Mindset: saiba o que é e confira 6 dicas de sucesso

Última atualização em 25 de outubro de 2021 por Felipe Vannucci

Ter um mindset de sucesso é fundamental para quem deseja chegar mais longe. É por isso que livros como “Pai rico, Pai pobre” ou “Os segredos da Mente Milionária” são tão recomendados por aí.

Se uma das suas metas é chegar longe financeiramente, mudar a relação do seu cérebro com o dinheiro é fundamental.

Muitas pessoas, mesmo tendo ideias incríveis e trabalhando muito para fazê-las funcionarem, acabam não conseguindo conquistar seus objetivos por conta de algumas crenças limitantes que carregam consigo.

mindset

O que é mindset

A palavra, em inglês, significa ‘mentalidade’ ou ‘modelo mental’. Ou seja, mindset é o conjunto de crenças e a forma de ver o mundo de cada indivíduo. É a forma com que os humanos entendem suas experiências.

Com o mindset de crescimento, uma pessoa pode passar por uma situação ruim e identificar pontos de melhoria, ser capaz de aprender e se beneficiar da experiência ruim.

Ao mesmo tempo, aqueles que têm crenças e comportamentos negativos tendem a sempre enxergar problemas, mesmo quando se encontram em posições favoráveis e privilegiadas.

O mindset não é algo fixo, imutável. Com os estímulos certos e a constante busca por conhecimento, qualquer pessoa é capaz de transformar sua mentalidade negativa em uma postura aberta e inovadora.

mindset

Milionário aos 22, jovem construiu um mindset de sucesso

Tucker Hughes é um jovem americano bem diferente da maioria. Aos 19 anos ele finalizou a graduação e, aos 20, o mestrado. Aos 22 ele já tem a sua empresa e é milionário.

Agora, você provavelmente está pensando que Hughes é uma dessas exceções que vemos por aí todos os dias. Mas existe algo diferente: parece que o jovem realmente entende sobre como criar um mindset transformador.

Além do sucesso no mundo dos negócios, Tucker já viajou para mais de 50 países e completou 13 provas de triatlo como atleta.

O fato é: não dá para ignorar o que ele tem a dizer.

mindset

6 dicas para ter um mindset de sucesso

Em um artigo para a Revista Entrepreneur, Tucker Hughes falou um pouco sobre a construção de um mindset de sucesso. Veja as 6 dicas do jovem empreendedor para ter uma mentalidade vencedora:

Sua idade não importa

Muita gente jovem tem potencial para crescer muito, mas acaba desperdiçando essa energia pensando que é “novo demais”.

Tucker diz que as pessoas adoram ajudar jovens que estão começando com toda a disposição do mundo. Segundo o jovem milionário, é preciso criar situações em que as pessoas queiram trabalhar com você.

Da mesma forma, não existe “velho demais” para empreender. A experiência da idade traz vantagens. Diversos estudos já conduzidos mostram que a inovação não é uma característica dos jovens.

A decisão de empreender pode ser tomada em qualquer momento da vida, desde que a pessoa cultive um mindset positivo.

Leia mais: Estudo do MIT desmente a ideia de que empreender é só para jovens

mindset

Reinvista em você

Tucker Hughes conta que o seu melhor ativo é você mesmo. É preciso ler livros, ouvir podcasts, fazer cursos e manter a sua vontade de adquirir mais conhecimento sempre em primeiro lugar.

Além de entender sobre a sua área de atuação, você também precisa conhecer mais sobre diversos outros assuntos, como política e finanças. Segundo ele, é preciso saber conversar sobre tudo.

O empreendedor também afirma que, para manter o ritmo e não perder a cabeça, é preciso dar recompensas a si mesmo com alguma frequência: “eu, por exemplo, faço uma sessão de massagem toda semana”, diz Tucker.

Permita-se realizar tarefas prazerosas para se automotivar. Todos precisamos de um tempo para afastar qualquer problema da mente e manter o mindset positivo.

Leia mais: Os 10 melhores livros de negócios

mindset

Não tome muitas decisões corriqueiras

Você já deve ter ouvido falar que muitos milionários usam camisetas do mesmo modelo todos os dias, certo? Essa é basicamente uma técnica utilizada por eles para evitar o desperdício de energia mental com escolhas corriqueiras.

Conserve seus esforços para as decisões importantes e tente colocar aquelas mais simples em piloto automático.

Entender o que deve ser priorizado e o que precisa ser deixado de lado é o melhor caminho para tornar-se mais produtivo.

Leia mais: Os 5 pilares da produtividade para empresários de sucesso

mindset

Trabalhe o seu foco

A produtividade é algo muito valorizado por Tucker Hughes.

Para ele, a grande diferença entre a mediocridade e o sucesso arrasador é a capacidade que uma pessoa demonstra de trabalhar de maneira produtiva por horas a fio.

É preciso analisar o seu dia a dia e perceber quais são as atividades que estão sendo mais prejudicadas pela sua falta de foco.

De nada adianta dedicar horas a uma atividade sem a devida atenção. Livre-se das distrações e otimize seu tempo à frente dos seus projetos. Fazer mais em menos tempo também é uma questão de mindset.

Veja mais: 6 dicas para quem quer mais tempo livre

mindset

Pense grande

Para um mindset de sucesso, é extremamente importante que você trace metas de curto, médio e longo prazo. Para isso, você irá dividi-las em três grupos:

  • Metas para 1 ano
  • Metas para 5 anos
  • Metas para 10 anos

Leia suas metas todos os dias ao acordar (e pense grande na hora de planejá-las).

Leia mais: Plano de negócios – por que você precisa de um para ter sucesso

mindset

Seja metódico e acredite em você

Um mindset de sucesso te ajuda a enxergar oportunidades. Você criará um planejamento de acordo com essa visão. Depois, é preciso seguir o plano e trabalhar forte para alcançar seus objetivos.

Em alguns instantes da trajetória, sua energia pode diminuir e você passará a desconfiar de algumas coisas sobre você. Esse é o momento de retomar o controle e a autoconfiança.

Lembre-se: sucesso não é um objeto que pode ser comprado. Ele é um estilo de vida e precisa ser conquistado dia após dia.

Leia mais: 4 casos de sucesso para você se inspirar

mindset

Leitura inspiradora: mindset de sucesso

Agora que você já aprendeu com as dicas de Tucher Hughes, é hora de trazer um exemplo mais próximo.

Com o mindset certo, é possível alcançar o sucesso em qualquer circunstância, independentemente da condição financeira, localização geográfica e idade.

Um grande exemplo é Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática. Ele começou do zero, fazendo revendas de equipamentos para impressoras e conseguiu se consolidar como referência no mercado digital e no varejo brasileiro.

Quer saber como Bruno de Oliveira usou seu mindset positivo para se tornar o maior especialista em Ecommerce do Brasil? Conheça Crie Seu Mercado no Mundo Digital – A estratégia que levou inúmeros negócios online a sair do zero e ultrapassar os R$100 mil em vendas por mês.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.