Tudo o que Você Precisa Saber Sobre o Vale do Silício

Última atualização em 6 de abril de 2021 por Larissa Bittencourt

Seja em notícias ou filmes, certamente você já ouviu falar sobre o Vale do Silício. A verdade é que o aglomerado tecnológico dos Estados Unidos é muito famoso entre os empreendedores que desejam alavancar cada vez mais os seus negócios.  

E não é para menos…

O lugar é considerado simplesmente o berço da tecnologia e inovação de todo o mundo. É lá onde as principais empresas líderes do mercado estão situadas… 

A região é responsável por ditar tendências na área de tecnologia e possui influência de forma internacional. A prova disso são vários países querendo criar o seu próprio Vale do Silício, como o Brasil, por exemplo.

Ao longo deste artigo vamos te contar TUDO o que você precisa saber sobre um dos maiores polos tecnológicos do mundo e como está o desempenho do Brasil para criar seu próprio Vale do Silício. Confira!

vale do silício
Imagem: (Pexels)

O que é Vale do Silício?

O que é Vale do Silício (ou Silicon Valley, em inglês) é fácil de responder: é uma região da Califórnia, nos Estados Unidos, considerada o grande centro onde as maiores empresas de tecnologia do mundo têm suas sedes. É uma das maiores aglomerações de empreendimentos e indústrias tecnológicas do planeta… 

E é nesse grupamento de cidades que acontecem os desenvolvimentos de grandes softwares, aplicativos e diversos outros serviços tecnológicos usados ao redor do mundo. Entre as cidades do aglomerado, estão:

  • Palo Alto;
  • Santa Clara;
  • San José;
  • Campbell;
  • Cupertino:
  • Fremont;
  • Los Altos;
  • Los Gatos;
  • Menlo Park;
  • Mountain View;
  • Milpitas;
  • Newark;
  • Redwood City;
  • Saratoga;
  • Sunnyvale;
  • Union City.

A região é chamada assim devido ao seu relevo, que é em formato de vale, e em homenagem ao elemento químico Silício (Si), que serve como matéria-prima básica para a produção de circuitos e chips eletrônicos que são desenvolvidos por lá. 

Além disso, os profissionais que atuam no Vale do Silício estão focados no crescimento tecnológico, por isso eles não medem esforços para desenvolver cada dia mais novas ideias… 

Por lá, pequenas Startups chegam precisando de investimento e conhecimento avançados para serem colocados em prática e entrarem de vez no mercado. Para isso, contam com a ajuda dos profissionais que, se gostarem da ideia, investem em seus projetos e planos de crescimento. 

Assim, o Vale do Silício se desenvolveu muito ao longo dos anos e hoje conta com diversas empresas do topo do mercado tecnológico mundial, como vamos te mostrar em mais detalhes adiante. Por enquanto, vale a pena você saber primeiro como tudo começou…

Como Surgiu o Vale do Silício?

Sim, agora você já sabe onde fica o Vale do Silício, está na hora de conhecer sua história…

O Vale do Silício surgiu em 1950 impulsionado pelo fim da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria, que levou os Estados Unidos a investir na produção de armas e aviões. Nesse período, as indústrias de eletrônicos que já existiam na região foram as fornecedoras principais de matéria-prima para o país nesse sentido… 

Por outro lado, alguns historiadores defendem que a origem do Vale do Silício foi há muitos anos antes, em 1906, e que o seu surgimento está ligado à criação do rádio. Isso porque, naquela época, haviam laboratórios de engenheiros na região que iniciaram os testes para esse meio de comunicação. 

Mas independentemente de qual data ou contexto englobou o seu surgimento, é inegável que qualquer uma das hipóteses tenha potencial para contribuir para o aglomerado se tornar um dos maiores e mais importantes pólos tecnológicos do mundo…

E é por isso que grandes empresas de tecnologia no mercado mundial se estabelecem na região..

Principais Empresas do Vale do Silício

Como você viu nos tópicos acima, o Vale do Silício é um enorme polo de tecnologia mundial e referência quando o assunto é inovação. E por isso atrai o interesse de grandes empresas que resolvem instalar seus negócios por lá, visando se concentrar cada vez mais nas tecnologias avançadas…

Hoje, entre as principais empresas do Vale do Silício, estão:

Sendo assim, você sabia que é bem provável que pelo menos uma das tecnologias que você usa no seu dia a dia tenha saído justamente do Vale do Silício?

Pois é… E toda essa inovação ajuda a ligar diretamente ao próximo tópico, sobre por que a região é tão importante.

Qual a Importância do Vale do Silício Para o Mundo?

A importância do Vale do Silício está diretamente ligada ao fato de ele reunir as maiores tendências de inovação do mundo

Na prática, as empresas com sede na região possuem extremo domínio sobre tecnologias de ponta, o que é muito importante para qualquer organização se destacar no mercado. 

Além disso, as atividades do centro tecnológico contribuem significativamente para a Economia dos Estados Unidos. Não é à toa que o país é considerado há anos como a maior potência econômica mundial.

E mais…

Não dá para ignorar que as grandes inovações que saem do Vale do Silício também influenciam empresas de diversos países a produzirem e escalarem seus negócios com base no avanço da tecnologia.

Por exemplo, os produtos produzidos pela Apple e Microsoft lá no Vale do Silício são consumidos por milhares de pessoas ao redor do mundo. E, ao mesmo tempo, empresas diversas se espelham nas criações de lá para também criarem os seus próprios produtos e serviços…

Diante disso, a influência da região é tão grande que outros países também estão tentando construir o seu próprio Vale do Silício… 

O Vale do Silício Brasileiro

O Vale do Silício se tornou uma referência internacional quando o assunto é tecnologia e inovação. E por isso outros países também estão tentando construir o seu “Vale do Silício”. O Brasil é um exemplo disso…

O Vale do Silício Brasileiro se refere a diversas regiões que mais se destacam no país pela presença de empresas de inovação tecnológica. Alguns dos parques tecnológicos brasileiros são:

  • Porto Digital (Recife);
  • San Pedro Valley (Belo Horizonte);
  • Vale da Eletrônica (Santa Rita do Sapucaí);
  • Parque Tecnológico do Rio (Rio de Janeiro);
  • Tecnopuc (Porto Alegre);
  • Parque Tecnológico (São José dos Campos);
  • Sapiens Parque em Florianópolis;
  • Polo Tecnológico de Campinas (São Paulo).

Assim, cada um dos pólos tecnológicos presentes no Brasil se destaca por suas características próprias. Para você ter uma ideia, o polo de San Pedro Valley reúne um ecossistema com centenas de startups como a Rock Content, Sympla, Méliuz, Hotmart e Samba…

E é claro que o Brasil ainda não possui um aglomerado de empresas como os Estados Unidos, mas a diversidade de parques tecnológicos brasileiros demonstra que o país segue caminhando os mesmo passos para se tornar referência em tecnologia.

Caso você não saiba, as startups mineiras receberam nos últimos 3 anos R$ 60 milhões de dólares em investimento, de acordo com os dados do Distrito Minas Tech… 

Portanto, dá para perceber que o Brasil segue firme e caminhando aos poucos para montar o seu próprio Vale do Silício, certo?  

O nosso país tem muito potencial para desenvolver um polo de inovação e tecnologia tão grande quanto os Estados Unidos. Com investimentos e apoio para os estudos, o Vale do Silício Brasileiro tem tudo para se tornar um centro tecnológico avançado e atrair investimentos estrangeiros. E quem sabe se tornar, no futuro, um dos grandes pólos de tecnologia de todo o mundo.

Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.