloca a mão na massa para que as empresas adquiridas por ele comecem a crescer o mais rápido possível.

O que aprender com O Sócio?

Técnica dos 3 P’s

É um dos métodos mais conhecidos da série e engloba as três principais partes que devem ser bem estruturadas e melhoradas em um negócio:

Pessoas: manter os colaboradores motivados é essencial para a produtividade de um negócio. Portanto, fazer um bom gerenciamento de pessoas é um ponto importante dentro de uma empresa que quer crescer.

Processos: cada etapa de uma empresa deve ser controlada e monitorada com eficiência. Para isso, é preciso criar planejamentos com boas estratégias para que cada etapa seja otimizada da melhor forma. 

Produtos: ao longo da série, há pesquisas que indicam que a maioria do descontentamento dos clientes está atrelado aos produtos ou serviços oferecidos. Esse fator influencia muito no sucesso da empresa. Por isso, quando for necessário, não tenha medo de reformular seus produtos ou serviços oferecidos. 

Seja aberto a mudanças

Ao longo do reality, percebemos que muitos empresários são fechados a ideias novas e não gostam de mudanças. Porém, Lemonis consegue convencê-los que tais propostas são necessárias para melhor o negócio. 

E o que acontece?

Quando os empreendedores ultrapassam essa barreira do medo e da resistência, aceitando as mudanças propostas, seus negócios começam a crescer…

Mas isso só acontece quando eles finalmente se abrem ao novo e percebem que o mercado está mudando a cada dia. E, para acompanhar tudo isso, é preciso expandir a visão e arriscar aos processos que mudam constantemente.

Não há fórmula mágica

O programa apresenta a realidade nua e crua: não há fórmulas mágicas. É preciso muito jogo de cintura para ultrapassar os obstáculos e enfrentar os problemas.

O Sócio mostra que só através do planejamento, ação estratégica e muita persistência é possível ter resultados e sucesso. 

Portanto, trace seu objetivo e seja persistente.

5 – GirlBoss

A série traz uma adaptação livre do best-seller homônimo da empresária Sophia Amoruso, fundadora da marca Nasty Gal.

Na trama, você acompanha a trajetória de Sophia, que começou seu próprio negócio online vendendo roupas “vintage” no Ebay.

A partir dali, ela criou um dos maiores impérios do Ecommerce de Moda.

O que aprender com GirlBoss?

Invista em conhecimento

Na série, Sophia sabe garimpar as roupas e conhece bem seu público, mas falta questões mais técnicas para criar a sua marca. 

E o que ela faz? Compra um livro para aprender o que não sabe…

É através dele que aprende como escolher o nome da sua marca e até como planejar o fluxo de caixa.

Portanto, NUNCA deixe de investir em conhecimento!

Faça o que ama

A personagem começou o negócio a partir de coisas que amava: moda. Isso a motivou cada dia mais a se empenhar na marca e criar um negócio de sucesso.

Começar um negócio só por causa do dinheiro, provavelmente, não vai te deixar motivado.

Por isso, tenha certeza de que você trabalha com o que ama e gosta de fazer o que faz.

Não perca tempo com algo que só te dá dinheiro, mas não te impulsiona para algo além disso. Você vai acabar se frustrando e não se empenhando o suficiente para ter um negócio de sucesso.

Não venda apenas o produto

Uma das grandes sacadas da personagem foi não vender apenas as peças de roupas, mas criar uma solução.

Ela ajudava as clientes a montarem o visual e, além disso, se sentirem ótimas, pensando em cada detalhe dos pés à cabeça. Criou soluções para clientes que não sabiam muito bem como queriam se apresentar, mas queriam passar alguma imagem…

Isso fez com que o seu negócio se destacasse dos demais negócios do ramo, gerando provas sociais, que foram passadas para pessoas próximas dos clientes da marca.

Não venda só produtos, foque em mostrar o que seu produto tem que pode melhorar a vida do consumidor. 

6 – Shark Tank

Se estamos falando sobre séries para empreendedores, Shark Tank não poderia ficar de fora, certo?

O reality consiste em levar milionários até um auditório para ouvirem ideias de empreendedores que estão começando agora.

As melhores ideias têm uma porcentagem adquirida por algum dos empresários e o investidor utiliza todo seu know-how para fazer aquele negócio crescer a níveis estratosféricos.

O que aprender com Shark Tank?

Saiba apresentar uma ideia de negócio

No programa, os participantes precisam colocar suas ideias em pouco tempo para convencer que seu negócio tem potencial.

Isso é fundamental para o empreendedor. Ninguém tem muito tempo a perder, nem você e nem um investidor. Portanto, é fundamental que você apresente os pontos fundamentais do seu negócio de uma forma sintetizada.

Conheça bem o seu mercado, avalie todas as possibilidades e saiba apresentar suas ideias de forma concisa e que abranja os principais pontos do seu empreendimento. 

Basicamente, uma apresentação de negócio deve conter:

  • Qual é o problema que você resolve
  • Qual é o seu mercado
  • Qual é a solução
  • Quais são os diferenciais
  • Qual tipo de investimento você busca

Resistência

Já falamos neste artigo o quanto a persistência e a flexibilidade são importantes para um empreendedor de sucesso…

Mas, além disso, a resistência é outro pilar fundamental.

No reality, os participantes passam por situações que pedem muita resistência para suportar as observações feitas pelos investidores. Em diversos momentos, eles são bombardeados por perguntas e não podem perder a paciência.

Ao observar os participantes, você percebe que quanto mais objetivos, calmos e preparados os candidatos são, melhores feedbacks conseguem dos investidores. 

7 – Breaking Bad

Pode até parecer estranho em um primeiro momento, mas Breaking Bad tem tudo a ver com empreendedorismo.

A série retrata a vida de Walter White, um professor que descobre estar doente e resolve mudar sua vida financeira através do tráfico de drogas.

Os episódios são recheados de diversos desafios enfrentados diariamente por empreendedores, tais como gestão de um negócio, controle de qualidade e cadeia produtiva.

O que aprender com Breaking Bad?

Destaque-se na sua área

Essa talvez seja a lição mais importante da série.

Não basta ser mais um no mercado, é preciso encontrar uma forma de se destacar dos demais. 

Esteja sempre alerta às necessidades dos seus consumidores e de olho nos seus concorrentes. Busque aguçar seu olhar para encontrar lacunas que não estão sendo preenchidas no mercado e invista nelas. 

Empreendedores de sucesso estão sempre alertas em melhorar e criar oportunidades para se destacar no mercado.

Qualidade do seu negócio

Chega a ser engraçado falar sobre qualidade de produto falando dessa série, isso porque a série trata de um negócio ilegal.

Mas é uma sacada importante que você deve ter em mente!

Tudo o que você fizer no seu negócio, garanta que tenha qualidade. Isso vale para cada etapa dele, desde a busca por matérias-primas ou produtos até o pós-venda.

Uma marca de sucesso quer ser a melhor em tudo. E “tudo” vai além do produto em si, tem a ver com a qualidade do atendimento, a qualidade dos conteúdos que entrega para os clientes, a qualidade da entrega do produto… 

Ou seja, foque na qualidade de cada processo do seu negócio. Esse tipo de atitude tende a ser visto com bons olhos pelos clientes e gera confiança.

8 – Silicon Valley 

A série conta a história de um grupo de desenvolvedores de software que tenta uma carreira de sucesso no Vale do Silício, o maior polo de empreendedorismo e startups do mundo.

Assim, o grupo precisa lidar com uma decisão importante: vender um projeto por milhões e perder o valor que ele pode gerar no futuro ou aceitar um investimento e assumir os riscos a partir disso.

O que você pode aprender com Silicon Valley?

Lidar com investimentos

Silicon Valley, assim como Shark Tank, pode ensinar muito sobre investimentos. Isso porque o grupo de desenvolvedores precisa aprender a investir, lidar com desafios e tomar decisões importantes. 

As primeiras experiências do grupo com os investimentos começam quando eles precisam procurar um investidor, assim, tendo que entender como vender ideias… 

Além disso, Silicon Valley aborda a importância de lidar com criações e fazer as escolhas corretas, o que é um pilar fundamental para vender no Ecommerce hoje.

Adquirir responsabilidade e conhecimento

A série ensina sobre a importância de ter responsabilidade e aprofundar conhecimento nos negócios… 

Quando os desenvolvedores conseguem obter os investidores que almejam, eles precisam ter comprometimento para fazer o negócio funcionar.

Com isso, é necessário ter um bom planejamento, um amplo conhecimento de mercado e uma gestão impecável. Essas são estratégias indispensáveis para os empreendedores.  

Trabalho em equipe

Silicon Valley traz, ainda, ensinamentos sobre a importância da união e do trabalho em equipe. Justamente porque o grupo precisa trabalhar em conjunto para que os planos e a startup sejam bem sucedidos.

Por isso, o trabalho em equipe é fundamental para lidar com investidores, com o público e colocar em prática todos os planos de crescimento da empresa. No mundo real não é diferente. A união das equipes é crucial para que o sucesso do negócio e das estratégias de crescimento da empresa sejam alcançados. 

9 – House of Cards

House of Cards mostra os detalhes da vida do deputado Francis Underwood e de sua esposa, Claire Underwood. Ambos têm sede de poder e são capazes de tudo para conseguir o que querem. 

No caso de Francis, o objetivo é ser presidente dos Estados Unidos. Diante disso, a série retrata como o político chega a esse cargo através de esquemas perigosos e até ilegais.

O que aprender com House of Cards?

A importância da negociação

House of Cards demonstra como boas negociações podem trazer resultados eficientes. No mundo real, essas lições de negociação também podem ser utilizadas por empreendedores. 

Na série, Francis e Claire Underwood fazem alianças e entram em um jogo de poder e influência para alcançarem o sucesso.

Ter pensamento estratégico e planejamento

House of Cards ensina, ainda, a importância de ter um pensamento estratégico seguido de muito planejamento. Apesar de recorrer a métodos ilegais, Frank traça todo seu plano antes de colocar em prática.

Essa ação deve ser algo levado à risca no empreendedorismo. Aliás, um bom planejamento é fundamental para ter bom desempenho no mercado, analisar riscos e, consequentemente, ter sucesso no faturamento do negócio.

Inspirado para empreender?

Depois de todas essas dicas de séries e todas as lições que você pode tirar delas para se inspirar a ser um empreendedor de sucesso, talvez esteja motivado a começar um negócio.

Como deixei claro acima, não vai ser fácil e você terá que estudar muito. Mas com um bom planejamento, estratégia, foco e flexibilidade, você pode conseguir chegar nos seus objetivos.

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